quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A viagem - o motivo

Na realidade, fiz essa viagem porque faltavam retalhos na minha colcha existencial. Parece pedante? Pode até ser. Mas é como costumo me referir aos momentos de minha vida. Ou o risco do bordado do Autran Dourado. Ou a régua e o compasso do Gilberto Gil. O que vocês preferirem. Me faltava Guimarães. Resolvi "encarar" um roteiro de agência de viagens por causa da falta de agilidade decorrente dos 70 anos. Não tive coragem de sair por aí, como antigamente. Penso que essas viagens, nas quais se conhecem "pedaços" de cidades, mas não a sua essência, servem para dar o gostinho de quero mais, de quero voltar, de ficar mais tempo sentada naquela praça, de conversar com as pessoas ... Quero mais Guimarães, berço da nação, de Afonso Henriques "meu rei", da Reconquista, do nascimento da nossa língua ... Quanta HISTÓRIA, Portugal! Quem sabe, um dia?

Olha "ele" aí!

                                                     Olha "ele" e eu.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Voltei


Estou de volta ao Rio, depois de 9 dias andando por terras lusitanas. Sempre que volto de viagem, venho repetindo o último verso de um poema de Rosalía de Castro, poetisa espanhola, nascida na Galícia, ou Galiza, para os puristas, e que escreveu em galego e em espanhol. O poema está escrito em galego, e sua última estrofe diz assim:
Non me olvides, queridiña,
si morro de soidás ...
tantas légoas mar adentro ...
¡Miña casiña!, ¡meu lar!
O fuso horário me pegou feio! São 4 horas de diferença: saí de Lisboa às 11 da manhã (7 da manhã aqui) e cheguei às 16h30 aqui (20h30 lá). Junte-se a isso o estresse da espera da mala - o pior momento de qualquer viagem -, mais o trânsito do Rio (só consegui sair do aeroporto às 18 h).
Vou contando as coisas pouco a pouco. Também quero comentar o que penso desse tipo de viagem. Mas o saldo foi positivo! Estou muito feliz com a viagem, com as terras que revi ou conheci e com as pessoas com quem convivi nesses dias! (por Cecilia)

domingo, 27 de setembro de 2009

Tentando ficar zen...

Quando estou muito desesperada, paro e penso no trecho de um livro que descreve o corre-corre frenético que era a vida da escritora Clarice Lispector (que, além de "cabeção", era lindaaaaaça!). É aquela coisa: simplesmente não dá pra esperar pelo "momento ideal" de fazer as coisas. É no meio do caos que a gente produz. São cinco minutinhos aqui, quinze minutinhos ali... enfim... estou tentando ficar zen!

Abaixo segue o trecho do livro que mencionei. Pra variar, encontrei enquanto preparava uma aula sobre como elaborar uma resenha:

A amiga e confidente Olga Borelli, que participou do quotidiano de Clarice Lispector nos últimos anos de vida da autora, confirma: Ela era uma dona de casa que escrevia romances e contos. Com a máquina de escrever no colo, ela produzia seus livros com os filhos ao redor, atendendo ao telefone, chamando a empregada e recebendo os amigos.
(In: A. R. Machado, E. Lousada & L. S. Abreu-Tardelli. 2005. Resenha. Parábola. Extraído de Y. Rosenbaum. 2002. Clarice Lispector. Publifolha)

E aí? Será que mais alguém se identificou?
Uma ótima semana para tod@s!
(por Helena)





Essazinha aí sou eu, tá?, em um momento Clarice. Será que a vida dela teria sido mais fácil se o laptop já tivesse sido inventado?

Outras super mulheres que inspiram...


                Frida Kahlo, needless to say...                              Cora Coralina, nosso docinho goiano

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mais uma almofadinha

Apesar do corre-corre da adaptação ao novo emprego, estou tentando manter a minha sanidade mental juntando os meus paninhos e aumentando minha coleção de almofadas compridinhas. Essa já é a de número 4.  Já tinha visto esse tipo de padrão -- malucão, ótimo pra aproveitamento de retalhos -- nos meus passeios pelo Flickr, mas... o que me inspirou de verdade-de verdade foi aquela nossa viagem a Goiás Velho. Quem se lembra da foto com a colcha na janela, postada aqui? O legal desse padrão é que a gente nem precisa se preocupar com os cantos certinhos, porque... quanto mais assimétrico ficar, melhor! Percebam que, pra contrastar com a assimetria na junção dos retalhos, fiz o quilting totalmente reto. Me diverti MUITO fazendo esse trabalho. (por Helena)

