domingo, 29 de março de 2009

 

 
Posted by Picasa

Enfim, os quadrinhos!

Comprei essas ilustrações (impressas, não são originais) quando morávamos na Califórnia, pela Allposters, que é uma loja online. Levou uns três anos para eu finalmente emoldurá-las. Escolhi passepartout branco, e a moldura, branca, é aquela que lembra uma caixinha. Os quadros ficaram lindos no quarto da minha filha (ass. Helena).

sexta-feira, 27 de março de 2009

"How to make an american quilt"



Esse filme, de 1995, faz um sucesso enorme entre as quilteiras. Conta a história de uma jovem que está escrevendo sua tese de doutorado. A tese trata exatamente da elaboração desses acolchoados pelas famílias americanas do norte. Ao mesmo tempo, mostra sua indecisão quanto a seu próximo casamento. Ela se refugia na casa de sua avó, no interior dos Estados Unidos. A avó e suas amigas estão elaborando uma colcha
de retalhos (não exatamente, já explico) para dar-lhe de presente de casamento. Na realidade a colcha em questão não é feita com a técnica do patchwork, mas a de appliqué. Eu diria que são retalhos de vida, porque a proposta é que cada uma das amigas conte algum detalhe de sua vida. Então o que temos são aplicações, como a da amiga mais jovem, que conta sua viagem a Paris. Assim cada uma vai colocando na colcha a sua experiência existencial. Devo ter visto o filme umas dez vezes. O título em português,"Colcha de retalhos", não traduz exatamente a essência sociológica do "american quilt", mas explica os retalhos de vida das personagens.

quarta-feira, 25 de março de 2009

A colcha de retalhos da vovó

Minha amiga Cilia fez um comentário (o primeiro comentário do nosso blog, viva!):
"..., o que sua amiga goiana faz - sem acolchoar o trabalho - é a bela e tradicional 'colcha de retalhos' da vovó, né?".
Aí me veio à memória um conto de Monteiro Lobato, chamado justamente "Colcha de Retalhos". Está no livro de contos "Urupês" e conta a história de uma avó, lá do interior paulistano, que vai fazendo uma colcha com os retalhos de todos os vestidinhos que sua neta vai usando até chegar à adolescência. Não vou contar o final. Sim, Cilia, sem a manta acrílica, ou o que quer que se use para fazer o acolchoado, trata-se da "tradicional colcha da vovó". É diferente do "american quilt", com seus muitos blocos, que sempre contêm algum significado.

O barquinho vai...

Essa manta é bem recente. Acabei de fazê-la no início de março. O "sailboat block" é bastante frequente nos quilts americanos, principalmente para a decoração de quartos de crianças. Aproveitei tecidos com desenhos que imitam madeira e uns retalhos que tinha de tecidos quadriculados. Fiz o acolchoado à mão.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Novo quilt

Baby quilt de barquinhos... produção própria (Cecilia).

 

 

 

 
Posted by Picasa

quarta-feira, 18 de março de 2009

Patchwork - quilt- quilting

A tradução de patchwork é "trabalho com retalhos" (patch = retalho; work = trabalho).
No momento em que estamos unindo os retalhos, formando os diversos tipos de bloco, estamos fazendo o patchwork. Quando unimos o resultado desse trabalho de junção dos tecidos, mais a manta acrílica ou de algodão, mais o tecido de fundo, a fim de formar uma só peça, seja à máquina, seja à mão, estamos fazendo o quilting, ou, em bom português, o acolchoamento. O que chamamos de quilt é qualquer trabalho acolchoado ou quiltado (pronunciar "kuiltado"). Pode ser uma manta, uma colcha, uma almofada...
Em alguns lugares mais quentes do Brasil, seria mais racional não fazer esse tipo de acolchoamento. Tenho uma amiga que mora em Jataí, interior de Goiás, que não "quilta" a peça, quer dizer, não põe a manta acrílica. Ela forra o trabalho somente com brim ou com um tecido mais firme.

sábado, 14 de março de 2009

Vincenzo Rizzo



Hoje não me contive e encomendei as aquarelas do Vincenzo Rizzo que já estava namorando há dias. As peças podem ser adquiridas no Etsy. Tomara que cheguem sãs e salvas, já que vão ter de cruzar o Atlântico!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Data e autor do quilting

Realmente, falha minha!
Acho que estava com pressa de te presentear logo a colcha.
Ela foi feita em 2006 e quem fez o acolchoado foi o Theo Schafke, quilteiro premiado em Gramado. Ele trabalha maravilhosamente bem.
Os tecidos são lindos!

