terça-feira, 24 de abril de 2012

As pessoas e suas invenções geniais: Gideon Sundbäck

Quase pirei quando, hoje bem cedinho, dei de cara com aquele zíper gigante, ladeado pelas letrinhas bordadas formando a palavra Google. Super curiosa para ver do que se tratava, 'abri' o zíper e li o verbete que dizia: "Gideon Sundbäck", engenheiro sueco, "associado a pesquisas de desenvolvimento do zíper". 




Otto Fredrik Gideon Sundbäck era sueco. Nasceu em 24 de abril de 1880. Depois de seus estudos na Suécia foi para a Alemanha, onde se formou em Engenharia Elétrica.



Mudou-se para os Estados Unidos em 1905. Lá, trabalhou na Westinghouse Electric and Manufacturing Company em Pittsburgh. Em 1906, Sundbäck foi contratado para trabalhar para a Universal Fastener Company in Hoboken (Nova Jérsei), onde chegou ao cargo de chefe projetista. Em 1909, Sundbäck casou-se com Elvira Aronson, filha do gerente da fábrica Peter Aronson, nascida na Suécia. Faleceu em 21 de junho de 1954.
     
Depois da postagem de anteontem, não há como deixar de homenagear esse homem que salvou de tanto trabalho as pessoas que trabalham com costura no mundo inteiro. Já imaginaram quantos lacinhos, cordõezinhos foram economizados com essa invenção fabulosa? E o tempo? Sendo assim, estamos dedicando nosso post de ontem a Gideon Sundbäck. Em 2006, ele foi incluído no  National Inventors Hall of Fame dos Estados Unidos por seu trabalho no desenvolvimento do zíper (que eu, Cecilia, ainda chamo de fecho éclair).
(por Cecilia e Helena)

3 comentários:

Taysk disse...

Ah! Eu também vi esse doodle! Muito legal, né? :D

Cecilia e Helena disse...

Muuuuuuuuuuuuuito!
Beijo
Helena

BELMIRA PEDRALVA disse...

Também pirei!!!!!!!!!!!