Almofada compridinha #4

Almofada compridinha #4

Ai, que emoção!... 3 pessoas já favoritaram as fotos acima no Flickr!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

No Porto

Estou no Porto, depois de passar por Lisboa, Sintra, Óbidos, Nazaré, Alcobaça, Batalha, Coimbra ... Pois é, trata-se daqueles passeios corridos, de agência de viagens. Depois comento mais sobre isso. Estou revendo lugares, conhecendo novos, e o tempo está espetacular. Depois conto mais. (por Cecilia)

domingo, 20 de setembro de 2009

Crafty-mom de férias


(casaco, na praia? Coisas da Califórnia...)

... só volta no dia 30, e eu aposto que cheia de novidades!
(por Helena)

sábado, 19 de setembro de 2009

Almofada compridinha #3, feita a quatro mãos

A ideia para essa almofadinha surgiu da maneira mais despretensiosa possível. A Helô, minha fofurinha de sete anos, tem verdadeiro fascínio pela minha máquina de costura e já estava pedindo pra costurar comigo há um tempinho. Então, cortei tirinhas de tecido e as unimos juntas, ela pedalando e eu controlando com a mão. Taí o resultado... gostaram? Tomei coragem e resolvi tentar fazer um tipo de quilting que eu já tinha visto por aí e achava muito interessante: na diagonal. Em tempo: a Helô me ajudou com o enchimento também! (por Helena)

Almofada compridinha #3

Almofada compridinha #3

Almofada compridinha #3

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Os trabalhos manuais e o ato de escrever

Ontem fui visitar a Bienal do Livro, que está acontecendo aqui no Rio e vai até 20 de setembro. Visitei o estande da minha Editora, a Imperial Novo Milênio ou, para facilitar, a Imperial Livros. Fui ver como meus "rebentos" estão se comportando. As vendedoras, Rosana e Elisandra, me informaram que os quatro estão se comportando muito bem, o que pode significar que o próximo pagamento de direitos autorais seja um pouquinho mais substancioso. Mas o que quero dizer com o título desta postagem? Sempre achei que os trabalhos manuais, no meu caso, o bordado, o tricô e a união de retalhos - o patchwork - se assemelham muito ao ato de escrever. Não me considero escritora, mas uma autora de livros, que não são de ficção: são livros didáticos. Mesmo assim, há todo um processo de criação em cima dos fatos lingüísticos tais como regras de acentuação, conjugação de verbos, só para dar exemplos. Assim como bordar, tricotar, juntar retalhos ou escolher as cores para os mosaicos , a forma de apresentar um tema gramatical ao estudante exige treinamento. Quando juntamos os retalhos, estudamos seu formato, suas cores, vemos se há harmonia entre elas, e mesmo se vamos ousar, juntando-os numa suposta desarmonia, estamos compondo algo. A mesma coisa acontece na hora de escrever: para quem estamos escrevendo, estará adequado, vai além ou está aquém do que queremos mostrar? Outro dia a Helena me telefonou e disse: "Acho que estou pirando; estava aqui juntando os paninhos e comecei a comparar tudo com a análise sintática". Acho que um dia ela pode até escrever sobre isso.

Estou eu aí com meus quatro rebentos e , no destaque, o primeiro deles, o "Formas y usos del verbo en Español". (por Cecilia)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O biscornu da Nanci



Biscornu da Nanci



Biscornu da Nanci

Na postagem de 3 de setembro, mostrei como eu estava fazendo um biscornu. Nossa amiga Nanci, do Momento Mosaico, ficou tão entusiasmada, que disse que iria tentar fazer um. E não é que ela fez um lindo, primoroso, cheio de continhas, um encanto! Ela contou, no e-mail que me mandou, que sua filha achou muito lindo e disse que teria peninha de usar para colocar agulhas e alfinetes. Mas a Nanci respondeu que ia usar sim e que sempre iria se lembrar que tinha sido eu que carinhosamente a havia ensinado a fazer. Olhem só como ficou lindo!
En el post del 3 de septiembre, enseñé cómo estaba haciendo un biscornu. Nuestra amiga Nanci del Momento Mosaico se entusiasmó tanto, que dijo que iría a intentar  hacerlo. Pues, la verdad, es que lo hizo, y tan precioso, con abalorios, ¡un encanto! En el e-mail que me envió, contó que su hija lo encontró muy lindo y dijo que sería una lástima utilizarlo para agujas y alfileres. Pero Nanci contestó que lo usaría, sí, y que siempre se acordaría de que había sido yo que tan cariñosamente la había ensinado a hacerlo. ¡Miren qué precioso está! (por Cecilia)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Notícias do front

