sexta-feira, 31 de julho de 2009

Baguncinha gostosa

Esse título pertence à Helena, mas a baguncinha é minha. É o meu cantinho de costura, no segundo quarto do meu ap. A foto foi feita pela Helena, quando veio ao Rio para o meu aniversário. Nos dias de visita a máquina não funciona, porque o sofá-cama fica armado. Neste 17 de julho estiveram aqui meu filho, o Guto; minha nora, a Norma; a Helena e a Helô. Nossa! Como foi bom! Só faltou o Vitinho, meu genro, que ficou trabalhando em Brasília.
Mas eu queria mesmo era falar da minha máquina de costura, que me acompanha há tanto tempo neste meu périplo vital (um dia ainda falo sobre expressão, que os biógrafos espanhóis adoram), que nem me lembro quando passou a fazer parte da minha vida. Só sei que fiz muitos macacõezinhos - macaquinhos - pro Guto e vestidinhos pra Nena. Os moldes eram do Gil Brandão (quem se lembra?). A última roupa que costurei foi um conjunto preto pra Helena tocar na Orquestra Jovem de Brasília, da qual ela foi spalla. Ela devia ter uns 14 ou 15 anos. Depois parei, não me lembro por quê. Possivelmente por estar trabalhando em tempo integral, não me lembro. Se eu fosse poetisa, certamente escreveria uma Ode à minha máquina de costura.
Hoje mesmo estou costurando. Aí me lembrei de tanta coisa, que parei um pouquinho pra escrever essas recordações.
E aqui no Rio, "brumas no ar, no céu, no pensamento". Brumas do passado, cheio de boas recordações. (por Cecilia)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

É assim que começa!

Última semana de férias escolares... não sabemos mais o que fazer para entreter a Helô, nossa fofurinha de 7 anos. Hoje, quando preparei a máquina de costura, mas vi que não conseguiria trabalhar na colcha (tinha alguém atrás de mim: "Mamãe, mamãe!..."), propus uma atividade diferente: "Quer costurar um pouquinho?" Ela nunca tinha pego na máquina, mas já andava doida para que eu fizesse a "proposta indecente". Quis fazer tudo sozinha: encher a bobina, passar a linha, pedalar... foi muito divertido, e, como resultado, surgiu uma linda borboleta! (por Helena)


Heloísa 7 anos


Heloísa 7 anos

terça-feira, 28 de julho de 2009

Nerd em verde e amarelo

Gente, sou nerd mesmo, assumida, desde a mais tenra idade. Estudos à parte (fazem parte da minha vida até hoje, já que sou professora, e, segundo dizem, é ensinando que mais se aprende), até os meus "hobbies" são levados a ferro e fogo. Agora, é a dupla patchwork + quilt. E junto com essa obsessão (venho de uma família de obsessivos, não tem jeito!), surgiu uma mania de observar as cores e suas combinações... adoro combinações inusitadas... quem viu meu primeiro trabalho entende o que estou falando!

Tenho observado filmes (outra paixão) e suas cores... alguns filmes, e creio ser isso uma tendência atual, exploram combinações incríveis. Dois filmes, em particular, me chamaram a atenção: "Maria Antonieta" (2006), da Sophia Coppola, e "Nanny McPhee, a babá encantada", da Emma Thompson" (2005). Este último, não me canso de ver e rever com a minha filha. E depois que vi Maria Antonieta, fiquei looooouca para explorar, em algum novo projeto, as duas cores predominantes no filme: o azul e o rosa. Já Nanny McPhee é uma loucura total de cores, mas com a predominância do verde (em combinações com cores como o rosa pink e o amarelo canário, por exemplo!), que é a minha paixão atual.

