quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sobre a criatividade, ou: é a minha vez de elucubrar!

O que você faz para exercitar a sua criatividade? Sim, porque ela existe igualmente para todos os seres humanos -- todos nascemos criativos! --, mas, por algum motivo, parece estar mais presente na vida de algumas pessoas do que de outras. Já reparou como as crianças parecem ter uma criatividade sem fim? Pois então... o que será que acontece na metade do caminho? Por que perdemos grande parte desse dom de criar, no caminho da infância para a adolescência? Será que, como crianças, temos menos medo de errar? Eu, por exemplo, era uma criança que vivia com um pincel na mão e os dedos cobertos de tinta. O que terá acontecido no caminho da infância para a idade adulta? Hoje, tenho a consciência de que a criatividade permeia absolutamente tudo o que fazemos na vida, o que pra mim significa (ter de) ser criativa desde o momento em que planejo uma aula, já que tenho de imaginar a melhor maneira de apresentar um determinado conteúdo para os meus alunos, até o momento em que penso qual será a melhor disposição para os retalhos que comporão as minhas 'Coras Coralinas'. Dito isso, fico pensando se o problema todo não se resume apenas a uma questão de 'consciência'. Ou seja, uns são criativos de forma consciente: sabem/descobriram que a criatividade é um dom inerente ao ser humano e tratam de exercitá-la no seu dia a dia e de usá-la a seu favor; outros ainda não descobriram isso.
Este semestre, em meio às atribulações do meu lado A, inventei de começar uma aula de aquarela. "Pra quê?", me perguntou uma colega, assim que saí da minha primeira aula. "Não sei... Acho que para exercitar a minha criatividade", respondi. "E pra matar a saudade dos pinceis e dos dedos cobertos de tinta", pensei comigo mesma.

A parte de cima, 'obra' minha: um estudo em degradê. Reparem como as três primeiras faixas, da esquerda para a direita, as últimas que fiz, estão bem melhores do que as outras, cheias de 'degraus', como diz a minha professora! É praticar, praticar, praticar!
 Estas faixas de baixo foram feitas pela minha professora e xará, Helena Jansen

Abaixo, pra não dizer que estou abandonando o patchwork, um estudo meu, baseado em um padrão de log cabin moderno, do Kaffe Fassett:
Log cabin em aquarela

Cafuné e Kaffe
Cafuné & Kaffe (do livro Quilts in the Sun)


E que venham as 'tarefas' da Danita! Não vejo a hora de começar!
Repito a pergunta: e você, o que faz para exercitar a criatividade?
Beijos e uma excelente semana pra gente!
(por Helena)

5 comentários:

Fernanda disse...

Olá Helena!
Esta é uma questão pertinente! Criatividade eis o desafio, eis um caminho que quero (re) descobrir a cada dia! Acredito que quando a gente consegue um ápice criativo a vida fica mais bonita e o sentimento da alegria invade o coração!
Que as aulas tragam eternidade ao seu coração! Afinal, Pinceladas também podem ser Eternas...
Bjs,

AnaVergara disse...

pois é, eis a questão. Como surge uma ideia bacana, diferente, divertida e que nos preenche de uma alegria, tipo adrenalina na veia, daquelas que nos faz tremer? Isso está adormecido em algum canto da mente, em algum espaço na memória, em algum insight perdido em meio a tantas agitações e deveres do dia-a-dia? Acho que vem de uma junção de tudo isso. E quando a gente sente esta vibração boa sabe que está no camninho certo e que é assim que tem que ser. Mas é bom exercitar pra que essa "criança" continue praticando com a experiência de um adulto!
A sua criatividade, Helena, é fonte de inspiração para todos os que passam por aqui... muito bom!
Beijos, amiga,
DaAna

Drika Sanz disse...

Eu penso que muitas coisas que fazemos estão direta ou indiretamente ligadas à criatividade. Eu sempre desenhei, pintei, bordei e tudo o mais... O próprio ato de escolher cores e temas é um exercício de criatividade. Além do mais sempre trabalhei as manualidades com muito prazer, o que me ajuda a ser mais criativa no dia a dia.
Bjs.
P.S: Gostei dos seus "exercícios de criatividade"!!!

Cecilia e Helena disse...

Meninas, muito obrigada pelas contribuições! Fico feliz que vocês também tenham as mesmas inquietações!
Beijos,
Helena

Sara Arts - handmade disse...

I find now your blog!!! I love your works!!! Nice to meet you here!!!! Thanks to join My Wish List Flickr group!!!

Xx
Sara