domingo, 9 de novembro de 2014

Elucubrações: Renoir e as meninas de rosa e azul

Este quadro do Renoir vem, ultimamente, ocupando meu pensamento e me fazendo elucubrar muito. Posso dizer, então, que ele passou a fazer parte da minha colcha existencial - mais um retalho entre tantos outros. Quem são essas meninas? Qual a sua história? Por que foram retratadas?

Les Demoiselles Cahen d'Anvers - Rose et Bleue - 1881



As informações sobre as meninas chegaram a mim por duas fontes: a Helena e um livro chamado "A lebre com olhos de âmbar", de Edmund de Waal.
As meninas, Elizabeth - azul - e Alice - rosa -, eram filhas de um banqueiro, na Paris da Belle Époque. O quadro foi encomenda da família, e Renoir retratou mais alguns membros da família.
A Helena comentou sobre o quadro e sobre a história das meninas quando a escola de balé que a Helô frequenta montou um espetáculo que recriava quadros famosos. A Helô representou uma das meninas. Evidentemente as roupas foram adaptadas, e a referência ao quadro se mostrava nas fitas que rodeavam as cinturas das bailarinas. Muito lindo!

Escola de Dança Monica Maia

No livro, o autor conta a história da sua família ( não é ficção, é uma história verdadeira), de banqueiros provenientes da Ucrânia, que se estabeleceram, uma parte, em Paris, outra parte, em Viena - os Ephrussi.
O que aconteceu foi o seguinte: um dos Ephrussi (Charles) era um mecenas e patrocinava muitos dos pintores da época, seja comprando seus quadros, seja recomendando-os a amigos ricos como ele. Renoir estava precisando de dinheiro, então Charles recomendou-o à família Cahen d'Anvers. Edmund de Waal conta todos os detalhes no livro. 
Parece que a família não gostou muito do quadro, porque custaram a pagar os 1.500 francos que o pintor pediu. Foi preciso que Degas escrevesse um bilhete a Charles Ephrussi, lembrando-lhe o pagamento. Isto tudo está com detalhes no livro.
Mas o que mais me comoveu foi o fim da menina de azul: "Então, terrivelmente, uma nota entre colchetes diz que a menina de vestido azul no retrato de Renoir das filhas de Louise Cahen d'Anvers - encomenda ansiosa e infinitamente arranjada por Charles para levantar dinheiro para Renoir - havia sido deportada e morrera em Auschwitz" (do livro de Edmund de Waal).
Procurei no Google e achei um relato completo sobre o quadro, na Wikipedia : Rosa e Azul (Renoir).
Para quem ama Paris e Renoir e as histórias da Belle Époque - o quadro foi pintado no nº 66 da Avenue Montaigne, onde os Cahen d'Anvers moravam desde 1873. Charles Ephrussi morava no nº 81 da Rue de Monceau.
A obra está atualmente no MASP ( Museu de Arte de São Paulo).
Recomendo vivamente a leitura do livro: A lebre com olhos de âmbar - Edmund de Waal. Certamente este livro também faz parte da minha colcha existencial.



(por Cecilia - pensando que ainda há mais a elucubrar sobre Renoir e sobre o livro)


Nenhum comentário: