quarta-feira, 10 de março de 2010

Danita: a culpa é dela

Quando me perguntam: o que te fez, assim, de repente, depois de "velha" (atenção às aspas, por favor!), se interessar pelo mundo crafty? Sempre tive mãe crafty e sempre fui fascinada por máquinas de costura (acho que mais pela máquina em si do que pelo que ela podia produzir), mas nunca tinha tido vontade de adotar nenhum hobby relacionado a trabalhos manuais.
Em criança sempre fui muito criativa: meu irmão e eu produzíamos os nossos próprios livros e revistinhas em quadrinhos e eu, aos 8-9 anos, cheguei a ganhar um concurso de histórias em quadrinhos promovido pelo programa Globinho, da TV Globo (infelizmente chegaram as Xuxas e afins e acabaram com esse tipo de programa). O prêmio foi uma super mega maleta de pintura e desenho que eu usei muito-muito-muito! Esse meu lado artístico, pendendo para as artes plásticas/visuais, tão presente na infância, mas nunca explorado de modo adequado, acabou ficando adormecido por muitos e muitos anos!


Passaram-se anos e eu tomei conhecimento, principalmente através da internet (como vivíamos sem ela?!), de trabalhos maravilhosos, que misturavam o velho com o novo, trazendo roupagem nova ao que conhecemos como "tradicional". É o log cabin revisitado, é a boa e velha colcha de croché da vovó revisitada, enfim... essa possibilidade de pincelar toques de modernidade no que é velho conhecido me emociona muito. É aí que a criatividade aflora!


Querem conhecer o trabalho de uma artista que me inspira demais? Viram a minha ousadia nesse post aqui? A culpa é dela! Danita! Artista multitalentosa e autodidata, ela mesma tem dificuldade para se autodefinir... diz que gosta do novo e do vintage, e que tem dias em que prefere cores vibrantes, mas em outros prefere tons pastéis. Pinta quadros, faz bijuteria, faz mini-quilts maravilhosos...
Fiquei emocionada quando, em janeiro, em meio à minha viagem aos EUA, dei de cara com um de seus trabalhos na capa de uma conceituada revista, a Art Quilting Studio. Comprei na hora! Vejam fotos abaixo (ao fundo, colcha no padrão log cabin tradicional, feita por Cecilia-crafty-mom):

As "Fridas" são a marca registrada da Danita

Dá pra ver que o quilting é feito à máquina? É só clicar na imagem que ela fica bem maior!

Fridas em duas versões: uma mais "pálida" e a outra em cores mais vibrantes

Estou apaixonada por este anjo. Viram o detalhe das asinhas quiltadas à máquina?


Não me canso de babar essa revista... é muita inspiração!
Visitem a loja da Danita no Etsy e depois me contem o que acharam, mas... cuidado... aquilo lá é viciante... sou "etsyholic" assumida!
(por Helena)

10 comentários:

Rosana Sperotto disse...

Acabo de chegar do país das maravilhas da Danita com a alma lavada de beleza. Obrigada, Helena, por nos apresentá-la. Um encontro infinitamente inspirador... Beijo

Cecilia e Helena disse...

Pois é, Rosana, essa "fornada" inspirada pela Alice ficou uma coisa de louco! Já encomendei minha pulseira da rainha de copas!
Beijão
Helena

Unknown disse...

Helen,
Desde que vc nos apresentou a Danita já estive lá várias vezes..realmente é viciante!
Acho incrível a sua dedicação pelos seus trabalhos ... Guess what, me matriculei num curso de costura.A primeira aula foi ontem! E parte da inspiração veio de ver o trabalho de vcs.
Beijos!

Cecilia e Helena disse...

Que máximo, Bia, vc não sabe como saber disso me faz feliz!!!
Me conta da aula!
Beijo
Helena

Livia disse...

Uau! que inspiração, hein?
Agora quem inspira são vocês duas!
Beijos...

Danita Art disse...

Thanks so much for the spotlight! I understood most of what you said and I loved every word. Thanks again!
Danita

Cecilia e Helena disse...

Thank YOU, Danita, for creating such amazing works of art. And thanks for your visit!
Best
Helena

Leigh disse...

I found you blog via the In-Stitches blog. I LOVE your bento box quilt and am inspired to make one for my sons! My quilt was the African quilt. Btw, I will be visiting your blog more often because I am teaching myself Portuguese (my husband lived in Rio for a couple years). Keep up the good work with sewing! Your work is gorgeous.

Cecilia e Helena disse...

Thanks Leigh! Your African quilt is amazing and plenty of details! I have the impression I know you from Flickr.
Helena

Andréa disse...

Oi, Helena.
Achei o trabalho da Danita fantástico! Muito original. E inspirador... Visitei a página dela para ver se havia bonequinhas da Frida. Acho que seriam o máximo, com roupinhas coloridas, xales e bijus. Vou escrever pra ela.
Um beijo,
Andréa.