terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fevereiro está começando

Já que eu comecei o ano falando da origem do nome janeiro, achei interessante falar também da origem do nome do segundo mês do ano. O nome fevereiro vem do latim februarius, derivado de Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Alguns estudiosos, no entanto, dizem que eram os sabinos que celebravam uma festa de purificação chamada februa. Seja qual for a origem, os romanos, que dominaram todos os povos da Península Itálica, tomaram emprestado o nome e a festa.
Aliás, os romanos não tomaram emprestado só o nome dessa festa, não. Quem já não ouviu falar no Rapto das Sabinas? Conta a lenda (mas pode ter sido verdade) que  os fundadores de Roma, provenientes de Troia, após convidar os sabinos para um banquete, sequestraram as mais belas mulheres sabinas para povoar a nova cidade. Para recuperar as mulheres,  o rei sabino declarou guerra a Roma; as mulheres, porém, preferiram ficar com os romanos, e os sabinos desistiram de lutar por elas.

A imagem aí ao lado representa o mês de fevereiro no livro de horas do Duque de Berry (Les très riches heures du Duc de Berry). Livros de horas são livros de orações comuns na  Idade Média. De devoção cristã, eram ricamente ilustrados e deviam ser lidos em determinadas horas do dia.
A iluminura desse livro de horas representa um dia típico de inverno (lá no Hemisfério Norte não faz esse calorão  que está fazendo aqui, não. Em compensação ... aff! O ser humano nunca está satisfeito!) . Alguns servos se aquecem junto ao fogo, outros cortam árvores, enquanto outros vão ao mercado.

( por Cecilia, ajudada pela Wikipedia)

4 comentários:

Helena Almeida disse...

Pois é Cecilia, enquanto aí está um calorão, aqui na Europa faz um friooo!

O que vale é que Portugal é um país de Sol e apesar de estar bastante frio, não é tanto como para os países mais a Norte.

Bjs

Rosana Sperotto disse...

Cecília, acho que estamos mesmo no clima de fevereiro: nos purificando com esse calor escaldante, né? Podes imaginar essa terra que visitaste tiritando de frio, agora ardendo em mais de 30 graus? Pois é, querida, gaúcho tem que ser forte para suportar tantos extremos. Abraço bem grande, caloroso e calorento (rs)

Unknown disse...

Oh, Cecilia, mais um post que me deslumbrou! Adoro saber o significado das coisas que temos como dadas... Obrigada mais uma vez. Que tal a série? O significado de todos os meses do ano? Bjs,bjs!

Cecilia e Helena disse...

Ai, Helena! Eu amo o frio! Mas parece que este ano, aí também está terível, não é?
Rosana, por isso é que quando vai chegando junho, a Edna me chama: Cunhada, está começando o frio, tu não vem?
Simone, acho que vou seguir sua sugestão!!!
Abraços para todas, calorosos e calorentos, parodiando a Rosana.
Cecilia.