sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa para crianças - o verdadeiro significado

Sempre preocupada com o aspecto comercial que cada vez mais vem tomando conta das nossas festas religiosas, vivo procurando livros para a Helô que expliquem, em linguagem simples, o seu real significado. A postagem de hoje se refere ao livro de Leonardo Boff: Ovo da Esperança - o sentido da Festa da Páscoa.


A intenção do autor é justamente essa, a de ir além do interesse comercial da Páscoa e mostrar às crianças o seu sentido religioso. O livro está dividido em três partes: Páscoa Judaica, Páscoa Cristã e Significado dos principais símbolos da Páscoa Cristã: a luz da vela, o ovo e o coelhinho.
Embora a Páscoa Judaica e a Páscoa Cristã tenham como motivo fatos diferentes, o significado de cada uma é praticamente o mesmo: a comemoração da liberdade. Ao sair do Egito, os judeus se livraram de anos e anos de escravidão (o filme de animação O Príncipe do Egito, Oscar de melhor canção em 1998, conta a história para as crianças... e adultos, por que não?) . Os cristãos, com a Ressurreição de Cristo, comemoram a libertação do pecado, a passagem da condição de pecadores a agraciados com o perdão e a vida eterna.
Sei que hoje, lá em Brasília, a Helena vai ler com a Helô o livrinho que a vovó Ciloca deu. Quero muito que ela saiba o significado real de tudo o que diz respeito à nossa fé.
O livro é uma sugestão para quem tem crianças de 6 a 9 anos. A editora se chama Mar de Ideias, e a primeira edição saiu em 2007. As ilustrações são de Adriana Miranda
Feliz Páscoa!
    (por Cecilia)

6 comentários:

Laély disse...

Oi, Cecília!
O meu caçula já está numa fase que devora qualquer livro em uma tarde. Difícil dar conta e encontrar bons títulos, adequados à idade dele.
Não sabia que Leonardo Boff havia escrito um livro para crianças. Não conheço este, mas sem dúvida deve ter a consistência do autor, renomado teólogo.
No post de ontem, escrevo mais ou menos sobre esse assunto: o sentido real da páscoa e de que nos valem esses simbolismos.
Uma boa páscoa pra você, pra Helena e para a netinha.
Abraço!

Rosana Sperotto disse...

Oi, Cecília! Estou fechando a edição de Páscoa do caderno infantil que coordeno no jornal aqui da cidade e vou usar a dica na coluna de livros. Sou fã "de carteirinha" de Leonardo Boff, mas não conhecia este livro. Obrigada pela sugestão. Uma Páscoa iluminada para vocês! Beijo

Mari disse...

Amei a sugestão do livro e como gosto muito do Leonardo Boff vou compra-lo para meus netos e divulgá-lo no meu blog. Agradeço e uma páscoa muito feliz pra você.

Cris Rosa disse...

Oi Cecília!
Muito obrigada pela dica, vou procurar por aqui!


Feliz Páscoa!

anaeartes disse...

Cecília...É muito importante estarmos divulgando o verdadeiro sentido da páscoa!!!Gosto muito da maneira que o Boff escreve, só não sabia que ele escrevia pra criança tb...Vou colocar a sugestão em minha listinha de coisinhas que quero comprar...Meu filho, (Andre 5 anos)neste domingo de páscoa foi pra igreja com meu esposo, e o próprio pastor deu aula pras crianças e até celebrou a ceia nos moldes biblicos, perguntei ao meu filho ao chegar em casa...filho o que é páscoa, e ele me responde: ué mãe, é o ovo de páscoa!!!!Eu tive vontade de socar ele: filho vc não ouviu o que o pastor explicou????Ao que ele me disse: Ah mãe, é mesmo...a morte e ressurreição de Jesus!!!Só não sei porque, ao chegar em casa, depois de ter ouvido e até ceado, o abençoado me chega dizendo que páscoa é ovo!!!!!rsrsrr
Se não fosse trágico, seria cômico!!!
Um abraço
ana
ps-vou ver se leio o livro pra adquirir uma linguagem mais clara pra explicar pra ele!!!!
rsrsrrsr

Raphaela disse...

esse autor é muito bom. eu tenho um livro dele, mas fala do sentido do natal.muito legal e rico em imagens .