segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Free Motion Personas: projeto final

Quando comecei a me interessar por tecidinhos, linhas e costura, não imaginei aonde isso ia parar. Uma vez falei que entrei pra esse mundo craft (um "universo paralelo", segundo a Vivi) quando descobri que poderia transcender os cadernos de moldes e riscos e inventar mil coisas, usando a criatividade para poder revisitar o tradicional. Aliás, revisitar o tradicional tem sido uma das minhas paixões e um dos meus objetivos principais. Pirei completamente, quando, em fevereiro, voltei dos EUA trazendo (debaixo do braço, pra poder ler no avião) uma revista chamada Art Quilting Studio, cuja proposta é a de expor não quilts tradicionais, (que eu também adoro!) mas, quilts contemporâneos artísticos, os chamados art quilts. Confesso que comprei a revista porque vi um trabalho da Danita (minha "gurua" craft, quem ainda não sabe?) na capa:


Então... nem acreditei quando descobri o Crescendoh Creative Lab, um site cuja missão é "oferecer cursos online de alta qualidade voltados para o desenvolvimento criativo e artístico, eficientemente organizados para alunos de todos os níveis". O que me deixou mais animada foi saber que a mente brilhante por detrás de tudo isso era a Jenny Doh, editora da Art Quilting Studio. Me inscrevi em dois cursos, e mostrei um pouquinho do que fiz aqui e aqui.
Estou feliz porque hoje é dia de "formatura". Meu projeto final do curso da Danita ficou pronto hoje (acho que não teria conseguido se não fosse feriado) e quero compartilhar. Não sei se ficou o mais lindo dos lindos, mas a verdade é que fiquei contente com o resultado e quero aprender cada vez mais sobre essa técnica, chamada mixed media (técnica mista), que envolve colagem, quilting livre à máquina e tudo mais que a criatividade permitir. No meu, por exemplo, incluí bordado à mão.

Projeto final

Projeto final

Projeto final



Projeto final

(por Helena)

7 comentários:

Andanhos disse...

Parabéns, Helena! Você tem talento. Muito sucesso para você!

Cecilia, que susto! Meu sobrinho mais velho também teve apendicite neste ano e foi uma loucura. Essas coisas sempre acontecem de repente e devem ser resolvidas rapidamente. Ou seja, é uma correria! Mas que bom que seu filho já está melhor! Desejo que ele se recupere logo.
Aguardo sua foto e o comentário. Eles podem ser enviados até o dia 30. Mas já estou curiosa...
Beijos.

Unknown disse...

Helena, o "trabalho de conclusão do curso" ficou muito bonito. Me remeteu à união de suas paixões, isto é muito especial e único. Parabéns!

Rosana Sperotto disse...

Amei, amei! Helena, sempre me impressiona quando vejo esse tipo de trabalho nos blogs gringos, mas não sabia o nome nem a proposta. Pra mim, vai além da manualidade, é uma expressão linda de arte, reunindo materiais e técnicas num jogo plástico encantador. Parabéns! Mereces distinção! Abraços pra ti e pra Cecília! Vi lá no Sala da Lá que passaram por um susto. Fico na torcida para que tudo se encaminhe da melhor forma, tá?

Ateliê Basile disse...

Helena... Estou muito orgulhosa pela sua formatura. Temos que comemorar com uma tacinha de prosecco! Uhu!

Seu trabalho ficou excelente! Ganhou elogios da musa Danita e tudo mais. Show!

Obrigada, de coração, por ter me apresentado ao Crescendoh. Espero concluir ainda nesta semana meu final project pra gente fazer uma farra juntas.

Beijo imenso!
Vivi Basile

Anônimo disse...

Parabéns!!!! Já abriu a champagnhe? Pela qualidade do trabalho tem que ser francesa!!! Parabéns por seu talento, empenho e criatividade. Tenho certeza de que foi com mérito! Aliás, muito obrigada pela dica do curso on line, já me inscrevi. Assim como vc, queria algo diferente além da técnica: expressar sentimentos. Estou tentando, mas ainda só no estudo! Agora diga, ONDE posso comprar a art quilting studio? Achei o máximo! Continue sendo essa pessoa batalhadora que nos impulsiona! Abraços, Crys

Cecilia e Helena disse...

Queridas, hoje me esfolei de trabalhar e só estou podendo ler os comentários agora... que lindos, obrigada!
Liège e Simone, obrigada pelas palavras de encorajamento!
Pois é, Ro... a gente fica aqui só admirando as coisinhas das "gringas" e chupando o dedo... vamos à luta! Vamos aprender também! Aliás, fiz questão de bordar palavrinhas em português, pra adicionar um toque nosso.
Vivi! Acho que vou mais vezes à sua casa, porque esse paper fabric ficou especial mesmo... bem coloridão. Estou doida pra ver o seu projeto!
Crys (anônimo)... quem é vc, menina?!!! Adorei te "conhecer". Então vamos nos encontrar nos cursos do Crescendoh? Sobre a Art Quilting Studio, vc tem que importar mesmo, pois não tem aqui no Brasil (peça pelo site que indiquei no link).
Beijos mil a todas!
Helena

Ateliê Ida e Kika disse...

Ma-ra-vi-lho-so!

Adoramos mixed media, parabéns pelos trabalhos lindos e pelo blog, que está ótimo.

Te achamos no twitter e estamos te seguindo. Temos colocado lá vários links sobre art quilt, mixed media, quilt makers e exposições.

Bjs