quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Uma cidade fantástica chamada Chicago

Chicago nunca fez parte dos meus planos. Nova York, Los Angeles, San Francisco, sim! Aliás, já realizei o sonho de conhecer as três. Mas assim que tive um trabalho aceito num congresso na University of Notre Dame, na pequeníssima South Bend, no estado de Indiana, comecei a procurar as passagens aéreas e uma das rotas possíveis incluía a cidade de Al Capone (e de Barack Obama, Oprah Winfrey, John Cusack, John Malkovich, e até Ferris Bueller, de Curtindo a Vida Adoidado -- quem se lembra? -- entre muitos outros americanos ilustres).
Convidei Crafty-Mom pra ir comigo. Afinal, desde que perdeu o preconceito pela terra do Tio Sam -- por conta daquela temporada maravilhosa em que vivemos na Califórnia --, que ela tinha muita vontade de voltar. 'Topa?' 'Topo!'...........
Coincidentemente, na época em que ela começou a se movimentar para tirar o visto, a revista Viaje Mais publicou uma excelente matéria em que se comparavam as cidades de Nova York e Chicago (a chamada da capa dizia: "O melhor para suas férias nas duas cidades mais vibrantes dos Estados Unidos"). A matéria começa assim: 
A rivalidade entre Nova York e Chicago sempre foi assunto de jornais e revistas nos Estados Unidos até há alguns anos. (...) Na internet é possível encontrar diversos debates de pessoas que vivem nas duas metrópoles ou que já as visitaram. Os assuntos mais comuns são qual delas tem o skyline mais bonito, o prédio mais alto, a noite mais animada, qual é a sede do melhor time de beisebol ou de basquete, faz a melhor pizza e por aí vai (Josiane Romera, Viaje Mais, julho de 2011).
Skyline de Chicago
Skyline de Chicago

Pra quem quiser tentar: a cidade tem dois aeroportos. Vale a pena chegar pelo O'Hare, já que ele tem uma estação de metrô que o liga diretamente ao centro da cidade. Ficamos num hotel no Loop, região downtown de Chicago, servida pelo metrô elevado que passa por cima das nossas cabeças:
The Loop

Há tempos atrás, vimos, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) daqui de Brasília, uma exposição do escultor indiano/britânico Anish Kapoor e ficamos encantados com seu trabalho de vanguarda. Pois o Millenium Park, um dos parques mais famosos de Chicago, abriga uma de suas esculturas mais famosas: o Cloud Gate (algo como "Portão das Nuvens", informalmente conhecido como The Bean, ou "O Feijão"). Linda!

Millenium Park, Chicago
Refletindo o meu Suiane Maria no Cloud Gate

Millenium Park, Chicago
Crafty-Mom, já cansada de andar, admirando a beleza do skyline e das folhagens de outono

O Art Institute of Chicago abriga uma vasta coleção de pinturas famosas. Sabe essa aqui, ó? Tá lá!

 Van Gogh: "O Quarto", uma das minhas pinturas favoritas de todos os tempos

Crafty-Mom babou nesse aqui, paixão de longa data. Ela não sabia que ele fazia parte do acervo do museu.

 Caillebotte: "Paris: Um Dia Chuvoso" (alguém se lembrou do último filme do Woody Allen?)

Por enquanto é só. Depois ainda quero falar de South Bend e, principalmente, da nossa visita à Jo-Ann Fabric and Craft Stores. Aguardem!
(por Helena)

6 comentários:

maristela disse...

Ai, pelo amor de Deus, mostra a tal Jo Ann pra gente. Conta como é, fala tudo, não esconda nada...rs...rs...
Bjs

Unknown disse...

Que cidade linda e interessante! Vou incluir nos meus locais a visitar, certamente! E, convenhamos, viagem com a mamãe??? Tudo de bom!!!!! Parabéns às duas! Bjs, bjs!

Mari disse...

Concordo com a Maristela aí de cima...mostra pra nós, please...
Bjs

Viviane Basile disse...

Meus olhos estão coçando com tantas cores lindas nessas fotos. Sonho conhecer a cidade da Oprah (adoooooro!). Que post legal!!!!

E manda ver no Joann pra matar logo as craft-amigas de inveja.

Beijos nas duas!!

Cissa Branco disse...

Meninas,

Que delícia isso, deve ter sido uma aventura, mostrem mais!
Beijos

Cecilia e Helena disse...

Paciência, meninas! =))))
Beijos,
Helena