segunda-feira, 30 de julho de 2012

Colcha no padrão pata de urso

Quem me conhece sabe que tenho uma super queda por quilts modernos. Mas como não morrer de amores por um quilt tradicional como esse? Minha foto da colcha feita por crafty-Mom, com o bloco Pata de Urso, apareceu hoje na seleção da Dani Sinhorelli, no tradicional post dos domingos, "As melhores fotos do grupo BananaCraft no Flickr". Ela foi confeccionada há uns bons 7 anos para presentear a minha sogra, que mora em Vila Velha-ES, mas eu não me canso de admirá-la. Tooodo final de ano vou para lá, e tooodo final de ano fico suspirando por ela. Tanto é que não é a primeira vez que a fotografo. Segue a foto que apareceu hoje lá no Banana:

No BananaCraft!

Padrão pata de urso.

Essa foto ficou especial porque foi tirada contra o espelho. Acho a decoração desse quarto -- o de hóspedes -- muito gostosinha, e quis que ela aparecesse junto com a colcha. A parede é de um azul clarinho, e nela está pendurado um espelho oval de madeira, super retrozinho. 

As fotos abaixo tirei em 2010, e elas mostram mais detalhes do bloco:


Quilt

Quilt
Não é divina?!!!

Agora é a vez de crafty-Mom dar uma palavrinha sobre esse padrão tradicional:

O bloco Pata de Urso (Bear's Paw) é um dos mais tradicionais do quilting norte-americano. Os nomes dos blocos foram dados pelas mulheres que os faziam.  Eram um reflexo do meio em que viviam, do tempo de pioneirismo, da conquista da terra. Bear's Paw, Log Cabin (Cabana de Toras), Oregon Trail (Trilha do Oregon), Queen Prairies (Pradarias da Rainha), Flying Geese (Gansos Voadores) e tantos outros mostram o que as mulheres viam e reproduziam nos seus trabalhos artesanais. Encontrei esta página sobre a história dos nomes dos quilts.
Um dos meus sites favoritos é o The Quilter's Cache. Lá podemos encontrar uma infinidade de blocos e as instruções (muito bem detalhadas) para fazê-los.  Para fazer o Pata de Urso é só seguir estas instruções.
Com essa mesma técnica é possível fazer outros blocos, como, por exemplo, as Delectable Mountains  (Montanhas deleitáveis) ou o Bear's Track (Trilha do Urso). Numa postagem de 2009, falei sobre o Log Cabin que fiz para a Helena. Também de 2009, esta postagem da Helena descreve a colcha com o bloco Delectable Mountains. De 2010, esta, sobre o Pata de Urso; e esta, também de 2010, sobre os Gansos Voadores.
É um bloco que permite inúmeras variações, além de nos proporcionar a possibilidade de usar nossos inúmeros retalhos. É só usar a imaginação.
Uma boa semana!
(por Helena e Cecilia)
 

8 comentários:

Unknown disse...

NOssa, isso é um sonho de colcha! Morri!

harumi disse...

lindo!!! lindo!!! lindo!!!!
eu tb tiraria mil fotos cada vez que visse a colcha! :-)

Hannah disse...

Muito bonito mesmo! Passei para conhecer seu blog, adorei!

Andréa disse...

Linda colcha! E obrigada pelos links para os outros padrões. Dá vontade de fazer todos eles!
Um beijo,
Andréa.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Ah...este trabalho é um sonho...quem sabe um dia chego lá! Adoro esses trabalhos!
Beijos e um ótimo final de semana!
CamomilaRosa

Cuca e Leila disse...

Muito linda !!!! Amei !!!!
Bjsss !!!!!

Unknown disse...

Eu estou um pouco atrasada para comentar, mas nunca é tarde para dizer o quanto admiro a qualidade do trabalho dessas talentosíssimas crafters. Fonte permanente de inspiração. Bjs! Boa semana!

Unknown disse...

Linda colcha *-*

te vi lá no banana craft, lindo seu trabalho. bjs

estou te seguindo, ok?