quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Liège, Leandro e andanhos

Nossa querida amiga  virtual (ainda), Liège, e seu marido, Leandro, tiveram uma ideia maravilhosa neste fim de ano. Em novembro, eles convidaram os leitores do seu blog, Andanhos , a enviar fotografias que registrassem um momento especial do ano que está acabando. Eles disseram que gostariam de conhecer alguns passos e caminhos dos seus seguidores, ou peregrinos, que é como eles se referem a seus visitantes. Acho lindo o nome do blog - Andanhos - e, como sempre, fui à procura do significado. O Houaiss informa a data em que foi registrada primeira vez em documento - 1294 (sim, gente, as palavras têm certidão de nascimento!) - e significa 'caminho de um lugar, carreiro, recanto'. Ai, que coisa mais linda! Tem tudo a ver com o tempo que eles viveram em Santiago de Compostela, lugar lindo e misterioso da  Galícia ou Galiza , terra de bruxas - as "meigas"- e lendas celtas.
Mandei uma foto do primeiro dia de 2010,  em que estamos Helô, a avó paterna (Mariza) e eu. Escrevi um pequeno texto, em que manifesto o amor das vovós. Vão lá dar uma conferida.
(por Cecilia)

4 comentários:

Unknown disse...

Oh, Cecília, que escolha feliz! A foto mostra o quanto a pequena está amada e protegida entre as avós corujas... =) Bjs, querida!

Rosana Sperotto disse...

Cecília, sinto uma molezinha tão gostosa quando te leio. Lembra um estado de graça que a voz e a cadência de algumas poucas pessoas me proporcionavam quando criança. Daí fui lá ver a foto e fiquei ainda mais molinha. Acho que Helô deve sentir parecido no meio dessas vovós amorosas. Beijo!

Andanhos disse...

Cecilia, ficamos surpresos e muito contentes ao ver este carinhoso post. Muito obrigada! E obrigada também por ter participado dos Caminhos Amigos com a foto da Helô e suas vovós.
É um prazer acompanhar seu blog e compartilhar meus caminhos com vocês.
Santiago de Compostela é um lugar mágico e maravilhoso! Mas eu morei do outro lado da Espanha, em Pamplona, capital do Reino de Navarra e cidade dos touros e de rica cultura basca. Lugar por que Hemingway se apaixonou...
Um beijo, com carinho.

Andanhos disse...

Ah, o Caminho de Santiago passa por Pamplona.