terça-feira, 10 de novembro de 2009

São João no Porto (tapeçaria)

Ainda relembrando a viagem a Portugal, quero falar sobre uma das surpresas agradáveis (entre tantas) que tive: a tapeçaria do bar do Hotel Mercure Batalha. Fiquei maravilhada e quis saber de que se tratava. O simpático Diretor de Comidas e Bebidas, Filipe Leite , de quem já falei na postagem sobre o lenço de namorados, me deu as informações necessárias. Há uma plaquinha com o nome do autor da tapeçaria - Guilherme Camarinha - e o da tapeçaria - São João no Porto, elaborada na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre. Vale a pena visitar o site. Sobre o autor encontrei alguma coisa: nasceu em Vila Nova de Gaia em 1912 e faleceu em 1994. Dedicou-se às artes murais, afrescos, vitrais, mosaicos e painéis cerâmicos. Mas o que deu a ele notoriedade foi a tapeçaria monumental. Olhem que maravilha:


O batismo (centro)


Os músicos (esquerda)

 
A festa (direita)

O Filipe me explicou que se soltam balões (aqui é proibido, será que em Portugal não é?) e que  as pessoas usam ramos de alho porró, cidreira e limonete (coloquei o link, porque não entendi o que é exatamente, se alguém souber me escreve), para agitarem no rosto dos passantes. Os vasos de manjerico (reparem no batismo) são tradicionais. É costume os rapazes comprarem um manjerico num vaso para oferecer à namorada. Nos vasos há um papelzinho com uma quadra popular com dizeres alegres e engraçados. Coloquei o link para o manjerico, porque perguntei se era o mesmo que manjericão, mas o Filipe disse que não.
 Acho que vale a pena visitar o bar do Hotel Mercure só para ver essa tapeçaria. Além disso, esse hotel fica bem de frente para a Rua de Santa Catarina, famosa pelo comércio. Quem passar pelo Porto, pode arranjar um tempinho para conhecê-la. E quem mora no Porto, mas não a conhece, vai ter uma oportunidade ímpar de ver uma obra de arte de um conterrâneo. (por Cecilia)

9 comentários:

Rosana Sperotto disse...

Espetacular! Quase não dá pra acreditar que seja tapeçaria, parece pintura a óleo, com todos os tons, contornos, detalhes... Uma benção ter admirado as obras ao vivo, Cecília. Obrigada por trazê-las a nós. Abraço!

Elen disse...

Gente, que coisa mais linda...

abraços cheirosos

Lili disse...

Linda mesmo essa tapeçaria, tão rica em detalhes! É o tipo de obra que não podemos olhar com pressa, merece contemplação, para reparar nos pormenores!!!
Bjks! ;)

Nanci M.dos Santos disse...

Realmente parece um pintura!!Simplesmente linda!!!bj

Susi disse...

Fantastico, que riqueza nao é mesmo?
bj

Raphaela disse...

que lugar legal que não deve ser!a tapeçari ´prfita, parece mais um quadro, né?

Helena Almeida disse...

OLÁ, COMO O MUNDO É PEQUENO, PELO MENOS NA NET.
O S. João no Porto é uma festa muito interessante.
E a tapessaria é linda e eu não a conheço, embora more bem pertinho.
Bjs

Mya ideia disse...

Olá Cecilia e Helena, a tapeçaria é linda, não a conhecia a minha mãe trabalhou em tapetes de arraiolos e tambem fez algumas parecidas, mas muito mais pequenas... o limonete é umas folhinhas bem cheirosas que se vendem no porto pela altura do são joão e dá para fazer chá. o manjerico tambem é uma plantinha muito cheirosa que se vende em vasinhos mas é só mesmo pra cheirar e tem que ser a pôr a mão, não se pode cheirar diretamente que ela morre...
bom fim de semana e muitos beijinhos

Cecilia e Helena disse...

Queridas todas:
A tapeçaria é realmente um espanto, de tão linda. Ocupa toda uma parede. Para
Maria, do Mya Ideia: o Filipe Leite me falou isso sobre o manjerico; eu achei que era exagero, mas agora você confirmou o que ele disse. Obrigada pela explicação sobre o limonete.
Abraço da Cecilia.