Lavando os quilts



Estou aproveitando que nossos quilts estão secando no varal (à sombra, por favor)para tirar algumas fotos. Esta colcha foi quiltada à máquina. O nome desse bloco é bow tie (gravatinha). Adoro, particularmente, aquele tecido com as coisinhas de mulher: batom, sapato, bolsa ... Essa colcha, enorme (dá e sobra na nossa cama queen), foi feita pela mamãe Cecilia (vulgo vovó Ciloca) em ... tchan-tchan-tchan-tchan ... cadê a famosa etiqueta com dedicatória e data?
Detalhe: depois de lavado, nada de passar a ferro, hein!

O quilt bem de pertinho


Mom, consegui captar uma boa imagem do seu quilt. Peguei aquela mesma foto e fiz um recorte, veja só... minha câmera até que é boazinha!

terça-feira, 10 de março de 2009

Shopping das Artes again


Também chamam a atenção para a pronúncia da palavra quilt. Está lá entre parênteses: (kuilt). O kilt, gente, é aquele saiote escocês. Olha só o desenho que achei em www.spencersmercantile.com/.../Eighteenth.html

Origem da palavra "quilt"

Navegando, navegando, cheguei a um site muito interessante. O endereço é http://shoppingdasartes.jimdo.com/. Está assim: "Os romanos dormiam em uma espécie de "colchonete" ao qual davam o nome de "culcita", que significa "saco enchido, colchão ou almofada". Do latim "culcita" derivou "cuilte" (forma francesa) que deu origem à palavra quilt".
Quero acrescentar alguma coisa mais. "Cuilte" é francês antigo. Não é curioso que uma palavra inglesa derive de outra francesa? Explica-se: até mais ou menos o século XIV, na corte inglesa só se falava o francês. O povo falava um dialeto do qual se originou o atual inglês. Mais tarde, a nobreza e também o clero adotaram o inglês.
De "culcita" também vieram "colcha, colchão ..." do português. A "colcha" espanhola também veio de "culcita".
Não é interessante a vida das palavras?
Vale a pena uma visitinha ao site do Shopping das Artes.

Tit pincushion


Mom, realmente, esse povo não tem mais o que inventar. Olha esse alfineteiro imitando um peito!... quanto mais inusitado mais legal fica! Esse vem de longe... da Grécia. Da Psarokokalo.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Late at night


Mom... depois vou te ensinar a colocar o link direto para os blogs e lojas. Aí vai uma inspiração do blog da Jen Ramos: Never give up!

domingo, 8 de março de 2009

Blog da Belém

O endereço do De ponto em nó é:
http://depontoemno.blogspot.com/

Falta de prática

Juro que vou melhorar!
Coloquei a mesma foto duas vezes!!!!
Cecilia (a Helena não faria isso)!

De ponto em nó




Estou encantada com este blog:.
vejam só que graça estes quilts
A última postagem foi em dezembro. Será que a Belém desistiu?

sábado, 7 de março de 2009

Tiny treasures






Que coisinhas minúsculas mais lindinhas! A artista se chama Tali, e estuda artes visuais em Israel. A loja, que é virtual e envia pedidos para o mundo inteiro, é a TushTush.

Vamos aos quilts!


Este mamãe fez em 2003. O quilt (o pesponto por toda a superfície do trabalho) foi feito por sua amiga Selma. Bem... mamãe se compromete a tirar um tempinho para explicar a técnica do quilt!

Estou apaixonada pelos trabalhos da Jen Kennedy. Essa pintura sobre uma foto da Frida Kahlo é só uma amostra do que essa artista é capaz de fazer. O site merece uma visita!

Olá, sou a Cecilia. Esta é a primeira vez que escrevo num blog. Estou muito emocionada. Quem está me animando é a Helena, minha filha.