quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bento box: é fácil (PAP)

Iniciar um novo projeto sempre demanda coragem. Dá um friozinho na barriga! Pensei em fazer um bentô como o que fiz para a minha prima, só que, agora, bem coloridinho. Como sou adepta do hi-lo, nessa mantinha usei um tecido nacional (neutrinho, numa padronagem que adoro, imitando tecido de bordado) e dois tecidos importados (by Moda), com o mesmo padrão de bolas -- adoro -- em um composé de azul e marrom.


Este ainda não tem dono(a). Alguém se habilita?

Aqui, compartilho com vocês o passo a passo de um bloco nesse padrão, que, em inglês, chama-se bento box, ou bentô (vi assim em cardápios de restaurantes japoneses), em português, por lembrar as deliciosas marmitinhas de comida japonesa. Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que é um dos meus favoritos (tanto o padrão quanto a comida hehehe). Também postei um PAP aqui, nesse que é um dos posts mais visitados do blog.
O primeiro passo é a escolha dos tecidos. O ideal é escolher um tom bem claro e um tom bem escuro, para produzir um contraste interessante. Para esses blocos, cortei 4 quadradinhos claros e 4 quadradinhos escuros de 10 x 10 cm cada, e 2 retângulos claros e 2 retângulos escuros de 10 x 20 cm cada. Depois, fui unindo os quadradinhos (de 2 em 2) e, por fim, acrescentei as faixas feitas com os retângulos:

Bento box (PAP)

Depois de costurar tudo, é necessário aparar as sobras de tecido. Vejam que o avesso do bloco também é bonitinho! Por duas razões: (1) satisfação pessoal (hehehe) e (2) facilita o trabalho d@ quilteir@.

Bento box (PAP)

Ainda não sei como vai ser o quilting!
(por Helena)

9 comentários:

A Casca da Cigarra disse...

Oi Helena, Oi Cecília! vou inaugurar minha lista de projetos desafiadores 2011 com este PAP. Gostei da escolha das cores...acho que vou fazer o meu com uns vermelhos que tenho aqui e estou guardando para algo especial. Obrigada! Beijos

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá Helena

Gostei muito do trabalho e do PAP. Ainda ando a gatinhar no patchwork, mas espero ainda este ano dar os 1ºs. passos e PAP's em português ajudam muito.
Beijinhos
Helena

harumi disse...

ai, adorei este PAP! vai pra minha lista de coisas-a-fazer-em-2011.
sabe, eu tb sou adepta do Hi-lo, gosto de misturar, acho que fica mais rico...
beijocas,
da harumi

Laély disse...

Ei, meninas!
De volta ao batente?
Receberam meu e-mail com nossa foto?
Abraços!

Andréa disse...

Oi, Helena.
Adorei sua escolha de tecidos!
O quilting é sempre uma dúvida, não? (rs) Para a minha última manta, acabei optando pelos movimentos livres. Quando estiver pronta (a Alice vai quiltar pra mim), eu posto no blog.
Um beijo,
Andréa.

Cecilia e Helena disse...

Ai, Laély, falta minha! Recebi a foto, gostei muito do pedacinho do video do Vinicius. Estou juntando animação pra postar algo. Todo início de ano é isso (acho que é o calor).
Um abraço da Cecilia.

Karina. disse...

Ótimo PAP!Obrigada por compartilhar!
Vai para minha lista de coisas a serem feitas nas férias!
Isto mesmo, nas férias quero costurar e relaxar.

bj

Virginia lucia domingues disse...

oi
lindo trabalho.... obrigado pelo PAP, valeu.....beijocas Vilu

Glaucia disse...

Achei seu blog andando pela net, quanta coisa linda, estou aprendendo o patchwork e seus PAPS serão te grande ajuda. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

Ótima semana e bjos pra vc,

Gláucia
www.repletodevida.blogspot.com