segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Tarde de sábado - meninas bordadeiras

Já imaginaram a capa de um trabalho escolar toda bordada? Pois foi o que o grupo da Helô inventou. Uma das meninas viu esta foto no Instagram da Helena e ficou encantada. Comentário, quando soube que as mãozinhas da foto eram as da Helô: "Que ninja!". Mais uma expressão para o meu vocabulário ... Reciclar-se é preciso!

As meninas se reuniram sábado à tarde na casa da Helô e começaram a pesquisar desenhos que representassem as características da Região Norte do nosso amado Brasil. As meninas são craques no computador (todas têm 10 anos de idade) e foram encontrando tudo de que precisavam. A Helena ajudou, desenhando as figuras no tecido. A Helô orientou os trabalhos, já que nenhuma das outras sabia bordar. Eu estava presente (não ia perder esse espetáculo de jeito nenhum!) e constatei o empenho de cada uma delas. 

Vitória-régia e guaraná nas mãos das meninas bordadeiras

De vez em quando tinha brincadeira, visita do Cafuné, pipoca ... e retorno aos bordados, com troca de opiniões sobre as cores a serem usadas, um encanto!

Visita do Cafuné
 O resultado de tanto empenho é este:



O design é das próprias meninas; a Helena ajudou na costura à máquina. Eu ajudei a enfiar a linha nas agulhas e a fazer os nozinhos.
Foi uma tarde leve, descontraída, produtiva, saudável ... podem acrescentar os adjetivos que quiserem, todos positivos!
Eu, toda derramada, cheia de tendresse, via as formas que iam saindo das mãozinhas laboriosas. Enquanto isso, eu também ia fazendo meus pontinhos de cruz. O resultado mostro depois.

Os esquemas são do aufildemartine.fr/


 Valeu, meninada!
(por Cecilia, avó babona)

13 comentários:

AnaVergara disse...

Mas essas meninas merecem um 10, no capricho - 10 para a ideia, 10 para o empenho e 10 para o trabalho em grupo! Parabéns!

harumi disse...

que tarde de trabalho gostosa! que trabalho original!!!
e que orgulho, hein, Cecilia e Helena!

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Lindo de ver, quanto entusiasmo e que resultado maravilhoso! parabéns para todas! beijos com saudades de acompanhar melhor o blog de vocês... Dani

Unknown disse...

Sabe o que é mais legal? É que em tempos de velocidade, comunicação instantânea, tecnologia, as meninas optaram por algo único, diferenciado, que requer atenção e esforço. Mais que um 10 na nota, elas aprenderam uma lição que só se revelará com o tempo: a possibilidade de criar algo com as próprias mãos, de encontrar um lugar de paz e sossego... Fiquei realmente inspirada com essa história. Parabéns a todas!

Atelier Caseiro disse...

Dos posts mais lindos dos últimos tempos. Adoro esse encantamento pelas artes manuais, esse empenho por fazer algo único, por dar asas a imaginação. É muito amor em cada pontinho, é a certeza de uma delas levará adiante este amor pelas artes, ou quem sabe todas elas. Realmente inspirador!

Andréa disse...

Oi, Cecília.
Que tarde gostosa! Deve ter sido mesmo muito tocante ver as meninas bordando e aprendendo coisas novas.
Ah! Estou curiosa para ver o seu red work pronto. Está ficando lindo! O que vai ser?
Um beijo,
Andréa.

Eliane disse...

O trabalho ficou lindo e com certeza teremos novas bordadeiras no pedaço.É tão bom ver meninas interessadas em algo que não seja só net.

Ana disse...

É para babar mesmo, vovó!
Que encanto essas meninas.
A capa ficou maravilhosa.
Parabéns para as bordadeiras ninjas
Bjuss

Rosana Sperotto disse...

Coisa querida essas mãozinhas descobrindo as delícias das manualidades. Cecília, estão conscientes que logo estarão sofrendo do mal aquele: mãos nervosas sempre à procura de um lerê-lerê? rsrs
Beijos pra todas!

Cristine Akemi disse...

oi, Cecília e Helena!

vi as fotos no instagram da Helena e não tinha entendido muito bem, mas agora que sei a história inteira, as fotos são ainda mais interessantes :)

lembrei de quando eu aprendia a fazer as coisas com minha mãe, minha avó e a prima da minha mãe, elas ensinaram tantas coisas quando eu era pequena... agora vejo que na época parecia uma coisa comum, mas não é. poucas pessoas da minha idade sabem bordar, tricotar, crochetar ou costurar.
fiquei muito feliz em ver que elas têm interesse por essas atividades (a Helô eu já sabia, é claro).

parabéns para as meninas e para as professoras!

beijos,
Cris

Chiconuelas disse...

Olá Cecília também amo boradados e todos por aqui estão incriveis!!
Gostaria de comprar uma bolsa baldinho, fui até a loja e todas estão fora de estoque. Como posso adquirir uma???
Aguardo seu contato!!!

Beijos carol
e-mail - annacage@uol.com.br

Flávia Souza disse...

essas meninas me emocionaram... <3

Bjks

Flávia
www.conexaoflavia.blogspot.com

Arte e Decoração disse...

Nossa!! Cecília, que coisa mais linda, isso realmente é tudoooo