sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Rosa de Tudor e Mark Twain


Marcador de livros rosa Tudor 

Na postagem Lembranças de Londres, escrevi sobre o kit com um marcador de livros para bordar que o Guto e a Norma trouxeram para mim. Aí está ele, prontinho. A Rosa de Tudor é a flor emblemática da Inglaterra. A rosa branca da Casa de York e a rosa vermelha da Casa de Lancaster foram reunidas em uma só por Henrique Tudor, que se tornou rei da Inglaterra com o nome de Henrique VII. Quando Henrique tomou a coroa da Inglaterra de Ricardo III em batallha, pôs um fim à chamada Guerra das Rosas. Seu pai era Edmundo Tudor, da Casa de Richmond e sua mãe era Margaret Beaufort da Casa de Lancaster. Ele se casou com Isabel de York para juntar todas as Casas. Quem estiver gostando da história pode ler mais aqui. Pois então: Henrique VII e e Isabel de York foram os pais de Henrique VIII.
E onde entra o  Mark Twain? Só há pouco tempo é que descobri que o príncipe de "O Príncipe e o Mendigo" se refere ao príncipe Eduardo VI, filho de Henrique VIII e de sua terceira mulher, Jane Seymour.
Mark Twain diz no prólogo: "Talvez seja uma história real, talvez seja apenas uma lenda, uma tradição. Talvez tenha acontecido, talvez não tenha acontecido; mas PODERIA ter acontecido". Bom, não importa, porque o interessante da narrativa é a reconstituição da época e a sátira social contida na história.
A série de televisão Os Tudors também faz uma excelente reconstituição de época. Só não se pode levar em conta a esbeltez do Jonathan Rys Meyer, já que todos sabem do tamanhão do Henrique VIII, na sua idade madura.
Estou me sentindo muito chique, marcando as páginas do livro com a emblemática Rosa de Tudor, popularizada pela rainha Elizabeth I, também filha de Henrique VIII (com a segunda esposa, Ana Bolena), que a usava ricamente bordada em suas roupas.
(por Cecilia)

5 comentários:

Chiconuelas disse...

Olá vim anunciar que vocês foram uma das ganhadoras do sorteio do meu blog entrelacandochiconuelas.blogspot.com.
Deixo meu e-mail annacage@uol.com.br para que me mandem o endereço completo para que eu envie o porta-agulhas.
Parabéns!! Obrigada por participarem. Beijos.....Carol

Maria Paula disse...

Cecilia e Helena, amei o post sobre a Rosa de tudor. Nada melhor que a história cheia de intrigas daquela época!

Queridas, obrigada pela força!

Estou numa luta fabulosa contra a balança, e agora estou tão determinada, que parece que nunca antes fiz uma dieta na vida!

Saúde é o bem mais importante na vida de alguém, sem ela não podemos fazer absolutamente nada, e a busca pela boa saúde é uma "guerra branca" onde sempre todos ganham.

Beijos mill, a boneca.

Eliene Vila Nova disse...

Cecília minha amiga você é uma mulher chique!
Adorei as almofadinhas, ficaram lindas, aliás como tudo o que fazes né?
amei.
parabéns.
beijos
beijos

Chiconuelas disse...

Oi Cecilia, que bom que gostou do prêmio. Ainda não recebi seu endereço pelo meu e-mail.Estou ansiosamente no aguardo.
Beijo grande Carol

Inusitados acessórios disse...

Oi Cecília!
Obrigada pela sua visita em meu blog!
Adorei seu comentário!
Que bom q tive a oportunidade de conhecer tudo por aqui! Gostei muito!
:)
Beijos!!!!!
Bruna.