domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa, Pessah,Tiradentes, Brasília, São Jorge ...

Tudo junto, e eu, sem computador. Quase uma semana! Não fosse pelo meu fiel escudeiro informático Filipe Mael, que me atendeu nos feriados, nem sei o que poderia acontecer ...
Páscoa judaica e Páscoa cristã coincidiram - o Pessah começou no dia 18 e vai até 26 de abril; os cristãos comemoram hoje a Páscoa da Ressurreição. Chag Pessach Sameah e Feliz Páscoa a todos!
De Tiradentes, conhecemos todos a história, que pode ser relembrada aqui.
Prisão de Tiradentes - Antônio Parreiras (1860-1937)
De Brasília, mon amour, quero mencionar a grande festa que foi o 21 de abril, com direito a concerto da OSTNCS (Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro), três maestros, artistas da cidade, Martinho da Vila, popular, clássico - uma festança! Podem ler sobre a festa aqui.
Para ouvir: Alceu Valença - Te amo Brasília.


Quero mesmo é falar de São Jorge! Aqui no Rio é impressionante a devoção ao santo; era feriado municipal, mas desde 2008 passou a ser estadual. Jorge era turco; nasceu na Capadócia em 275 e morreu degolado em 23 de abril de 303, com 28 anos, em Nicomédia, na Ásia menor. Foi soldado do Império Romano, sob Diocleciano, um dos maiores perseguidores do Cristianismo. É venerado na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa, na Igreja Anglicana e na Umbanda. Na Wikipédia há muita informação sobre o santo guerreiro, vale a pena ler.
É santo padroeiro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Lituânia; é venerado na cidade de Moscou e, extra-oficialmente, na cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião). Li na Wikipédia que é também padroeiro dos escoteiros, do Corinthians e da Cavalaria do Exército Brasileiro. Acho que é do Flamengo também porque hoje de manhã fui dar minha andadinha aqui pelo bairro e vi um montão de gente com camisa do Flamengo e com a imagem de São Jorge. Um espanto!
Minha seleção de imagens:

São Jorge e o dragão - Rubens (c.1620) - Museu do Prado (Madri)
Ícone - Museu Cristão- Bizantino (Atenas)
Castelo de São Jorge (Lisboa)
Um pouco de Heavy Metal não faz mal a ninguém. Vai como recordação das tardes de estudo do Guto, que, pra relaxar, colocava discos do Iron Maiden e tocava junto no violoncelo. Em homenagem a São Jorge - Flash of the Blade - do álbum Powerslave: As a young boy chasing dragons with your wooden sword so mighty,/ You're St. George or you're David and you always killed the beast.

 
(por Cecilia, antes tarde do que nunca)

2 comentários:

Ana disse...

Oi, Cecília
Muito interessante o seu post!
Gostei principalmente de saber um pouco mais sobre São Jorge. E as imagens que vc escolheu me encantaram, principalmente o Castelo.
Bjus e boa semana

msgteresa disse...

Oi,Cecília!
Minha querida...Desculpe pelo "sumiço",mas fizemos aquela viagem com os nossos meninos(lembra?) e depois que chegamos foi a maior correria pra colocar a "rotina" em dia...O tempo no computador ficou escasso por aqui e durante a viagem fizemos uma espécie de "jejum da internet",ou seja, só acessamos em caso de muita necessidade... Acho que só conseguimos essa "proeza", porque ficamos muito cansados,visitando aqueles parques imensos de Orlando...(Rs...)
E com vocês,está tudo bem? Conseguiram já montar o "puzzle" do Kinkade?
Adorei conhecer um pouco mais da estória de "São Jorge"...Outro dia desses mesmo,estávamos comentando sobre ele aqui em casa! É incrível como a figura desse guerreiro lendário emociona e cativa tanta gente ao redor do mundo! E os cariocas então...Sempre gostaram! Me lembrei que até o meu avô materno era devoto de São Jorge...
Quando puder, dá uma passadinha lá no meu bloguinho...Fiz um post sobre o nosso recente passeio ao Corcovado...Acho que você vai gostar!
Não se esqueça da gente...Estamos com saudades!

Beijo no teu coração!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")