Como eu dizia à Mariane, nos comentários do post anterior, rola uma piadinha no mundo das quilteiras que diz o seguinte: "Há três maneiras de se quiltar uma colcha: à mão, à máquina, ou com cheque (by hand, by machine or by cheque)". Os primeiros quilts, é óbvio, eram quiltados à mão. E ainda hoje em dia, a comunidade Amish, conhecida pelos seus belos quilts -- e pelo fato de não se render às facilidades do mundo moderno -- mantém-se fiel à tradição do quilt feito manualmente. Quem se lembra do filme A Testemunha, de 1985, com o Harrison Ford? Ver o filme é uma excelente maneira de saber um pouco mais sobre esse povo e ver o belo artesanato produzido pelas mulheres da comunidade.
Crafty-mom já foi intimada (ô exploração!) a quiltar à mão o meu coin-quilt-parede-de-tijolos, e o tem feito cantarolando o "mantra" lerê, lerê, lerê, lerê, lerê, também conhecido como o melô da Escrava Isaura. Aliás, eu já tinha falado dessa canção aqui. A seguir, alguns trabalhos que ela quiltou à mão:
Crafty-mom já foi intimada (ô exploração!) a quiltar à mão o meu coin-quilt-parede-de-tijolos, e o tem feito cantarolando o "mantra" lerê, lerê, lerê, lerê, lerê, também conhecido como o melô da Escrava Isaura. Aliás, eu já tinha falado dessa canção aqui. A seguir, alguns trabalhos que ela quiltou à mão:
Delectable mountains da Helô
Detalhe do quilt à mão
A seguir, alguns dos meus trabalhos quiltados à máquina:
Colchas quiltadas à máquina também ficam lindíssimas, mas, como preferimos não nos arriscar em trabalhos grandes, não vemos o menor problema em contratar os serviços de quilteir@s profissionais. Essa é, aliás, uma prática bastante comum. O preço é meio salgado, e varia de quilteir@ para quilteir@. As colchas abaixo foram quiltadas por quilteir@s profissionais:
Almofadinha: perdendo o medo dos triângulos e do quilting
Quilting reto: adoro!
Colchas quiltadas à máquina também ficam lindíssimas, mas, como preferimos não nos arriscar em trabalhos grandes, não vemos o menor problema em contratar os serviços de quilteir@s profissionais. Essa é, aliás, uma prática bastante comum. O preço é meio salgado, e varia de quilteir@ para quilteir@. As colchas abaixo foram quiltadas por quilteir@s profissionais:
Baby quilt feito e bordado por crafty-mom e quiltado pela Galeana
Esse é o meu delectable mountains queridinho! Feito por crafty-mom e quiltado pelo Theo
Meu primeiro quilt! Quiltado pela Galeana
Coin quilt #3, feito por nós e quiltado pelo Theo
Processo de quiltagem (quilting) à mão, em que tampo (top), recheio e forro são unidos e surge aquele amassadinho tão charmoso e característico desse tipo de trabalho.
Aqui, crafty-mom demarcou o padrão que quer pespontar com uma caneta especial cuja tinta apaga quando em contato com a água
Detalhe
A novela continua.................
(por Helena)
17 comentários:
Fala se ter uma crafty mom não é a melhor coisa do mundo?
Querida, a Marina me ligou contando que vc tinha ido lá no mercado nacional e levado a última corujinha!
Fiquei toda prosa, mas não pude deixar de pensar: será que arrematei tudo direitinho? Será que não tinha nenhum fiapo solto, nada de errado na bichinha?
É muita honra vc ter escolhido algo meu, sabia?
Beeeijos grandes nas duas e bom domingo,
Ana
Ana, a corujinha é perfeita! Fiquei louca quando vi que só tinha uma, e corri pra garantir a minha kkkk levei uma amiga minha junto e ela ficou deslumbrada com tudo o que viu por lá. A Marina pegou nossos e-mails e já recebemos um primeiro informe do Mercado.
A propósito... ô, Ana, eu é que fico prosa de ter vc por aqui! Apareça mais vezes, viu?
Um beijão
Helena
Ai Helena, vc e sua craft mom, enchem nossos olhos com tantos trabalhos lindos!!! E que delícia ver essa sintonia, esse amor e esse companheirismo, que existe entre vcs! Parabéns pelos trabalhos feitos a quatro mãos!!bjs
Oi, Helena!
