No dia de hoje, 14 de fevereiro, na maioria dos países comemora-se o Dia dos Namorados. Maioria mesmo, porque pelo que andei procurando, só aqui no Brasil é que se comemora no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio. Como sempre, quero saber o por quê. Por que São Valentim? Por que Santo Antônio?
Andei procurando e achei data mais antiga. Já na antiga Grécia se comemorava o Festival de amor de Afrodite, que vem a ser a mesma Vênus, mãe de Cupido, na mitologia romana. Parece que no Império Romano a festividade permaneceu.
Nascimento de Vênus - Botticelli (séc. XV) - Galleria degli Uffizi, Florença |
E São Valentim? São Valentim era um bispo que viveu no séc. III da nossa era. O imperador romano era Claúdio II (não confundir com o Claúdio dos Césares); esse imperador achava que só os solteiros eram capazes de lutar com bravura. Então proibiu casamentos. Valentim casava o pessoal escondido, só no sapatinho. Foi descoberto, preso e condenado à morte.
Já Santo Antônio, além de ser o santo protetor de Pádua, na Itália, também é invocado pelos pobres, pelas mulheres grávidas, por pessoas que desejam encontrar objetos perdidos e, principalmente, pelos namorados. Dizem que ele tinha a especial capacidade de unir casais e de resolver brigas domésticas. Santo Antônio, ou Fernando de Bulhões, era português. Mas acho que em Portugal o Dia dos Namorados também é comemorado no dia 12 de fevereiro.
Azulejo da Igreja de Santo Antônio dos Capuchos - Oliveira do Castelo (Guimarães) - Portugal |
Uma vez fiz uma postagem sobre os lenços do amor ou lenço de namorados, artesanato português. Acho que é bem oportuno para o dia de hoje.
Acho que nós, brasileiros, somos muito felizes. Podemos comemorar o Dia dos Namorados duas vezes no ano. Que tal a proposta?
(por Cecilia)
5 comentários:
Parabéns, Cecília!
Excelente texto.
Minha avó me apresentou o responso de Santo Antônio, ela tinha muita fé nele. Lembrei na hora dela.
Obrigada, querida, bons pensamentos fazem meu dia começar com outro sabor
Bjus
Cecília, eu vi um documentário que dizia que além de tudo Santo Antônio era um ga-to! A mulherada tinha mil razões para a devoção...Beijos !
Olá Cecilia td bem? tendo a mesma curiosidade que vc, pesquisei no google e apareceu entre alguns sites, o teu blog(coisa q só o Google explica)rsrs.Bom...e como tinha a mesma duvida, achei que este site abaixo,foi o que mais me esclareceu e eu concordo.
Deixo aqui...pode clicar,não é virus,na duvida,anote num papel e digite.Costumo fazer assim, qdo fico desconfiada rsrs
Beijinhos e Parabéns,amei teu blog♥
http://www.paroquias.org/noticias.php?n=341
Ana, obrigada pelo incentivo. Minha mãe era devota de Santo Antônio, e minha irmã deu o nome de Fernando a seu filho, em homenagem, já que o nome leigo do santo era Fernando.
Andréa (Casca): além de "gato" (eu não sabia), parece que era de família de gentil-homens.
Cris: mandei um e-mail pelo google. Já havia lido a notícia sobre os moçárabes. Vou fazer uma palestra sobre o ladino, no dia 14 de março, se você tiver interesse, entre em contato. É aqui no Rio.
Abraços para todas.
Oi,Cecília!
Vim te agradecer pela tua visistinha tão simpática lá no meu blog! E obrigada pelos parabéns também! Foi como eu disse, demorei um bocado de tempo para descobrir que o meu aniversário era no "Valentine's Day" (Rs...)... Como o Dia dos Namorados aqui no Brasil é comemorado só em junho, nunca me liguei com a data (Rs...)!
Sabe que essas coisas são até engraçadas...Desde que começamos a viajar para o exterior (meu marido trabalha na aviação,por isso temos essas facilidades! ) Várias pessoas nos aeroportos americanos, quando olham a minha data de nascimento, me falam que é "So nice " o dia do meu aniversário... (Rs...)
Que legal o teu post sobre o Valentine's Day...Parece até que combinamos,né? (Rs...)
Desejo tudo de bom pra vocês!!!
Meu carinhoso abraço pra ti!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")
Postar um comentário