Confiram algumas fotos e me digam se não tenho razão! (por Helena)


Selinho especial da Fátima do Por mais qdemais


Esse selo veio especialmente para a Helena e para mim. Quem mandou foi a Fátima do Por mais qdemais. Como somos duas, vamos dividir a fofura: eu, Cecilia, porque sou gorducha; a Helena, porque é fofa mesmo; e tem a Helô que vai pegar um pouquinho, porque é a nossa fofurinha (então somos três).
Para este selo também há umas regras:
1- Dizer quem colocou o selo e colocar a amiga; 2- Copiar e responder as perguntinhas; 3- Escolher 5 outras amigas para passar o selinho; 4- Avisá-las de que ganharam o selinho.
Vamos então às perguntinhas (quem está respondendo é a Cecilia):
1- Mania: tenho muitas ...
2- Pecado Capital: gula
3- Melhor cheiro do mundo: cheiro de livro novo e cheiro de pão (alimentos da alma e do corpo)
4 - Se o dinheiro não fosse problema eu faria: muitas viagens e teria uma fundação para ajudar músicos menos favorecidos financeiramente;
5- Casos de infância: minha irmã conta que eu gostava de fugir de casa;
6 - Habilidades de dona de casa: nenhuma em particular - sou uma dona de casa inábil;
7- O que não gosta de fazer em casa: arrumação
8- Desabilidades como dona de casa : passar roupa
9- Frase: Na vida tudo passa.
10- Passeio para a alma: ida a livrarias
11-Passeio para o corpo: Idem
12-O que me irrita: voz humana em tom alto
13-Frase ou palavra que falo muito: Valeeeeeu!
14-Palavrão mais usado: não falo palavrão (talvez PqP em situações extremas - tanto boas quanto ruins)
15-Desce do salto e sobe o morro quando: é raro ... ando muito zen.
16-Perfume que uso no momento: tem de ser suave, por causa da minha alergia.
17-Elogio favorito: Está lindo!
18-Talento oculto: nenhum dos meus talentos é oculto; adoro mostrá-los (convencida!!!)
19-Não importa que seja moda não usaria nem no meu enterro: top e calças de lycra.
20-Queria ter nascido sabendo : que as pessoas são como são.
21-Eu sou extremamente: perfeccionista.
As amigas que indico:
Beatriz:
Cintia:
Sandra:
Ruby:
Daniela:
Agora, vamos avisá-las.
Bom dia para todos.
(por Cecilia)

domingo, 26 de julho de 2009

Os selinhos das nossas amigas

Recebemos de presente este selinho da Fátima do blog Por mais qd mais . Obrigada, Fátima!



Este outro veio da Sandra, do Valen Patch:

A Sandra enviou também umas regras, que reproduzo:

1 - Exibir a imagem do selo que acabou de ganhar;
2 - Postar o nome do blog que te presenteou;
3 - Indicar 10 blogs de sua preferência. Avisar os indicados e publicar as regras;
4 - Confira se os blogs indicados cumpriram as regras.

Meus blogs indicados são:

- Andréa
http://casa-de-reboco.blogspot.com/

- Maria Paula, do Boneca da Pano:
http://milleanita.blogspot.com/

- Fefe
http://casalaboratorio.blogspot.com/

- Lucia Klein:
http://calmaqueestoucompressa.blogspot.com/

- Fátima:
http://pormaisqdmais.blogspot.com/

- Fátima, do NÉ?:
http://neehh.blogspot.com/

- Mônica:
http://croche10.blogspot.com/

- Mirexla:
http://miscositasdefieltro.blogspot.com/

- Cíntia:
http://docespontinhos.com/

- Andreza:

http://tecendosonhoscomvoce.blogspot.com/

Um bom final de domingo para todo mundo!

sábado, 25 de julho de 2009

Flickr: favoritos da semana

Aí vão os aguardados (rsrsrs) favoritos da semana!
Estrelando: Adventures On Vernon Avenue (necessaire), Reaping Out Seams (quilt zig-zag), marion (boneca country), Farfalla Gialla (bolsa carteira, ou clutch) e, pela segunda semana consecutiva, as feras do crochê Solange C (a manta Babette, apresentada em um post anterior quando ainda estava em andamento, agora já concluída) e quarto de ideias (bracelete).