Que trabalhos lindíssimos! Parabéns a todas as mãos habilidosas que estiveram envolvidas nessas artes!
Cecília,
Obrigada pela sua mensagem carinhosa. As férias foram ótimas. Descansei bastante, cuidei de pendências de casa, organizei armários... Voltar e rever os blogs amigos é melhor ainda!
Beijos e uma ótima semana para vocês duas,
Vanessa
Minha nossa, quanta coisa linda!
E que delícia ter uma craft mom. É tudo de bom, fala verdade? A gente vê essas coisas lindas e fica estimulada a produzir...queria que meu dia tivesse 48 horas. Parabéns à mãe e à filha.
Abraços
Pára tudooo! Queria saber mais como funciona, cad~e o nó que ela deu pra começar a quiltar este círculo, está por dentro de tudo? Nossa, que trabalho! Na verdade o quilt é como costurar uma nova colcha, né? Fica lindão!
Será que ninguém nunca fez uma colcha só branca e toda quiltada? rs Essa eu queria ver! rs
Amiga, se não for pedir muito sabe onde posso aprender mais sobre quilting? Se tiver um site para me recomendar eu ficaria muito feliz, pode ser inglês que eu leio um pouco e o que não souber consulto no pai dos burros online.
Ah, e obrigada por linkar meu bloguinho no seu post, que honra!
Na verdade fiz isso também com umas colegas semana passada, se a pessoa te inspira a fazer um post nada mais justo do que fazer referência à ela, vou fazer um post sobre vocês também em breve, ok?
Abç!
ps.: estas colchas todas foram vendidas ou elas habitam os colchões das suas casas?
Mariane, a maioria habita as nossas casas, pois não é todo mundo que está disposto a pagar o preço alto que elas valem. Dessas todas, a única que foi vendida é aquela toda azul para bebê. Essa que estamos fazendo agora, o coin quilt #4, vai ser para o meu sobrinho. Eu já vi uma colcha toda branca sim. E foi premiada. Olha só: http://www.flickr.com/photos/anapaulacuore/4033075980/sizes/o/
Aliás, foi quiltada pela Galeana, daqui de Brasília, que já quiltou algumas colchas pra gente.
Bjs
Helena
Nossa! Adoramos a idéia de "abusar" da craft-mom! Será que a nossa faria isso?!?...
:)
Para nós essa sempre foi a parte mais difícil de fazer uma colcha. Depois de tanto trabalho, morremos de medo de estragar tudo fazendo um quilt mal-feito...
Seus quilts são lindos!
Helena, se a nossa craft-mom não se habilitar, você empresta a sua?
:)
Beijos juntos,
Van e Chris
Pois é, Van e Chris... bom mesmo! A bichinha só lá no lerê-lerê kkkk
Beijão
Helena
Parabéns pra vc. e para todos envolvidos nessas maravilhas.
Não canso de olhar, já passei aqui pelo menos umas tres vezes essa semana só para admirar. Aquele coloridão que vc. diz ter sido seu primeiro é o máximo. Um dia ainda encomendo um desses para minha cama.
Postei uma almofada sua lá no meu flickr como susgestão de presente dia das mamis. Espero q não se encomode.
bjus e linda semana
Yvone, imagina se vou me incomodar!!! Obrigada!!! A melhor coisa que tem é quando alguém reconhece o esforço de um trabalho da gente. Mil obrigadas pelos elogios.
Helena
Ela é enorme!!! Eu adorei, sabia que teria em algum lugar, só não sabia onde. Pena que não dá pra ver os detalhes.
Meninas, fiquei feliz por ter em suas casas colchas tão caprichadas e alegres, mas por outro lado fiquei decepcionada de ver que é tão difícil fazer uma venda dessas, mas enquanto a gente ainda costura ainda há esperança, né? rs
Tomara que vcs vendam muito, DESEJO DE CORAÇÃO!!!
Oi de novo, meninas.
Eu quero, eu quero!!! Onde compro essa caneta mágica?
Um beijo,
Andréa.
Andréa
Comprei lá naquela loja cara no fim da asa sul que vc já conhece!
Bjs
Helena
Oi,
Moro em Goiânia e preciso quiltar duas colchas. Você pode me passar o contato da Galeana?
Obrigada
Juliana
Olá, galera do quilt, quantas coisas maravilhosas!!! como faço para entrar
em contato com a Galeana???
desde já agradeço,
Genilda
genildacortez@gmail.com
Postar um comentário