quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Agosto

Se o mês de julho tem esse nome em homenagem a Júlio César, por que o imperador César Augusto não transformaria o mês Sextilis em agosto? E também com 31 dias, como julho. Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto - 63 a.C - 14 d.C) foi o primeiro imperador romano. Uma vida e tanto, vale a pena ser recordada.
A estátua ao lado é chamada de "Augusto de Prima Porta".  Foi descoberta em 1863 na casa de Livia Drusa, Prima Porta, Roma. Atualmente está no Braccio Nuovo no Museu do Vaticano. É feita de mármore, com resquícios de tintas douradas, púrpuras, azuis e outras cores com as quais ela foi policromada. Livia Drusa foi sua terceira esposa e não era nada fácil. Mandou e desmandou no Império; sabia mexer os pauzinhos para proteger os seus. Ai de quem ousasse desafiá-la. Uma verdadeira "matrona", no sentido de mulher de status elevado e grande moralidade.




Como de costume, aí vai a iluminura referente a agosto no Livro de Horas do Duque de Berry:


Nobres com falcões
Reparem no pessoal nadando no rio - é verão no Hemisfério Norte. O castelo representado é o Château d'Étampes, do qual hoje em dia só resta a torre mais alta.
Por aqui, no Rio, friozinho gostoso e vento lá fora. As folhas das amendoeiras cobrem as ruas do Bairro Peixoto.
 
(por Cecilia)

Nenhum comentário: