domingo, 12 de maio de 2013

Veneza: um jeito divertido de se preparar para a viagem

Costumamos brincar que somos "obsessivas". Se planejamos conhecer um local, lemos e estudamos tu-do sobre ele: história, costumes, pontos turísticos, pontos nem tão turísticos, e a lista continua... Beiramos a cha.ti.ce!!! E não, dessa vez não foi diferente. Devorei tu-do sobre Veneza e um pouquinho mais, só que, dessa vez, um presente super especial tornou a experiência bem mais leve e divertida. Meu pai, já sabendo da minha viagem, me deu de presente de aniversário um livro de ficção policial (Morte no Teatro La Fenice, de Donna Leon) que conta a história  de um assassinato ocorrido no Teatro La Fenice, no 'bairro' (sestiere) de San Marco, em Veneza. Para terem uma ideia, esse teatro, um dos mais famosos da Europa, foi palco de estreias de óperas famosíssimas, como Rigoletto e La Traviata (ambas de Verdi). Sofreu dois incêndios terríveis, o que, de maneira macabra, acabou justificando o seu nome (La Fenice = A Fênix).

La Fenice, Veneza

Pois bem, mergulhei na leitura do livro com o guia/mapa da cidade do meu lado. Incrível! Donna Leon descreve detalhadamente os caminhos percorridos pelo commissario Guido Brunetti... me imaginei na pele dele, subindo e descendo as pontes, andando pelas ruas estreitas, subindo escadas intermináveis e pegando o vaporetto para investigar pistas e interrogar suspeitos. Não foram poucas as vezes em que sonhei estar perdida na cidade-peixe-labirinto!

Contagem regressiva: a cidade-peixe me aguarda

Ponte de Rialto
Pelas descrições, Brunetti mora no sestiere de San Polo, bem próximo à Ponte de Rialto (acima)

O wikipedia lista 21 livros da série Brunetti. No site da Companhia das Letras, que está editando os livros em português, é possível ler trechos dos livros e adquirir os e-books. Ontem comecei a ler um trecho de Remédios Mortais e hoje já corri para a Cultura para comprar o livro. Em tempo: todos os livros da série se passam em Veneza, então, se você tem planos de visitar a cidade, vale muito a pena ler qualquer um deles ou todos eles!

Sobre Veneza
Lendo e acompanhando os passos de Brunetti

Vitrine linda em Veneza
Vitrine de marionetes na região do La Fenice

I sestieri di Venezia

E vocês, como se preparam para uma viagem? Devoram guias e mapas? Vêem filmes? Assistem a documentários? Lêem livros? Ficam horas no google maps? Ou não se preparam?

Todas as fotos e aquarela: Helena Guerra Vicente
(por Helena)

12 comentários:

AnaVergara disse...

Ah, amiga, viajei contigo agora!Adorei rever Veneza sob sua lente e a sua imersão no tema. Estamos nos preparando para uma viagem com os meninos e devorando guias, escolhendo os melhores roteiros, criando google docs, caçando blogs, assistindo a filmes e buscando feito loucos tudo sobre os lugares que visitaremos.Esse processo é cansativo, mas compensa!Felicdades pelo seu dia e da sua mãe querida!Beijos DaAna

Unknown disse...

Eu estou completamente no teu time! Devoro tudo, faço listas, leio, fuço informações em guias, blogs, internet, bula de remédio! Estou montando um puzzle que é uma pintura antiga do grande canal de Veneza. Que tal incluir puzzles em sua próxima viagem????? Bjs, amiga! Feliz Dia das Mães!!!!

Cecilia e Helena disse...

Que legal, Simone, nunca pensei nisso!!! Excelente ideia!
Ana, qual vai ser o seu roteiro? Que legal que os meninos vão junto!
Beijos
Helena

Andréa disse...

Oi, Helena.
Que fotos lindas! Adorei o post e fiquei com vontade de conhecer Veneza.
Há tempos que eu não faço uma bela viagem, mas já estou preparando os roteiros para os meus destinos de 2013 (Buenos Aires) e de 2014 (Nova Iorque).
O de Buenos Aires, em setembro, inclui assistir a uma partida de rugby entre Argentina e Nova Zelândia, além de visitas a museus, feiras de antiguidades, restaurantes etc. No ano que vem, vou incluir uma viagem de trem de Nova Iorque até Bridgeport, onde quero fazer um workshop de improvisational patchwork com a Denyse Schmidt. E é claro que, como arquiteta, não vão faltar visitas a prédios históricos.
Um beijo,
Andréa.

Cecilia e Helena disse...

Que sonho, Andréa, um workshop com a Denyse Schmidt!!! Acho que vou com vc! kkkkkkkkk
Beijos
H.

Andréa disse...

E eu vou adorar ter companhia!

AnaVergara disse...

H, vamos a Amsterdam, Paris e Londres. Será nosso presente de 18 e de 15 anos dos meninos... a good start, huh?bjs

Unknown disse...

Tô amando essa conversa toda! Saudade de todas! Ana Vergara, estou em falta com vc. Precisamos combinar tantaaaa coisa....

Helena, estou aqui suspirando com o post, as fotos, a aquarela. Orgulho monstro de ter uma amiga tão inteligente e interessante! Como eu te admiro, viu?

Love u! Beijo imenso para todas!!!

Andrea disse...

Eu moro em Veneza e adorei o mapa que vc desenhou. Muito original, parabéns.
Se eu puder divulgar no meu site sobre viagens na Italia - www.italiahoteis.com.br, entre em contato comigo.
Alias, mando um link de todos os filmes que foram rodados em Veneza:
http://italiahoteis.com.br/pt_BR/guia-pratico/planeje-sua-viagem/montar-seu-roteiro/inspiracao-de-filmes/
Um abraço,
Andrea

Cecilia e Helena disse...

Viviiiiii, saudadona, viu????
Ana, que legal, os meninos vão se lembrar dessa viagem pela vida toda!
Andrea, que legal, adorei a ideia do seu site! Ficarei feliz com a divulgação!
Beijos,
Helena

Cecilia e Helena disse...

Andrea, me passa o seu contato se puder! Tentei deixar uma mensagem no seu site, mas deu erro :(

Vanessa Scarpin Maurer disse...

Ainda não conheço Veneza, mais por tudo o que vejo na internet, deve ser um lugar maravilhoso! Beijocas