quarta-feira, 15 de julho de 2009

Trapunto

(em: http://www.quiltscomplete.com/ )

Fui ao Google e retirei as informações daqui. Lá diz que esse trabalho surgiu na Sicília, no século XIV. Esteve na moda durante a época dos Tudors (1485-1550), na Inglaterra. Só para situar a época dos Tudors: é a de Henrique VIII, o das seis mulheres, duas das quais mandou decapitar; e de Elizabeth I, filha do Henrique VIII e da Ana Bolena, que a Kate Blanchett fez tão bem (a Elizabeth, não a Ana Bolena) no cinema. O trapunto também foi muito popular em Marselha, lá pelo século XVII.
Dá pra ver, pelas fotos, que não se trata de patchwork (trabalho com retalhos), mas de bordado. Aliás, trapunto, em italiano, significa 'bordado acolchoado'. Nunca trabalhei com trapunto, então não vou me meter a falar da técnica. O ponto usado é o de alinhavo, e pelo que está escrito no link que coloquei no início e repito aqui, quando se quer dar um relevo ainda mais especial, coloca-se mais plumante naquele ponto. Bom, é isso aí. (por Cecilia)

3 comentários:

VALEN PATCH disse...

Muito interessante a postagem , tanto que lhes peço a permissão de usá-la como link em meu Glossa´rio e Pathwork .

Sandra

Cecilia e Helena disse...

Claro, Sandra, fique à vontade!
Beijos
Helena

pormaisqdmais disse...

Linda esta postagem, mas esperar o que de duas artistas como vcs. Ah! Estou deixando um selinho para vcs no meu blog, não sei ainda enviar via link, mas logo aprendo. Tô esperando suas visitas. 1000bjs.fffc