quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tudo alinhavado para sábado

Esta postagem é para quem já estava sentindo a falta das minhas aventuras pelo mundo do corte, costura e modelagem de roupas. Estou há três semanas fora de combate, por conta daquela bendita cirurgia (sim, descobrimos que o tal "carocinho" era "do bem", nas palavras da minha pequena Heloísa) e, antes de sair de licença, fui incumbida, pela querida "tia" Sandra, de alinhavar todas as peças, já cortadinhas, do meu casaco de lãzinha. Volto às aulas neste sábado. O lindinho vai ser todo forrado com alpaseda (forro brilhoso de alfaiataria), mas não vai ter gola, pois ainda não aprendi a fazer!

 Alfaiataria

A frente do corpinho já tinha sido alinhavada e costurada à máquina durante a última aula. Foi a primeira vez na vida que fiz uma costura curva:

Alfaiataria

As mangas, alinhavadas, só esperando para serem encaixadas (não tenho a menor ideia de como fazer isso... vai ser meu 'début'):

Alfaiataria


Forro das costas, em alpaseda, alinhavado:


Alfaiataria

Achei meio difícil alinhavar a alpaseda, que é bastante escorregadia. Mas como as coisas podem ser bem piores, imagino como não deve ser difícil costurá-la à máquina! Meeeeedo!
Acredito que muita gente odeie alinhavar ca-da peça que vá ser costurada à máquina, mas eu prefiro encarar essa etapa como uma oportunidade para exercitar a minha paciência. O 'exercício' dá um pouquinho de dor nas costas, mas, no final, compensa. Não quero soar piegas nem nada, mas, é durante essa etapa que fico saudosa de uma pessoa que nem cheguei a conhecer: meu bisavô paterno Arnaldo, alfaiate na pequena aldeia de Almofala, norte de Portugal. Fico imaginando ele lá, cortando os tecidos com aquelas tesouras antigas enormes e pesadas, e cosendo (como eles dizem) tudo, tudinho, à mão. Fico imaginando também o quanto a vida por lá ficou difícil, o que culminou na sua decisão de se mudar com a família, passando a exercer o seu belo ofício do outro lado do oceano, no Rio de Janeiro.
(por Helena)

10 comentários:

Rosana Sperotto disse...

Que bom, que bom que o carocinho era do bem, Helena! E benditas as cirurgias (também passei por uma delas) que levam os fantasmas embora, né? Super parabéns pela coragem do debut na modelagem! Acho que me falta herança genética para um dia encarar tamanha empreitada (rs). Teu bisa deve estar tão faceiro... Beijão!

ALCENA C V C disse...

Amada,eu estou na luta
com cirurgias no joelho e na
tibia ,vou fazer outra logo,logo.
Por estas e outras imagino como
vc se sente,vou orar para que resolva
tudo na benção de Deus!
Pois nós não podemos ficar longe
das maquinas,linhas,tecidos...
Bjs tenha dias lindos e abençoados!

http://alcenacvc.blogspot.com/

Atelier Caseiro disse...

Que alívio, que bom que o carocinho era do bem! =)
Agora mãos a obra que esse casaquinho merece empenho, tenho certeza que ficará lindo.

AnaVergara disse...

muitas notícias do bem:
carocinho sem-vergonha-mas-do-bem,
casaco lindo e bem alinhavado,
costuras curvas,
tecido "perigoso" de se costurar,
muita coragem a sua de se aventurar nestas costuras alfaiáticas, rsrs,
e belas palavras sobre seu vovô... ele também foi bastante corajoso!

bjs e te acompanho de pertO
DaAna

Andréa disse...

Oi, Helena.
Que alívio para todas nós sabermos que está tudo bem agora!
E parabéns pela coragem de encarar um trabalho tão difícil como a confecção deste casaco. Já tentei fazer uma costura curva, mas não passei no teste. Fiz um babadouro para presentear o bebê de um colega meu, mas ficou tão feio que eu fiquei com vergonha de dar! (rs) Mas vou tentar de novo.
Um beijo,
Andréa.

Constança disse...

Olá Helena,

Fico muito contente por saber que as notícias no campo da saúde são boas! :)

Em relação ao casaco, admiro a sua coragem! Vai ficar fantástico, tenho a certeza. E é verdade que alinhavar dá trabalho mas o resultado compensa!

Gostei de ler sobre o seu bisavô português. É bom saber as nossas raizes, não é? E, décadas mais tarde, repetir gestos que os nossos antepassados fizeram. Acho muito bonito!

Um beijinho e boas costuras,

Constança

A Casca da Cigarra disse...

Mas quer dizer que na próxima vinda a Curitiba vai estar com enxoval novinho, tudo costurado por você? Que orgulho, hein? Estou super contente com o resultado do seu exame também! Beijo

Edilene Patrícia disse...

Viva! E como você está chique, Helena, fazendo casaco forrado!! Invejei um pouquinho......... Bjs!

Cecilia e Helena disse...

Meninas, obrigada pelos comentários carinhosos sobre a minha saúde... que alívio saber que está tudo bem!
Agora vamos ver se o casaquinho sai!!!
Beijos
Helena

Nina Dias disse...

oi Helena, que bom que tudo acabou bem, se recupere logo e olte as suas costuras, bj Nina