terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Eu, Cecilia, no blog da Liège

A Helena já falou do blog da Liège, Andanhos. A minha contribuição para o "Caminhos amigos de 2011" foi esta:
O texto foi este:

Muita coisa boa me aconteceu em 2011, graças a Deus. Quero destacar minha participação no Congresso de Professores de Espanhol, realizado em Niterói, Rio de Janeiro. Desde 1991 venho estudando e lendo tudo o que se refere a uma língua que quase morreu, mas que vem  renascendo graças aos esforços de pessoas que querem manter a cultura herdada de seus antepassados expulsos da Península Ibérica no século XV. Sefarad é o nome hebraico da Espanha; os descendentes dos judeus expulsos são chamados sefaradis. Para mim, a foto é importante: pela primeira vez, em um Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol falou-se do ladino ou judeu-espanhol: Vidas largas ke tengamos. Ke muestros kaminos sean de leche i miel.

Uma vez já falei aqui sobre o nome do blog da Liège. Escrevi que "o Houaiss informa a data em que foi registrada primeira vez em documento - 1294 (sim, gente, as palavras têm certidão de nascimento!) - e significa 'caminho de um lugar, carreiro, recanto'. Ai, que coisa mais linda! "
Muito obrigada, Liège!
(por Cecilia)

4 comentários:

Ana disse...

Parabéns, Cecília! Sempre fico impressionada com seus textos e seu conhecimento. Para mim vc é um exemplo de dedicação. BJus querida

Unknown disse...

Parabéns!

Não sabia que eras professora de espanhol. É uma língua muito linda, adoro!

:)

Andanhos disse...

Cecilia, fiquei muito feliz por essa participação tão rica e também pela oportunidade de ler seus artigos.
Beijos.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Tinha visto os dois posts de vocês no blog da Liège, mas não tinha reparado que eram de um só blog!
Parabéns pela participação no Congresso.
Um abraço
Léia