terça-feira, 1 de março de 2011

Março - homenagem a Marte, deus da guerra

Março tem esse nome em homenagem a Marte, deus romano da guerra. Na Grécia seu nome era Ares. Na realidade, ele era o deus da guerra sangrenta, feroz; sua meia-irmã Minerva (Atena), representava a guerra diplomática, aquela que se discutia nas tendas, sem derramamento de sangue. Curiosamente, Marte é o pai de Cupido (Eros), um dos frutos de sua união adúltera com Vênus (Afrodite). 

Vênus e Marte - Botticelli (séc. XV) - National Gallery (Londres)
No hemisfério norte, em março começa a primavera. Na Antiguidade e na Idade Média, as batalhas eram travadas nesse período: primavera-verão; daí também ser esse mês dedicado a Marte.
A de março é esta:

É a época de semear os campos (no hemisfério norte). Ao fundo está o castelo de Lusignan, uma das moradias do Duque de Berry (que chique!).
(por Cecilia e Wikipedia)



2 comentários:

msgteresa disse...

Oi,Cecília!
Que delícia o nosso encontro em Copa,hein? Adoooorei!!!Você é uma pessoa muito especial e ficamos muito feliz em conhecê-la...A sua simpatia nos encantou!Muito obrigada pelo seu carinho!
Menina...Então esse costume do ano começar "realmente" quando março chega é muito antigo mesmo...São tantas as estórias que fazem parte das nossas raízes culturais e que a gente nem percebe a existência,né?
Curioso era a diversidade das atividades humanas de março: Semear os campos e fazer a guerra! A humanidade ,de certo modo, caminha sempre seguindo a mesma essência...
Eu fiz um post falando de março e suas águas...E lembrei do fato que existe uma "consciência coletiva" que espera esse mês chegar para o ano de fato começar... Março realmente simboliza o "recomeçar" das estórias humanas!
Te desejamos um feriado carnavalesco de muita paz!
E lembrando o meu e-mail:
msgteresa@hotmail.com

Beijo grande pra ti,querida Cecília!!!
Dos seus amigos virtuais e agora reais...
Teresa e Wesley
("Se essa lua fosse minha")

Cris Rosa disse...

Oi Cecília, acho maravilhoso a história grega e romana!
E que imagem linda1
Bjkas