Um novo lar para a Felícia


Recebi hoje uma encomenda muito especial, vinda de um paraíso (que eu conheci em janeiro deste ano) chamado Florianópolis! A Felícia (no centro) se juntou a outras duas bonecas muito especiais, a... ih, gente, nunca dei nome pra bonecas, e noto que a minha filha também não tem esse costume. A Felícia já veio com esse nome. Bom, a da esquerda é uma boneca punk que eu comprei na feirinha A Arte do Encontro (ver a minha lista de blogs), e o que me atraiu foi o fato de ela usar um piercing de sobrancelha. A da direita é uma Raggedy Ann, boneca tradicional americana, que crafty-mom comprou para mim numa loja de artigos para patchwork e quilt, a Rosie's Calico Cupboard em San Diego, Califórnia. Obrigada, Ciça Petrassi, da Casa Arteira, em Floripa, pela linda bonequinha! (por Helena)

Para o frio: receita de pelerine

Mamãe fez essa pelerine no "olhômetro". Na foto, mostro a junção na parte de trás. Segue a receita para os tamanhos 38/40:


Agulha circular nº 4,5

Lã compatível com a agulha

Marcadores próprios para tricô

Cordões de tricô (ou ponto musgo) - trabalhar todas as carreiras em tricô (ou se preferir, todas as carreiras em meia)

Barra (Sanfona) 2/2 ( 2m; 2t)


As carreiras são feitas em ida e volta (a agulha circular é utilizada para facilitar o trabalho, por causa do número de pontos). Montar 258 pontos e colocar marcadores da seguinte maneira: 21 pontos, 1 marcador no ponto seguinte; 42 pontos, 1 marcador no ponto seguinte (repetir 5 vezes); 21 pontos (fica assim : 21 + 42 + 42 + 42 + 42 + 42 + 21 = 252 + 6 = 258). Fazer 60 (sessenta) cordões de tricô (= 120 carreiras). Tricotar 2 (dois) pontos juntos antes e depois do ponto assinalado com o marcador, a cada 5 (cinco) cordões de tricô (= 10 carreiras), até o 50º cordão de tricô. Em seguida, diminuir após 4 cordões, 3 cordões e 3 cordões. Ficam 102 pontos na agulha.
Fazer 15 cm de barra 2/2. Arrematar e costurar.


Entenderam? Pra mim, Helena, é grego, mas espero que seja útil para as tricoteiras que nos visitarem!


terça-feira, 21 de julho de 2009

A encomenda da Bia

Nossa querida amiga e fiel seguidora, a Bia, fez uma encomenda à minha mãe: ela queria um gorro preto, com tranças e um pom-pom, para usar no frio do Canadá, onde mora. Crafty-mom, então, deu asas à imaginação e tricotou esse aí da foto, no olhômetro. Naty, a linda modelo da foto, é uma amiga da Bia. (por Helena)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Chegaram os brindes!
















A Edna recebeu os brindes da nossa promoção e mandou essas duas fotos. Ela estava de cama, resfriada, tadinha! Na primeira foto estão a echarpe tipo gravata e o brinde extra, um porta-tesoura em tecido com tema musical, que coloquei em destaque na outra foto. Por coincidência, a Edna toca piano, e meu irmão estudou violino quando mais jovem e agora estuda violão clássico. Um casal musical; chic, não? No e-mail, ela diz que gostou muito de tudo. Para o frio de Porto Alegre, a echarpe vai ser bastante útil. (por Cecilia)

domingo, 19 de julho de 2009

Favoritos da semana

Desta vez procurei diversificar na seleção, dando um espacinho também ao crochê. Adoro, por exemplo, o velho -- como a clássica "manta de crochê da vovó" -- revisitado, na manta, ainda em andamento, da Solange C, do blog Mon Tricot, com cores sólidas fortes e quadrados assimétricos. Outros trabalhos lindos em crochê são os da portuguesa Sara Aires, da quartodeideias.

Tem também o galão de matryoshkas da Holland Fabric House e as almofadinhas da Mara Porto (duas das quais, já arrematadas por mim!). Os quilts são da Red Pepper Quilts, mamacjt e Chef Messy, e a linda bolsa carteira (clutch), da Saídos da Concha. (por Helena)

sábado, 18 de julho de 2009

Meu aniversário

Ontem foi meu aniversário. Graças a Deus, foi um dia muito feliz, pois minha filha, meu filho e minha neta vieram ao Rio passar comigo esse dia. Adoro fazer aniversário. Gosto dos telefonemas, dos e-mails e, claro, dos presentes. Os telefonemas começaram cedo e, assim como os e-mails, se estenderam até a noite.
Na terça-feira, a Rose, minha podóloga e manicure, que se tornou minha grande amiga, me trouxe um vaso com azaléias, flor de que gosto muito. No dia seguinte, a Dione veio me visitar e trouxe Os Catadores de Conchas, de Rosamunde Pilcher. Já havia ouvido falar do livro pela Selma, minha primeira professora de patchwork. Ontem, abri os presentes dos meus filhos: a Helena me deu um crocs prata e trouxe um presente da sogra dela, uma camisolinha de algodão, lindinha, azul-marinho com poás brancos. O Guto me deu um livro, A Papisa Joana, de Donna Woolfolk Cross e a Norma, minha nora, mandou o DVD da minissérie Maysa. A Norma só vai chegar amanhã. Meu genro não pôde vir me visitar, por motivo de trabalho. O pai da Norma me mandou um livro de Jane Green, chamado Tasha Harris abre o Jogo (o título original é Straight Talking). Estou curiosa a respeito deste livro, porque nunca havia ouvido falar da autora, e o tema parece ser semelhante ao da Bridget Jones. Ganhei também dois DVDs de um amigo do Guto, de dois filmes espanhóis, um dos quais já conhecia e do qual gosto muito: El Rey Pasmado; o outro se chama Inconscientes. El Rey Pasmado é baseado em um romance de Gonzalo Torrente Ballester: Crónica del Rey Pasmado. Torrente Ballester foi meu professor de literatura em Madri e escreveu romances excelentes - é um dos grandes escritores espanhóis.
Sei que ainda vou ganhar presentes, porque a mãe da Norma sempre me manda cremes, batons, blushes.
Como sempre, no final do dia, antes de dormir, agradeci a Deus pelo dia lindo que tive a oportunidade de viver. (por Cecilia)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Os misteriosos biscornus

A primeira vez que ouvi essa palavra e vi do que se tratava foi no blog da Solange, o Mon tricot. Isso foi há mais ou menos um ano. Achei interessante, mas não me senti atraída a ponto de fazer algum.
Há pouco mais de um mês, a Helena me mandou uma foto que ela encontrou no flicker, no perfil da Grá*Bordadeira. A Helena tem dessas coisas: mostra, não fala nada, mas como ela é minha filha há muito tempo, já entendo as indiretas. Era pra aprender e fazer.

Encontramos um tutorial ótimo no Own two hands, onde explicam que "biscornu" (pronuncia-se "biscornü" com acento tônico na última silaba e o famoso biquinho francês) é uma palavra francesa que significa 'aquele que tem forma irregular, com protuberâncias' ou 'complicado e bizarro'.

Trata-se de uma almofadinha de oito lados, que, dependendo do motivo bordado, geralmente em ponto de cruz, pode ser usada como alfineteiro, enfeite de Natal, enfeite de tesoura, enfim, é um trabalhinho multiuso.

O biscornu não é difícil de fazer, mas se não for executado com precisão, como a contagem dos pontos, por exemplo, não fica bom. Vai ficar tortinho.

Os dois biscornus da foto foram os primeiros que fiz, e já têm dona: a Helena.
Biscornu

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mais elucubrações

Chove lá fora (Tito Madi completou 80 anos de vida) e faz frio no Rio. Brumas no ar, no céu, no pensamento - verso de autor anônimo que o avô da Helena musicou. No meu caso, brumas no pensamento de jeito nenhum. Mas elucubrações, sim. Tudo por causa da Mirexla. Fui visitá-la no seu blog (claro!) e na postagem de 5 de julho, ela mostra uma piesera que está fazendo para sua sobrinha Antonia (Mirexla é chilena). Um recado para Mirexla: Mirexla, no consigo poner un comentario en tu blog. Viene un mensaje que dice que el Internet Explorer no puede abrir el sitio de Internet.

