quinta-feira, 9 de maio de 2013

Veneza: imagens da cidade-peixe

Acho uma coincidência divina Veneza ter a forma de um peixe. Cidade mais aquática não há. Por suas ruas labirínticas, incrivelmente estreitas e ligadas por pontes, passam apenas pedestres: turistas, quase sempre perdidos, e venezianos, sempre apressados, como se vivessem numa grande e agitada metrópole. Carros, ônibus e táxis? Nem pensar. Por ali, somente passam vaporettos, barcos (toda família parece ter um) e gôndolas.

Imagem retirada daqui

Mercadinho em Veneza
Mercadinho em Veneza: essa cidade não existe!

Como fui a trabalho e me hospedei em um bairro residencial, fiquei quase o tempo todo longe da agitação dos pontos turísticos mais conhecidos. Foi legal, porque realmente vivi a cidade!

Veneza
Santa Croce, o bairro onde me hospedei: toda família parece ter o seu próprio barco

Loja de máscaras/Mask shop
Loja de máscaras em Santa Croce: refletido no espelho, o dono da loja e artesão das máscaras exibe uma série de poses carnavalescas

Gôndola
Gôndola na região mais turística, entre Rialto e a Piazza San Marco

Mercado de Rialto/Rialto Market
Mercado de Rialto: imperdível!

Veneza/Venice
Cantinho super lindo em San Marco

Università Ca' Foscari, Veneza
A Università Ca' Foscari, onde apresentei trabalho, foi uma residência de nobres. Da janela do segundo andar, eu não cansava de admirar a vista para o canal. A ponte de Rialto, ao longe, parecia me chamar!

Piazza San Marco, Veneza
Piazza San Marco: uma multidão de turistas o ano todo. Ao fundo, vê-se o Palácio dos Doges.
Dá pra ver que estou feliz?

Todas as fotos, exceto a última: Helena Guerra Vicente
Última foto: Marcus Lunguinho
(por Helena)

7 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Tudo tão lindo! Amei as fotos, parabéns!
Beijos e uma ótima sexta-feira!
CamomilaRosa

Rosana Sperotto disse...

Dia desses lembrei de ti e fiquei matutando: por onde anda a Helena...
Estavas longe, em cenários espetaculares e feliz. Que bom! Beijão

Ruby Fernandes disse...

Eu já te falei que está linda e radiante, mas vou repetir: Linda, radiante, com a pele maravilhosa. A viagem te fez muito bem!
Parabéns pelas conquistas, você merece tudo de melhor, pois é uma pessoa infinitamente do bem, adoro você amiga :)

Cristine Akemi disse...

que legal, Helena!
ser acadêmico tem seu lado bom, né? rs

você parece muito feliz e está linda!
foi muito bom ver um pouco de Veneza por seus olhos :)

beijos,
Cris

Cecilia e Helena disse...

Obrigada pelos comentários carinhosos, queridas!
Beijo,
Helena

Unknown disse...

Helena, você é uma fotógrafa muito competente e tem um olho maravilhoso para as pequenas delicadezas da paisagem. Claro, você está em Veneza, alguns poderiam dizer. Eu acho que é preciso muita poesia interior, senso de beleza, para enxergar o que você enxergou e compartilhou conosco. Adorei o post, fiquei muito a fim de conhecer a cidade peixe, absolutamente bordável em todos os sentidos! Bjs!

A Casca da Cigarra disse...

Que fotos! Que linda você!