quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novembro e Santa Cecília

Já vamos quase pela metade do mês, e eu não falei sobre a origem do nome novembro, como tenho feito todos os meses deste ano que já vai terminando. A beleza das cores do outono do hemisfério norte me deixou meio lesa. Mas, lá vai: novembro tem esse nome porque era o nono mês do calendário romano. Assim como setembro, outubro e dezembro, manteve o nome latino. Com a reforma feita por Júlio César (calendário juliano) e, posteriormente, com a modificação feita pelo papa Gregório XIII (calendário gregoriano) novembro passou a ser o décimo primeiro mês. Neste mês ocorre a minha festa onomástica ( do grego onomázein, “nomear, atribuir um nome”, de ónoma, “nome”. Antigamente, se comemorava o dia do santo cujo nome a pessoa usava. Nem sempre este era o dia do nascimento - que, no meu caso é o 17 de julho): dia 22 de novembro é a data dedicada a Santa Cecília; por isso, nesse dia também é comemorado o Dia do Músico.

Santa Cecília (Guido Reni - 1575/1642)
Estou encantada por estar descobrindo tantas coisas sobre a santa do meu nome. Quem quiser se encantar também (Cecílias do meu Brasil!) pode ler isto : Santa Cecília in Trastevere. Esta é a estátua em mármore que foi esculpida por Stefano Maderno e que está sob o altar da igreja:


Quanto ao Dia do Músico, faço uma homenagem especial ao meu filho, Augusto; à minha nora, Norma; e à Helena, que já estudou violino e flauta. A mim, que já fui pianista; e ao pai dos meninos, violoncelista, formador de violoncelistas. E a todos os músicos do mundo!
(por Cecilia, assim, sem acento, como fui registrada)

4 comentários:

Iris Barbas disse...

Oi Cecilia e Helena!

Muito interessante!
Também venho de uma família de muitos músicos. Toco piano e fauta doce.

Abraços, Iris

Unknown disse...

Hum... canceriana, hein, D. Cecília? Adoro seus posts sobre os meses, aprendo prá dedéu!!! Você torna tudo tão fácil e interessante... É leve sem ser superficial, um verdadeira arte. Parabéns! Bjs, bjs!

A Casca da Cigarra disse...

É linda a imagem da Santa com o violino...não sei tocar nadica além de palmas! Mas amo música e admiro muito estes talentos. Recentemente e Escola de Belas Artes abriu uma sucursal diante de meu prédio e a gente escuta as cantoras ensaiando árias o dia todo...e é lindo em meio ao barulho chato da cidade, não?

Ana Paula disse...

Oi Cecília,

obrigada pelo carinho!

Adorei este potinho. Imagino ele nu, sem os botões e os adereços, que diferença! Um tratamento tão simples alegra tanto nosso entorno. Também de bom gosto!

Beijo, bom final de semana,

Ana Paula
Salinha do Croché