domingo, 3 de outubro de 2010

Laboratório de criatividade

Estamos há uma semana sem postar... falta de assunto? Muito pelo contrário. Minhas férias terminaram e eu estou de volta ao meu lesco-lesco. Nas duas últimas semanas, preenchi todo o meu tempo livre me dedicando ao primeiro projeto de um curso online que estou fazendo: Crafting My Best Life, organizado pela Jenny Doh, que já trabalhou como editora de uma revista apaixonante, a Art Quilting Studio, sobre a qual eu já havia falado aqui . Matricularam-se cerca de 110 pessoas, do mundo todo, mas, especialmente dos EUA, e podemos nos comunicar como numa rede social (Eu sabia que as aulinhas de inglês, iniciadas aos 9 aninhos, me seriam superúteis um dia!...). A Jenny nos fala em videos e, a cada semana (serão 6 ao todo), ela propõe uma atividade diferente. A primeira, que eu simplesmente AMEI, foi a confecção de um auto-retrato, que deveria ser montado na tampa de uma caixa de sapatos, que, ao final do curso, vai servir para guardar tudo que tivermos produzido. Decidi comprar uma caixa quadrada de madeira (saiu a R$11,50 numa loja de artesanato), porque achei que o visual ficaria mais caprichado. 
Meu auto-retrato ficou assim:

Self-portrait
Auto-retrato em técnica mista (mixed media): patchwork, bordado, aquarela, carimbos, colagem
O legal é que pudemos postar o resultado e comentar os trabalhos e histórias uns dos outros. As questões norteadoras do trabalho eram: em que atividades eu era bom quando tinha 10, 11 anos de idade? No que sou bom agora? A minha história, que, aqui, está numa versão bem, bem, bem resumida, é mais ou menos assim:

A menininha que pintei é a Heleninha (eu) aos 11 anos. Era boa no violino (que toquei dos 8 aos 18 anos) e nas letras (lia e escrevia muuuuuito). Isso está representado pelos balões contendo, de um lado, notas musicais e, de outro, uma página de dicionário. As letrinhas carimbadas representam a profissão que, por fim, escolhi: a Linguística. A máquina de costura bordada representa aquilo que tem me dado prazer ultimamente: a costura e o bordado. Bordados, também, são o computador (sempre muito presente na minha vida!) e um peitinho (dá pra ver que é um peitinho?), que representa o meu prazer de ter amamentado a Helô até os 15 meses de idade.

O próximo curso oferecido pela Crescendoh vai ser o da Danita, uma das minhas "guruas" craft. Até já falei dela aqui. Não preciso nem dizer que já me inscrevi e que estou numa expectativa louca!

O melhor desses cursos é que, sendo online, estão acessíveis a quem quer que seja, não importando onde esteja. Vale a pena conhecer a proposta da Crescendoh!
(por Helena)

13 comentários:

Karina. disse...

OI Helena!

Seu aut-retrato é auto-explicativo.
Ficou lindo e nem precisava contrar resumidamente sua história.

Ficou muito bom mesmo!!!

Legal estes cursos online. Estimulam a criativade e interação com outras pessoas que também curtem craftar.

Valeu pela dica!

Beijos

Karina

Julia Maria Cogliatti disse...

Adorei o seu auto retrato, até deu vontade de fazer um meu para ver no que iria sair!!! rsrsr
Adorei o seu blog. Adoro o mundo Craft, queria ter mais tempo para fazer todas as idéias que tenho.

Beijosss
Parabéns!!!
Julia

juliamariaenvogue.blogspot.com

Cris Rosa disse...

Lindo o seu retrato!
Adorei os cursos online! Pena o meu inglês não ser tão bom assim!rsrsrsrsrs
seria ótimo ter uns cursos assim por aqui!
Bjkas

coisas.da.ju disse...

Oi menina,
O bazar coisas da Ju Esta fazendo uma Rifa
O premio?
Essas duas blusas no tamanho da ganhadora (P,M,G ou GG)
Para participar entre aqui http://www.coisasdju.blogspot.com
Aproveite pra ver as novidades de primavera/verão

Att

Ju alves

Laély disse...

Helena, fiquei encantada em conhecer um pouco da sua história, assim, de forma tão lúdica!
Descobri semelhanças entre a nossa história: também estudei violino dos 9 aos 16 anos, lia muito, desenhava muito e amamentei meus 3 filhos, sendo que o último, mamou até os 2 anos e 4 meses.
Um beijo!

Ypsilon Yvone disse...

Helena estava com saudades dos seu lado internético. Fiquei maravilhada com o auto-retrato, e com a forma simples que contou um pouco sobre você e suas escolhas...
O gosto pelas artes manuais surgiu na minha vida desde bem pequena. Mas só a partir de um curso de arquitetura de interiores c ompletado há 20 anos atras é que descobri verdadeiramente a minha veia artistica até então adormecida.
Amei seu trabalho.
bjus e linda semana

Basile Patchwork disse...

É cada coisa que eu aprendo com vcs, hein? Curso craft online? Que chique! Que bacana!!!! Eu tinha me prometido nunca mais me matricular em nenhum curso desde que terminei o mestrado em literatura na UnB (do u know what i mean???), mas PRECISO começar esse daí hoje, agora mesmo!!!! Que legal!!!!

Vou entrar no site para ver como fazer... daí a gente vai ser coleguinha???

Olha, achei incrível a idéia de fazer um quadro contando a própria história. Força a memória, os sentimentos e nos obriga a parar para refletir sobre a própria vida. Lindo demais!!!!

Beijo, beijo

PS - Impossível ir ao espetáculo no fds passado. Eu estava totalmente imersa na "festa da democracia" Rssss.. Ainda vamos conseguir marcar um programa musical!!!

Cecilia e Helena disse...

Obrigada pelos comentários... apareçam sempre!
Beijão
Helena

Fuxicando Sobre Artes disse...

olá, adorei conhecer seu trabalho! tem sorteio de aniversário no meu blog, corre lá.. beijinhos, Polly.

Andanhos disse...

Helena, ficou lindo e muito caprichado seu autorretrato! Parabéns!
Tenho vontade de um dia fazer um curso assim, mas acho que não tenho muitas habilidades manuais.
Beijos.

lugastal disse...

oi helena! bacanérrimo o post! adorei!

A Arte da Vida disse...

Olá Cecília,

Achei super interessante esta proposta de laboratório criativo on line,porque vocês não desenvolvem uma versão nacional! Adoraria participar!

Abraços

Katia Esteves

A Arte da Vida disse...

Achei muito interessante o laboratório de criatividade!

Porque vocês não fazem uma versão nacional do que aprenderem!

Abraços

Katia Esteves