Bom, voltamos à piesera - eu não conhecia a palavra. Fui ao Dicionário da Academia Real (DRAE - Diccionario de la Academia Real de la Lengua) e vi que a palavra não está lá. Recorri, então, ao Instituto Cervantes virtual, onde há uns grupos de discussão (foros) ótimos. Fiz uma pergunta no Foro del Español (há ainda o Foro del Hispanista e o Foro Didáctico). Gente, o assunto está rendendo! Há os que defendem a pureza da língua, pedindo que se usem os termos em espanhol: Marcos, mexicano, diz que se usa piesera, mas que a palavra está em desuso, porque é raro usar piesera no México. Ignacio, espanhol, diz que o nome para os trabalhos de patchwork é almazuela, palavra que também não consta no DRAE. Piedad, espanhola, teme que incorporem o termo em inglês em um dicionário espanhol. Digo-lhe que consta no Dicionário Houaiss , mas que não sou contra, nem a favor da inclusão; só constato. Mas a intervenção mais interessante é a de um norteamericano (não tem mais hifen, né?), Mark, que põe fotos de trapunto e diz que estava ansioso para que alguém comentasse esse tipo de trabalho. Então, vou aproveitar e falar do trapunto.
Bom, mas em português, será que existe alguma palavra? Seria o oposto a "cabeceira", mas no Houaiss não fala nada. Ou dizemos simplesmente "enfeite para os pés da cama"?
(por Cecilia)

Trapunto

(em: http://www.quiltscomplete.com/ )

Fui ao Google e retirei as informações daqui. Lá diz que esse trabalho surgiu na Sicília, no século XIV. Esteve na moda durante a época dos Tudors (1485-1550), na Inglaterra. Só para situar a época dos Tudors: é a de Henrique VIII, o das seis mulheres, duas das quais mandou decapitar; e de Elizabeth I, filha do Henrique VIII e da Ana Bolena, que a Kate Blanchett fez tão bem (a Elizabeth, não a Ana Bolena) no cinema. O trapunto também foi muito popular em Marselha, lá pelo século XVII.
Dá pra ver, pelas fotos, que não se trata de patchwork (trabalho com retalhos), mas de bordado. Aliás, trapunto, em italiano, significa 'bordado acolchoado'. Nunca trabalhei com trapunto, então não vou me meter a falar da técnica. O ponto usado é o de alinhavo, e pelo que está escrito no link que coloquei no início e repito aqui, quando se quer dar um relevo ainda mais especial, coloca-se mais plumante naquele ponto. Bom, é isso aí. (por Cecilia)

sábado, 11 de julho de 2009

Favoritos da semana

Gente, é uma festa para os olhos!
Para não perder o costume, aí vão alguns de nossos favoritos do Flickr.

Estrelando: madamecupcake, Pamela Farmer, upstatelisa, handmadebyalissa, KTquilts e Joana Joaninha.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Em algum lugar do passado...

Outro dia dei de cara com essa relíquia: diploma de corte e costura da minha avó, Anna Fonseca da Silva, datado de 21 de dezembro de 1940. Os dizeres: "A Diretora da Academia de Corte e Alta Costura de Mme. PINTO tendo em vista as notas obtidas pela aluna Anna Fonseca da Silva nos exames finais desta Academia, e usando das atribuições do seu regulamento, confere o presente Diploma de Corte e Costura, podendo a diplomada gosar das regalias decorrentes deste diploma".



Em destaque, local e data, discípula e mestre:



(por Helena)

A mamãe era uma ótima costureira. Uma lembrança muito forte até hoje eram os pijamas e camisolas que ela costurava para dar de presentes a nós quatro no Natal: Maninha, Zeca, Ciloca (eu) e Candinho. Eram os presentes esperados todos os anos, e não nos cansávamos deles: as roupas de dormir, os Almanaques do Tico-Tico, os livros de Contos de Fadas (Os Melhores Contos de Fadas franceses, ingleses ...) e os livros de Monteiro Lobato. A coleção de Monteiro Lobato ia se completando também nos aniversários (meus e do Candinho; a Maninha e o Zeca já eram mais velhos). Às vezes, quando estou costurando e faço alguma coisa automaticamente (enfiar linha na agulha da máquina, costurar alguma coisa de uma determinada maneira), me lembro que foi a mamãe que me ensinou. Ontem mesmo, no MSN, a Helena me disse que havia encontrado um tutorial que ensina a unir viés. Eu disse logo: "Isso eu aprendi com a mamãe". Papai a tratava por "Mãe Yayá". O crochê da Mãe Yayá era perfeito. Ainda guardo umas palinhas que ela fez para camisolinhas da Helena. Obrigada, minha filha, pelas boas lembranças. A bobona aqui já está com os olhos cheios d'água. (por Cecilia)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

PEA ou WIP?

