sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sexta-feira, 13

Acordei pensando nisto: por que a sexta-feira, 13 é considerada um dia de azar? Consultei a Wikipedia e, de cara, encontrei algo que em geral, me encanta! O que é? Vamos chamar de "cultura inútil": o medo irracional e incomum do número 13 se chama triscaidecafobia. Já o medo específico da sexta-feira, 13 é chamado de frigatriscaidecafobia !!!! É bom para usar no jogo da forca ...



faberludens.com.br
   Muitos dão como origem o fato de que Jesus Cristo tenha sido morto numa sexta-feira, 13, já que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissam, no calendário judaico. Ainda acrescentam que na Santa Ceia (que, na realidade, foi uma celebração da Páscoa judaica), sentaram-se à mesa 13 pessoas; duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram tragicamente em seguida.
  No entanto, essa superstição já vem de tempos antigos. A palavra frigatriscaidecafobia (eita, palavrãozinho!) tem origem numa  lenda nórdica. Friga era a deusa do amor e da beleza.  Quando as tribos nórdicas e germânicas se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa.  Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, que ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa. O nome Friga deu origem a frigadag (sexta-feira). Se tiverem curiosidade, podem ler mais aqui, sobre Friga.

Algumas curiosidades sobre a sexta-feira, 13:
- Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a sexta-feira 13. A maior festa acontece no castelo de Montalegre, Trás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam bruxas, bruxos, feitiços e a queimada. Para saber mais, veja aqui.
- Nos Estados Unidos há prédios que não indicam o 13º andar; de 12 passam para 14, ou para 12 A. Muitas empresas aéreas também pulam a poltrona 13 em aviões.
- Nos esportes, a Fórmula 1 é a categoria mais afetada pela superstição: nenhum piloto usa o número 13 no carro há décadas.
- Na Espanha, o dia de azar é 3ª-feira, 13. Há um provérbio que diz: En 13 y martes, ni te cases ni te embarques, ou seja, um casamento ou uma viagem acabarão mal se acontecerem numa 3ª-feira, 13. Elucubração paralela - não será um casamento uma grande viagem?
- Já o Zagallo considera o número 13 um número de sorte. Ele não deixa de ter razão: segundo os numerólogos, o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), considerado símbolo de próspera sorte.

 
Zagallo - terceirotempo.bol.uol.com.br
É muita coisa para elucubrar ... Alguém gostaria de acrescentar alguma curiosidade?  Uma boa sexta-feira para todos nós é o que desejo. Um excelente fim de semana. Valeeeeuuuuuu....

(por Cecilia)

5 comentários:

Rhandra Taysk disse...

Nossa! Quanta informação!

"frigatriscaidecafobia" Essa eu conto para os meus irmãos (se eu conseguir pronunciar :D)

(Nem tinha percebido que hoje era sexta-feira 13!)

Beijos!

Anônimo disse...

Hi!!
I'm Laura, one of the other artists featured on Sara's Wish List this Week!
...your work is great!! I really like your creations!!
Greetings!
Laura

crochetdaheloisa.blogspot disse...

Oi Meninas


Adorei essa postagem.eu particulamente coloquei o 13 como dia da sorte, pois é bem melhor do que voce evitar. Eu penso assim...melhor se unir ao inimigo. Desta forma sempre acontece coisas boas neste dia pois fico aguardando por ele e a cada telefonema eu pulo e digo: Vem coisa boa....e concidentemente semore vem. Com carinho Heloisa

crochetdaheloisa.blogspot disse...

Oi Meninas


Adorei essa postagem.eu particulamente coloquei o 13 como dia da sorte, pois é bem melhor do que voce evitar. Eu penso assim...melhor se unir ao inimigo. Desta forma sempre acontece coisas boas neste dia pois fico aguardando por ele e a cada telefonema eu pulo e digo: Vem coisa boa....e concidentemente semore vem. Com carinho Heloisa

Vanessa Biali disse...

Oi, Cecília!
Obrigada pela sua visita carinhosa.
Eu nasci numa sexta-feira 13, então, o 13 é sempre dia de sorte para mim. ;-)
Beijocas,
Vanessa