quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PAP do porta-agulhas da Mãe Yayá

Na postagem anterior, Retrô revisitado , prometi um passo-a-passo do porta-agulhas de crochê. Como comentei, ele está baseado no modelo publicado na coleção Mãos de Ouro. Usei os tecidos que a Círculo S.A. nos enviou (a Helena fala sobre essa parceria aqui). 
Gostei muito desse molde, porque ele é bem versátil; podemos variar a largura, o comprimento, deixar de fazer as separações para as agulhas (aí ele vira uma bolsinha bem charmosinha). No modelo original (que foi como minha mãe fez), o molde é inteiriço: o que se faz é dobrar a parte de baixo para formar a bolsinha. Preferi separar as duas partes e colocar o debrum em toda a volta. 

PAP


Para o bolsinho cortei dois retângulos de 20 cm x 12 cm (tecido principal e forro). Para a base, dois retângulos de 20 cm x 30 cm, e arredondei a parte de cima. Precisei também de manta acrílica - usei uma mais fina para o bolsinho, para facilitar a costura do debrum. E mais o botão imantado (também chamado de fecho magnético), de tamanho pequeno. O debrum, cortei no fio reto, com 3,5 cm de largura para a borda da bolsinha, e com 4 cm para o restante (deu cerca de 22 cm para a borda da bolsinha e 90 cm para o restante). Prefiro cortar no fio reto, porque acho que fica mais firme (pode ser só impressão). Falo debrum, porque, na realidade não é um viés. Há quem use chamar de "vivo". Elucubrando, elucubrando (só rindo) ...

PAP

Antes de colocar o botão imantado, uni as partes, alinhavei e prendi o debrum na parte de cima da bolsinha. Depois de colocado o botão imantado, costurei o debrum da parte de baixo da bolsinha, unindo-a à base. Ficou assim:

PAP

Para quem não sabe colocar o botão imantado, há um tutorial excelente no Grupo Banana Craft, da querida Daniele. 
É nessa hora que devemos fazer os riscos para costurar as divisões onde serão guardadas as agulhas. Dá para ver na foto os riscos feitos com caneta de tinta lavável. As divisões são feitas com medidas de acordo com a espessura das agulhas. As costuras do meio ficaram mais largas por causa do botão imantado; então uso como lugar para colocar uma tesourinha.

PAP

Aí então, já podemos colocar o debrum em volta do porta-agulhas. Essa parte, eu acho bem chatinha, já que o debrum é cortado no fio reto. Mas, com jeitinho, vamos costurando. Depois, é só prendê-lo com costura invisível. 
Como ainda não terminei este porta-agulhas, porque ainda não estou conseguindo costurar de perto (por causa da cirurgia de catarata - falei sobre ela aqui), coloquei a foto do outro porta-agulhas, que eu havia terminado entre a cirurgia do olho direito e a do esquerdo:

Porta-agulhas

Os quatro tecidos fazem parte de um só corte, daqueles que vêm com vários desenhos. O debrum é de outro corte, também cedido pela Círculo S.A.
Qualquer dúvida, é só perguntar!
(por Cecilia)

8 comentários:

Unknown disse...

Que delícia de tutorial para começar bem o dia! Deu vontade de matar o trabalho e correr para a máquina de costura! Obrigada, minha querida! E parabéns!

Marilia Baunilha e Patch disse...

PAP delicioso! Obrigada pela generosidade. Vou tentar fazer.

Beijos,

Eneida

Unknown disse...

Que lindo , já tenho uma ideia para alguns presentinhos de Natal! Obrigada pelo pap! bjs

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! Boa tarde! Que ótimo ver PAP desta arte, quero muito fazer, adorei!
Parabéns pelas artes perfeitas e pelo capricho de sempre!
Beijos!
CamomilaRosa

Lia disse...

Olá, Cecília!!
Adorei o PAP, generosidade sua partilhar conosco!!
Agora é tentar fazer e deixa-lo lindo como o seu!!
Bjinhos

Ana disse...

Pap perfeito, bem explicado.
Amei, meninas. Vou tentar fazer.
Bjusss

House of Pinheiro disse...

Lindo

Unknown disse...

Eu o que estavs procurando amei !!! Perfeito...