Em inglês, a sigla WIP corresponde a work in progress, mas eu já fui logo abrasileirando para PEA, ou seja, "projeto em andamento". Pois é, se lembram daqueles retalhos lindos que eu apresentei aqui outro dia? Já estão virando um lindo coin quilt, ou quilt de moedas! (por Helena)


Coin quilt #3


Coin quilt #3


Coin quilt #3

Edna na Sala VIP

Ontem recebi e-mail da Edna, diretamente da sala VIP do aeroporto de São Paulo. Eu havia enviado mensagem, avisando que ela havia sido sorteada para receber o brinde. Pensei que ela só veria quando chegasse a Porto Alegre, de volta de Dublin, aonde foi para visitar uma das filhas, que mora lá. Mas o mundo de hoje é uma bola de gude, não é mesmo? Quase em seguida recebi a mensagem: ela e meu irmão (sim, ela é minha cunhada) estavam no aeroporto em São Paulo, à espera do avião para levá-los a POA. Ela diz na mensagem que meu irmão falou que era marmelada. Fico imaginando meu irmão, tão sério, falando baixo e pausadamente, com o sotaque carioca, que não perdeu, apesar dos anos e anos residindo no Rio Grande do Sul: "Foi mar-me-la-da ..."
Agora só falta a Edna dizer a cor da echarpe ou, se preferir, pode ser essa mesma da promoção. E tem o brinde surpresa, já que ela é uma das vinte primeiras seguidoras. Vamos esperar. Deve ter muita coisa para arrumar; afinal, foi um mês inteiro fora, curtindo a filhinha caçula. (por Cecilia)

Lindinhos!

Alfineteiros são superlindinhos, e a minha nova mania! Estes aqui estão à venda no Elo7, na Olha o que eu fiz e na Fulô Faceira.

Também não me canso de navegar pelo Etsy. Estes são de lá: Beaky, TuttoBello, McKnee, MaryAnnsCreations, e JCSkyline.

(por Helena)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A arte de pintar paredes II



Eis o resultado final... lindo! Confesso que estava um tanto cética, mas, o trabalho em equipe aqui em casa foi perfeito. Olha que interessante isso: me dei melhor com a parte mais pesada, que é lixar (temos uma maquininha para isso, o que facilita bastante!) e passar a primeira demão de tinta. Já o meu hubby se mostrou um verdadeiro artista, finalizando o trabalho com a segunda demão (tentei começar, mas achei dificílimo... tem que ter todo um jeito).
Depois que a tinta seca, a cor fica mais escura. Comparem as fotos do resultado final com as do post anterior. Aliás, em um daqueles vídeos no youtube, aconselham a gente a comprar a tinta em um tom mais claro do que o que estamos imaginando. Na lata, achei a tinta tão palidazinha!... Mas na parede, ficou exatamente como eu queria!

Loreta

Antes que vocês me perguntem, o quadrinho é, sim, de gatinho (bordado por crafty-mom em ponto de cruz)! (por Helena)
Quando vi o kit na vitrine de uma lojinha em Dublin, me apaixonei. É a cara da Loreta, a siamesa magrela, que agora mora na casa do Guto e da Norma (meu filho - irmão da Helena, naturalmente - e minha nora). Foi delicioso bordá-lo, ir acompanhando as cores sugeridas, combinando tonalidades... Foi realmente gratificante ver o resultado. A moldura e o papel azul foram colocados numa loja lá da Rua da Igrejinha, nos idos de 1998. (por Cecilia)

domingo, 5 de julho de 2009

And the winner is...

10. Edna

Como uma das vinte primeiras seguidoras do blog, a Edna receberá, além da echarpe na(s) cor(es) da sua preferência, mais um brinde-surpresa!

E obrigada a todos que partiparam!

Alguém aí querendo notícias da promoção?

Encerra-se, neste momento, a participação dos leitores na promoção Me Leva pra Casa.

Apenas recapitulando: o prêmio principal corresponde a uma echarpe tipo gravata como a da foto, tricotada na(s) cor(es) escolhida(s) pelo(a) vencedor(a).


Pescoço quentinho!

As regras foram as seguintes:
Para concorrerem, os leitores tiveram de passear pelo blog, voltar ao post ORIGINAL da promoção e, no espaço destinado aos comentários, dizer qual dos posts anteriores ao da promoção acharam mais interessante. Tiveram direito a concorrer leitores de todas as partes do mundo.

Os detalhes em relação à premiação foram os seguintes:
Se uma das vinte primeiras seguidoras do blog fosse sorteada, receberia, automaticamente, um segundo brinde (surpresa).

As vinte primeiras seguidoras do blog que mencionassem a promoção em seus blogs, com um link para o post original da promoção, estariam concorrendo a mais um brinde-surpresa (totalizando 3 presentes: a echarpe e mais dois brindes-surpresa).
Não-seguidores(as) que mencionassem a promoção em seus blogs estariam concorrendo a um brinde-surpresa extra (totalizando 2 presentes: a echarpe e mais um brinde-surpresa).

Os comentários foram feitos pelas seguintes pessoas, nessa ordem:

1. Ianne
2. Laély
3. Bia
4. Pormaisqdmais
5. Ligia
6. Patricia
7. Fátima
8. Janice
9. calma que estou com pressa
10. Edna
11. Bárbara
12. Rafael
13. Junaia
14. Maria Paula
15. Mariane
16. Dione

À zero hora de segunda-feira -- portanto, daqui a uma hora -- saberemos o nome do(a) vencedor(a). Aguarde! (Horário de Brasília)

A arte de pintar paredes

Assim que comecei a me interessar por costura, resolvi que iria transformar nosso quarto de hóspedes em ateliê (calma, família e amigos, a função eventual do cômodo continua sendo essa!). Sempre quis experimentar pintar uma parede qualquer da casa de uma cor bem colorida, e essa era a minha chance! Primeiro, pensei em contratar um pintor, mas aí pensei que, além de gastar um dinheirão (tinta, material, mão de obra e ainda a chateação de ter gente desconhecida dentro de casa!), iria perder a oportunidade de, eu mesma (com a ajuda do não-tão-crafty-mas-entusiasmado-hubby, é claro), decorar o meu cantinho.

Antes de tudo, peguei umas dicas com pessoas mais experientes: meu crafty-daddy (para ele, pintar paredes é, sobretudo, uma grande diversão!), o vendedor da loja de tintas (super simpático e articulado) e dois vídeos no youtube =)

Vou tentar sistematizar tudo o que vi e ouvi por aí:

Sempre lixar a parede, mesmo que a pintura branca esteja em perfeito estado de conservação. Quando você lixa, cria ranhuras que vão segurar melhor a tinta nova. Se não lixa, corre o risco de ver a pintura nova descascando logo logo.

Depois de lixar, sempre passar um pano úmido para tirar o pozinho que ficou. Caso contrário, surgirão bolhas assim que você começar a pintura.

Parece bobagem, mas é bom lembrar: retirar espelhos e interruptores de luz antes de começar o trabalho!

Não se esquecer de cobrir os cantos que você não quer pintar com fita crepe própria para esse tipo de trabalho.

Começar a pintura pelos cantinhos, usando um pincel pequeno apropriado. No vídeo, em inglês, isso se chama "cortar" (cutting in) a parede que se quer pintar.

Fazer a pintura com o famoso rolo de pele de carneiro (pode ser sintético!) e, para tanto, parece haver duas técnicas básicas: encaixar um cabo de vassoura no rolo, e ir fazendo a pintura logo na altura da parede (meu pai prefere assim e, em um dos vídeos, o rapaz também prefere desse modo), ou ir pintando aos poucos, formando vários Ws e quadrados, como que retalhos, na parede (ver esse vídeo aqui, para entender melhor a técnica). No nosso caso, nos beneficiamos das duas técnicas: utilizamos a técnica do W na primeira demão, e a do cabo de vassoura na segunda. A escolha foi instintiva mesmo!... Nem sei se foi a melhor... só o tempo irá dizer!

A continuar... (por Helena)