Ando meio sumidinha, e é esta a razão, só pra variar. Estou tentando não parar totalmente com os trabalhos manuais, mas tá difícil... a bendita Morfologia tá me fazendo de gato e sapato! Pra não dizer que não tenho feito nada, comecei, no fim de semana retrasado (ôoo passo de tartaruga), uma almofadinha de retalhos. A Helô, minha fofurinha de sete anos, me pediu pra ajudar, e eu deixei. Foi ela quem "pedalou" a máquina. Vejam aí como está ficando. Beijos! (por Helena)
Almofada compridinha #3 (WIP)

Selinho da Andreza

Ganhamos um selinho lindo da querida amiga Andreza do Tecendo Sonhos com você.
Segundo a Andreza, "o selo é um presente para blogs bonitos e criativos". Obrigada, Andreza, pela parte que nos toca!
Há umas regrinhas a serem seguidas:
1. Exibir a imagem do selo "Este blog é um sonho!" e publicar as regras;
2. Postar o link de quem indicou seu blog;
3. Indicar 10 blogs para ganhar o selo e avisar seus indicados;
4. Responder se usa produtos Natura e citar os preferidos (não há limite de quantidade);

Eu, Cecilia, uso o Ekos Castanha, polpa cremosa hidratante e a polpa de limpeza esfoliante para os pés, além de toda a linha de sabonetes Ekos.
Por que a pergunta sobre a Natura? É que quem mandou o selinho para a Andreza foi a Yara, revendedora da Natura, que está com uma promoção, um sorteio de amostras de Oleo Seve. Para participar, é só clicar aqui.
Nossos indicados para receber o selinho "Este blog é um sonho!" são:
1. Nanci -  http://momentomosaico.blogspot.com/
2. Vanesca -http://troquinhasdd.blogspot.com/
3. Mônica - http://croche10.blogspot.com/
4. Nani Veiga - http://naniveiga.blogspot.com/
5. Elen - http://30japassado.blogspot.com/
6. Inspiração inesperada - http://inspiracaoinesperada.blogspot.com/
7 . Fátima - http://pormaisqdmais.blogspot.com/
8. Fefe - http://casalaboratorio.blogspot.com/
9. Edna Lúcia - http://paninhoseafeto.blogspot.com/
10. Sandra - http://patchbordados.blogspot.com/
Um abraço carinhoso para todas. (por Cecilia)

domingo, 13 de setembro de 2009

Comprinhas na net

Foi amor à primeira vista! Me apaixonei por essa bolsa com uma aplicação da Union Jack (a bandeira do Reino Unido) assim que a vi, neste post, no blog MadeByGirl, da designer americana Jennifer Ramos. O preço era acessível, então, fui em frente. A loja, NelliD, no Etsy, é de propriedade da Danni, uma inglesinha ultra simpática. Quando a bolsa chegou (ontem!), realmente me convenci de que havia feito um ótimo negócio... ela é enorme, toda forrada, e super bem acabada! Linda!
Estas fotos já foram feitas aqui em casa:
Union Jack bag (NelliD, Reino Unido)


 
Union Jack bag (NelliD, Reino Unido)
Ainda no mesmo impulso consumista (brincadeirinha! Quem me conhece sabe que sou super controlada, de verdade!), resolvi aumentar a minha coleção de almofadinhas Mara Porto. Em julho eu já havia arrematado a azul e a rosa, e, há duas semanas, encomendei a vermelha e a bege. Já estão no meu ateliê, sobre o log cabin de solteiro feito por Cecilia-crafty-mom. Lindinhas!! (por Helena)
Almofadinhas Mara Porto

