sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Todá (Graças) - história da canção

Quero falar um pouquinho sobre os autores da canção Todá (Graças), que reproduzi na postagem em que mostrei o meu presépio. O autor da melodia se chama Stávros Kougioumtzis, grego, muito famoso no seu país. Morreu em 2005, com 73 anos. O autor da letra, o israelense Uzi Hitman, cantor, compositor e escritor, famoso por seus programas infantis na televisão, faleceu em 2004, com 52 anos. Quando Uzi Hitman escreveu a letra já sabia que estava muito doente, foi como uma despedida. Ele morreu de infarto.
Stávros Kougioumtzis era cristão, e Uzi Hitman, judeu. Neste site, pode ser lida a letra da canção em hebraico e também a tradução em inglês, grego, italiano e espanhol. A tradução ao português foi feita pela minha amiga Vitória Sulam Saul e por mim, a partir do texto em espanhol. No You Tube dá para ouvir a versão em hebraico.
No site que mencionei há um comentário (imagino que seja da  editora Aura Levin Lipski), no qual ela assinala a semelhança entre o texto hebraico e a 1ª estrofe do Cantico delle Creature, de São Francisco de Assis. Não tenho como afirmar se essa afirmação procede, porque não falo hebraico. Aprendemos a pronúncia e lemos a tradução, para saber o que estamos cantando.
Fiquei curiosa a respeito, porque sempre que se fala em São Francisco de Assis, nos vem à memória a oração que começa assim: "Senhor, fazei-me o instrumento de vossa paz", que o Fagner musicou e que vocês podem escutar aqui (eu nem sou muito fã do Fagner, mas de vez em quando ele tem umas "sacadas" boas).
Este Cantico delle Creature também é chamado de Cântico do Irmão Sol. Achei este blog que explica tudo sobre a canção composta pelo santo. Vale a pena ler, é muito interessante. No You Tube dá para escutá-la. É lindíssima!
Esta postagem é mais uma das minhas elucubrações!
(por Cecilia)

4 comentários:

Ler e Expressar disse...

Cecília e Helena!

É uma enorme alegria saber que a postagem ajudou a vocês. Sintam-se a vontade! O conhecimento é dialético, assim o que um imagina saber o outro pode ajudar a tornar saber ainda mais rico.
Estarei sempre visitando o Blog de vocês e fazendo as colocações que eu achar próprias!

Pace e Bene.

Lili disse...

Meninas lindas!!!
Já estou passando pra deixar um abraço gostoso em cada uma e desejar que vcs tenham um Natal pleno de amor, alegria, família e amigos.
Estou na correria com os trabalhos e depois vem a viagem pra terrinha natal encontrar a familiada, então já me adianto um pouco... :)
Muitos beijos e abraços!!! ;)

teresa disse...

Queridas novas amigas virtuais, estou passando rapidamente, antes que o avião vá embora, pra te desejar um Natal bem gostoso e um Ano Novo cheio de promessas. Beijo grande.

Raphaela disse...

eu tb adoro esse tipo de música, parece nos leva à outro lugar, outra cultura.