quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Festa das Luzes - Chanucá

Hoje é dia 1º de dezembro! Estamos no Advento, preparando nossas casas e nossos corações para comemorar a chegada do Menino Deus.
Hoje também é um dia de festa muito especial para os judeus, que comemoram a vitória dos Macabeus sobre os governantes sírios que haviam profanado o Templo e imposto sua religião helenística em detrimento da fé judaica. Isso aconteceu em 165 antes de Cristo. Os macabeus rededicaram o altar do Templo para o culto judaico e, para isso precisaram  reacender o candelabro (que se chama menorá), mas só encontraram um jarro pequeno com azeite insuficiente para o ritual. Milagrosamente, esse azeite continuou ardendo durante oito dias, dando tempo para preparar mais azeite puro. Em comemoração a esse milagre, acende-se em cada casa uma série crescente de luzes em uma menorá de oito braços, chamada chanukiá (se pronuncia "ranuquiá", com r carioca). Essa festa se chama Chanuká, ou Chanucá. Chanucá significa 'dedicação' ou 'inauguração'.As luzes são colocadas em lugar bem visível, para divulgar o milagre.
Esta é uma festa de luzes, de alegria, porque lembra a luta dos antepassados pela liberdade e pela identidade judaica. Penso que o significado desta festa pode ser estendido a todas as religiões: o valor de ser livre  e  a vitória da luz sobre a escuridão. 


Quem quiser saber mais sobre os Macabeus, pode ler aqui, a história completa do herói do Antigo Testamento, Judas Macabeu, chamado "o martelo de Deus". 
O compositor Joseph Haydn, um dos maiores representantes do Classicismo, escreveu um oratório chamado Judas Macabeus. 
Como o blog é, prioritariamente, de artesanato, andei procurando pela "rede" o que andam fazendo a respeito de Chanucá. Encontrei um blog chamado milk and honey, que nesta postagem mostra dois trabalhos com desenhos originais. Um deles é este:
Milk and Honey é um bênção sefaradi: "Que tenhamos caminhos de leite e mel!"
Aqui também, o painel "one happy jewish family" da Mccalls quilting:

Bom, já é dia 2 de dezembro, mas tudo começou, para os judeus, na noite de ontem (já comentei que o dia judaico começa na véspera).
Feliz Chanucá! Que a luz triunfe sempre!
(por Cecilia)

4 comentários:

Chiconuelas disse...

Oi Cecilia e Helena aqui em casa já está tudo quase pronto para a chegada do menino Deus...que ele esteja sempre em seus corações!!

Feliz Chanucá pra vocês!!

Com muito carinho

Carol

A Casca da Cigarra disse...

Meninas, muita luz e paz para as duas. Este blog amplia meus horizontes!

Livia disse...

Já falei (hoje) que adoro ler as histórias por aqui?
beijos!

Laurina disse...

Meninas, Chanucá já passou mas venho aqui desejar que as luzes da Chanucá iluminem este blog, e suas idéias lindas o ano inteiro. E como ainda estamos no Shabat, desejo Shabat Shalom!
Abraços,
Laurina