domingo, 13 de janeiro de 2013

Citar a fonte, sempre!

Outro dia, por pura falta do que fazer, e mais uma pitadinha de curiosidade -- confesso! -- dei uma googada em "bolsa baldinho" e fui parar no blog de uma moça (não citarei nomes e nem fornecerei links, mas se vocês forem ainda mais curios@s do que eu, saberão exatamente o que fazer...), que, exibindo a sua última costurinha, uma bolsa no estilo 'tote bag', dizia: (...) ontem fiz esse modelo de bolsa baldinho vi lá no face uma moça que faz essas bolsas lindas, só me esqueci o nome dela agora,olha só que linda a minha bolsa escolhi uma cor lilás tão linda. O que leva alguém a agir assim? Ingenuidade ("tá na net, virou domínio público; logo, posso copiar")? Preguiça ("não lembro quem é a moça, e também não tô a fim de procurar")? Ou má fé mesmo ("vou copiar e vou me dar bem!")???
Não é minha intenção criar caso, nem condenar ninguém por um suposto plágio. Sabemos que quem expõe seus trabalhos na net está, claro, sujeito a ser copiado (mas até o nome?!), mas não é essa a questão que está em jogo aqui. A questão é: por onde anda a ética, a consideração, a deferência pela criação alheia? CITEMOS AS NOSSAS FONTES DE INSPIRAÇÃO, SEMPRE! É pedir demais?

Bolsa Baldinho Flores

Por um 2013 mais ético, seja no mundo virtual seja no mundo real (para mim não há diferença entre os dois!)
(por Helena)

5 comentários:

Daniela Viana disse...

Nossa que chato heim, eu tambem vi e achei que realmente faltou os creditos merecidos!
Beijo da Dani...

House of Pinheiro disse...

Infelizmente esse problema e pior no Brasil... Aqui as pessoas tentam citar fontes ...

Andréa disse...

Oi, Helena.
Curiosa como sou, acabei dando uma olhada no blog da criatura. A maneira como ela "citou" você foi muito inapropriada. Mas não esquenta... O seu trabalho é inconfundível e de qualidade muito superior.
Um beijo,
Andréa.

Cecilia e Helena disse...

Meninas, obrigada pelo comentários! Andréa, obrigada pelo elogio! :)
Beijos,
Helena

Viviane Basile disse...

Adorei a bronca! Como existe gente SEM NOÇÃO!

Beijo! Beijo!
Vivi Basile