sábado, 12 de setembro de 2009

Um UFO: meu Dresden Plate


Ontem resolvi revisitar um projeto antigo, que vem se arrastando há uns oito meses (ou mais). É um daqueles UFOs, aos quais já me referi nesta postagem de junho. Trata-se de um projeto de colcha, na qual uso o bloco chamado de Dresden Plate. É um bloco perfeito para aproveitamento de retalhos e, segundo a Wikipedia, era muito popular nos trabalhos de quilting e patchwork nos anos 30 e 40, lá nos Estados Unidos. Este bloco também é conhecido por outros nomes: Girassol, Roda de caminhão, Anel da amizade, Dália e mais alguns outros. Dá para entender o porquê destas últimas denominações. Mas o Dresden Plate - Prato de Dresden - por quê? Segundo este site, o nome tem origem nos desenhos de flores que eram feitos em pratos de porcelana fabricados na cidade de Dresden, Alemanha. Dresden foi o centro do Romantismo alemão (séc. XIX) e há toda uma história a respeito da porcelana fabricada nessa cidade. Suas fábricas foram bombardeadas na 2ª Guerra Mundial, cessando-se, assim a fabricação dos finíssimos seviços de porcelana. Quanto à história do meu UFO - fiquei surpresa de ver que meu trabalho não está tão atrasado quanto eu pensava. Falta muito ainda, mas ele vai caminhando.São 16 blocos de 45 x 45 cm, que pretendo unir com a técnica do bloco-a-bloco (quilt-as-you-go).  A maneira de fazer o bloco está bem explicada no site da Marcia Hohn, aqui. No site da McCalls'quilting a explicação também é perfeita. Resolvi dar um toque bem artesanal; então, além do appliqué, estou prendendo as pétalas com ponto caseado. Faltam dois blocos para casear. Recomecei a fazer nos intervalos das minhas séries preferidas.
 Quem sabe daqui a um ano consigo terminar a colcha? (por Cecilia)
Dresden plate
Dresden plate
Dresden plate

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Saídas do forno!/ ¡Salidos del horno!

Saída do forno

Saída do forno

Saída do forno

Saídas do forno

Fiz essas almofadas pensando num quarto de menina, com as cores que chamo de "cores Barbie". O tecido estampado, importado, tem chapeuzinhos da Sunbonnet Sue em todas as cores. Achei o tecidinho de poás numa banca de retalhos e comprei, já imaginando que poderia fazer algo com ele e com o dos chapeuzinhos. Fui pesquisar lá no site da Marcia Hohn, o Quilterscache e achei esse bloco, chamado Duck Tracks. Esse mesmo bloco pode ser encontrado no site da Eleanor Burns, o Quilt in a Day, mas com o nome de Leah's Star. Coloquei uma florzinha com um botãozinho bem no centro, porque achei que ia ficar bem fresquinho, bem menininha, bem Barbie. Fiz o quilt (acolchoado) à mão, o mínimo possível para dar mais destaque ao bloco e às cores. A parte de trás da almofada é da cor lisa correspondente a cada uma delas. Acho que elas podem enfeitar o quarto de meninas de todas as idades.

Hice esos cojines para habitación de niña, con los colores que suelo llamar de "colores Barbie". La tela estampada, importada, tiene los sombreritos de Sunbonnet Sue en todos los colores. La telita de lunares la encontré en  una banca de retazos y la compré, ya con la idea de hacer algo en conjunto con la de los sombreritos. Fui al sitio de Marcia Hohn, Quilterscache y encontré ese bloque llamado Duck Tracks. Ese mismo bloque lo encontré en el sitio de Eleanor Burns, Quilt in a Day, pero con el nombre de Leah's Star. Puse una florecilla con un botoncito en el centro para que quedara muy niña bien, muy Barbie. Hice el acolchado a mano, lo más mínimo posible, para destacar el bloque y los colores. La parte de atrás de los cojines tiene el color correspondiente a la tela principal de cada una de ellas. Pienso que pueden embellecer la habitación de niñas de todas las edades. (por Cecilia)

Cantinho de leitura/ Rinconcito de lectura

No fim de semana fiz outra almofada e meu cantinho de leitura está ficando assim. Há anos, quando comprei essa bergère por uma pechincha (estava grávida e precisava de uma, para amamentar), prometi trocar esse estofado horroroso. Outro dia fiz um orçamento e quase caí pra trás... vou só adiando...
Em tempo: a bonequinha é da Casa Arteira, de Florianópolis. (por Helena)

Cantinho

El fin de semana hice otro cojín y mi rinconcito de lectura se va volviendo así. Hace años, cuando compré esa berger por una ganga (estaba embarazada y necesitaba una, para amamantar), prometí cambiarle ese tapizado horroroso. El otro día hice un presupuesto y casi me desmayé... voy aplazándolo ...
La muñequita es de Casa Arteira, de Florianópolis. (por Helena)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

As tulipas da minha amiga Dione/ Los tulipanes de mi amiga Dione

Depois do feriado, ofereço, a todas as nossas amigas do blog, um buquê de tulipas feito pela minha amiga Dione. Boa semana!


Tras el festivo, les ofrezco a todas nuestras amigas del blog un ramillete de tulipanes, hecho por mi amiga Dione.¡Buena semana! (por Cecilia)

sábado, 5 de setembro de 2009

Aproveitamento de retalhos II/ Aprovechamiento de retazos II

Olha eu aí, seguindo a onda de Cecilia-crafty-mom. Fiz minha primeira almofada no final de semana passado, mas só consegui postar as fotos hoje. Usei tecidos que já tinha em casa... aliás, alguns trouxe do Rio, depois da limpa que fiz no estoque da sucursal carioca (*risos*). A ideia era combinar o rosa com o azul (desejo antigo), mas adicionar um toque inusitado -- o xadrez da bordinha. (por Helena)
Almofada compridinha

Almofada compridinha

Aquí estoy, siguiendo los pasos de Cecilia-crafty-mom. Hice mi primer cojín el pasado fin de semana, pero sólo hoy conseguí postar las fotos. Me utilicé de telas que ya tenía en casa … bueno, algunas las traje de Río, después de una “limpia” que hice en las existencias de la sucursal carioca (*risas*). La idea era la de combinar el rosa con el azul (antiguo deseo), pero añadiéndole un toque inusitado – el ajedrez del borde.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Como fazer um biscornu

Ontem à tarde resolvi fazer um biscornu. Vocês se lembram desta postagem?
Como agora já consigo fazer fotos relativamente "decentes" (sou quase totalmente inábil para fotos, sai tudo tremido), fui documentando o trabalho.

Biscornu PAP
1. Bordei os dois quadrados, que devem ser do mesmo tamanho. Depois do bordado pronto, contornei  tudo com ponto atrás (nossa amiga Cintia do Doces Pontinhos explica como se faz). É esse contorno que vai ser costurado, fazendo a união dos dois quadrados.
2 e 3. Para fechar o biscornu, alinhei os quadrados da maneira como está na foto - é preciso começar pelo centro de um dos lados de um dos quadrados e por um dos cantos do outro.
4. Ele vai tomando forma. Observem como se faz a união.
5 e 6. Antes de fechar o último lado, coloquei o recheio (pode ser plumante ou qualquer outro tipo de recheio).
7. Finalmente, prendi o centro com dois botões, um em cada face.
Este está bem simples. Pode-se enfeitá-lo com continhas em cada canto (vai-se costurando à medida que se vão fechando os lados) ou colocar uma alça para pendurar em algum lugar. Enfim: usar a imaginação!
Estes dois tutoriais são ótimos: o do Own Two Hands (em inglês) e o da Casa Cenina (em francês).
(por Cecilia)

Ayer por la tarde, me puse a hacer un biscornu. ¿Se acuerdan de esta esta entrada?
Como ya consigo hacer fotos relativamente "decentes" (soy casi totalmente torpe para fotos, todo tiembla), fui registrando el trabajo.
1. Bordé los dos cuadrados, que deben tener el mismo tamaño. Después de terminado, pespunté alrededor (nuestra amiga Cintia de Doces Pontinhos explica cómo hacerlo). Se costura ese contorno, uniendo los dos cuadrados.
2 y 3. Para cerrar el biscornu, dispuse los cuadrados cómo se ve en la foto - se empieza por el centro de uno de los lados de uno de los cuadrados y una de las esquinas del otro.
4. Él va tomando forma. Observen cómo se hace la unión.
5. Antes de cerrar el último lado, lo rellené (puede ser cualquier tipo de guata).
6. Finalmente, sujeté el centro con dos botones, uno en cada cara.
Éste está muy sencillo. Podemos adornarlo con abalorios en cada esquina ( mientras se van cerrando las esquinas) o poner una cinta para colgar. ¡Sólo hay que usar la imaginación!
Estos dos tutoriales son muy buenos: el de Own Two Hands (en inglés) y el de la Casa Cenina (en francés).
(por Cecilia)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ai, que inveja!

Missy
Às vezes quero ser gato!...
Missy Carapreta-Sibigonha sobre quilt feito por Cecilia-crafty-mom, obviamente... (por Helena)