terça-feira, 21 de setembro de 2010

Brasília, a seca, a beleza do cerrado ...

Estou aqui, na secura, pele repuxando, mas feliz. Não costumo vir a Brasília em setembro; meus meses de visita costumam ser maio e outubro. Mas uma série de conjunções me fizeram vir agora:   a Helena foi ao Rio "me buscar" (para aproveitar as férias fora de época, por causa da greve da UnB) ; o convite irrecusável do Guto para a série da Funarte (aqui e aqui e ainda no próximo sábado); por causa das eleições (apesar de não precisar mais, gosto de participar do processo) e, na realidade, porque amo Brasília em qualquer época ...
Antes de vir, mandei um e-mail para minha amiga Louise. Sua resposta: "Setembro? Hum ... período de seca terrível? ...". Já aqui, recebo da minha amiga Sara a seguinte mensagem: "Até quando você fica no deserto?"
Pois é! Na 2ª-feira, o governador do DF decretou situação de emergência, por causa da estiagem de 117 dias, que ocasionou o incêndio no Parque Nacional de Brasília e por causa da seca (a umidade do ar tem ficado abaixo de 20%). No entanto ...
... é nesta época que os ipês florescem: amarelos, roxos, brancos ... A Helena e eu conversamos ainda agorinha sobre as cores do cerrado na época da seca. Ela imagina um quilt com o azul do céu, o marrom da terra seca, o verde esmaecido dos gramados e as cores exuberantes dos ipês. Para quem não sabe, o ipê amarelo é a flor nacional do Brasil. Então me vem a lembrança da Helena, com 12 anos, diante do quadro Guernica, de Picasso, naquela época ainda no Casón del Buen Retiro (atualmente está no Reina Sofía), em Madri: "Mamãe, aquela florzinha ali no meio quer dizer que mesmo com a guerra, depois tudo fica florido de novo, nãe é?"

allat.biz
Aqui a florzinha da Helena: 

razarumi.com
Os ipês são, para mim, a florzinha do quadro do Picasso: seca, incêndio, pele seca ... e eles lá, impávidos:

foto: Rubens Craveiro (panoramio.com)
foto: Paulo Guilherme Cabral (macarrao2.blog.uol.com.br)
blog da Ana Rosa (paginadedireito.com)
Encontrei esta foto neste blog: movcerradovivo.blogspot.com


O blog Movimento Cerrado Vivo tem por objetivo lutar "Pela aprovação de Proposta de Emenda à Constituição que inclui o Cerrado, além da Caatinga e do Pampa Gaúcho, na lista de biomas que são patrimônio nacional no parágrafo 4º do artigo 225 da Constituição Federal de 1988".

Não conheço os integrantes do blog, mas como amo Brasília, penso que é uma ideia que merece ser divulgada.

Depois de votar, volto para a muvuca do Rio, protegida pela (relativa) tranquilidade do Bairro Peixoto. Mas a imagem dos ipês, resistindo a tudo, vai me acompanhar, como sempre me acompanha, quando me lembro dos dias felizes que vivi aqui, no cerrado. É isso aí, véi!
(por Cecilia)

Um comentário:

Betty Gaeta disse...

Oi Cecília,
Que ipês maravilhosos. Tb tirei fotos de alguns e vou colocar no blog, no dia 23, que é o dia do início da primavera.
Bjkas e boa noite.

http://gostodistonew.blogspot.com/