segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

São Valentim, Santo Antônio e os namorados

No dia de hoje, 14 de fevereiro, na maioria dos países comemora-se o Dia dos Namorados. Maioria mesmo, porque pelo que andei procurando, só aqui no Brasil é que se comemora no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio. Como sempre, quero saber o por quê. Por que São Valentim? Por que Santo Antônio?
Andei procurando e achei data mais antiga. Já na antiga Grécia se comemorava o Festival de amor de Afrodite, que vem a ser a mesma Vênus, mãe de Cupido, na mitologia romana. Parece que no Império Romano a festividade permaneceu.

Nascimento de Vênus -  Botticelli (séc. XV) - Galleria degli Uffizi, Florença
E São Valentim? São Valentim era um bispo que viveu no séc. III da nossa era. O imperador romano era Claúdio II (não confundir com o Claúdio dos Césares); esse imperador achava que só os solteiros eram capazes de lutar com bravura. Então proibiu casamentos. Valentim casava o pessoal escondido, só no sapatinho. Foi descoberto, preso e condenado à morte.
Santo Antônio, além de ser o santo protetor de Pádua, na Itália, também é invocado pelos pobres, pelas mulheres grávidas, por pessoas que desejam encontrar objetos perdidos e, principalmente, pelos namorados. Dizem que ele tinha a especial capacidade de unir casais e de resolver brigas domésticas. Santo Antônio, ou Fernando de Bulhões, era português. Mas acho que em Portugal o Dia dos Namorados também é comemorado no dia 12 de fevereiro.

Azulejo da Igreja de Santo Antônio dos Capuchos - Oliveira do Castelo (Guimarães) - Portugal
 Uma vez fiz uma postagem sobre os lenços do amor ou lenço de namorados, artesanato português. Acho que é bem oportuno para o dia de hoje.
Acho que nós, brasileiros, somos muito felizes. Podemos comemorar o Dia dos Namorados duas vezes no ano. Que tal a proposta?
(por Cecilia)

5 comentários:

Ana disse...

Parabéns, Cecília!
Excelente texto.
Minha avó me apresentou o responso de Santo Antônio, ela tinha muita fé nele. Lembrei na hora dela.
Obrigada, querida, bons pensamentos fazem meu dia começar com outro sabor
Bjus

A Casca da Cigarra disse...

Cecília, eu vi um documentário que dizia que além de tudo Santo Antônio era um ga-to! A mulherada tinha mil razões para a devoção...Beijos !

Cristina Montrezor disse...

Olá Cecilia td bem? tendo a mesma curiosidade que vc, pesquisei no google e apareceu entre alguns sites, o teu blog(coisa q só o Google explica)rsrs.Bom...e como tinha a mesma duvida, achei que este site abaixo,foi o que mais me esclareceu e eu concordo.
Deixo aqui...pode clicar,não é virus,na duvida,anote num papel e digite.Costumo fazer assim, qdo fico desconfiada rsrs
Beijinhos e Parabéns,amei teu blog♥

http://www.paroquias.org/noticias.php?n=341

Cecilia e Helena disse...

Ana, obrigada pelo incentivo. Minha mãe era devota de Santo Antônio, e minha irmã deu o nome de Fernando a seu filho, em homenagem, já que o nome leigo do santo era Fernando.
Andréa (Casca): além de "gato" (eu não sabia), parece que era de família de gentil-homens.
Cris: mandei um e-mail pelo google. Já havia lido a notícia sobre os moçárabes. Vou fazer uma palestra sobre o ladino, no dia 14 de março, se você tiver interesse, entre em contato. É aqui no Rio.
Abraços para todas.

msgteresa disse...

Oi,Cecília!
Vim te agradecer pela tua visistinha tão simpática lá no meu blog! E obrigada pelos parabéns também! Foi como eu disse, demorei um bocado de tempo para descobrir que o meu aniversário era no "Valentine's Day" (Rs...)... Como o Dia dos Namorados aqui no Brasil é comemorado só em junho, nunca me liguei com a data (Rs...)!
Sabe que essas coisas são até engraçadas...Desde que começamos a viajar para o exterior (meu marido trabalha na aviação,por isso temos essas facilidades! ) Várias pessoas nos aeroportos americanos, quando olham a minha data de nascimento, me falam que é "So nice " o dia do meu aniversário... (Rs...)
Que legal o teu post sobre o Valentine's Day...Parece até que combinamos,né? (Rs...)
Desejo tudo de bom pra vocês!!!
Meu carinhoso abraço pra ti!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")