domingo, 10 de janeiro de 2010

Pata de urso (Bear paw)

Nessa minha ida a Vila Velha, revi a colcha que dei para a Mariza, sogra da Helena. É um bloco tradicional  dos Estados Unidos, muito usado lá pelos meados do século XIX, também grafado bear's paw. Nesta postagem, a Helena falou sobre os pioneiros, que viajavam em carroças em direção ao Oeste, desbravando terras ainda selvagens. Esses pioneiros vinham principalmente da Alemanha, da Irlanda e da Inglaterra, fugindo de dificuldades financeiras.
Um filme interessante, que conta a saga de um grupo de irlandeses, é "Um sonho distante" (Far and Away), de 1992, com o Tom Cruise e a Nicole Kidman (acho que foi durante as filmagens que o relacionamento deles começou , mas aí já é outra história).

Eram pessoas que pouco (ou nada) tinham de seu e iam para a nova nação - a independência foi proclamada em 4 de julho de 1776 (viva à Wikipédia) - em busca de liberdade e prosperidade. Enquanto viajavam nas carroças, as mulheres iam costurando os retalhos de roupas ou aproveitando as roupas que não serviam mais, inspirando-se na natureza.
Há pelo menos três maneiras de unir o bloco "pata de urso", fora as outras maneiras que a nossa imaginação encontrar.
Uma delas é esta: 

A maneira de fazer está bem explicada no Quilterscache, da Marcia Hohn.

Outra maneira é esta:








Lá no Quilterscache também tem a explicação de como construir o bloco.

Inspirada na terceira maneira, também do Quilterscache, fiz a colcha da Mariza. O nome do bloco muda um pouquinho: é o bear tracks - pegadas de urso.
Ficou assim:

Quilt


Quilt

É bom também para aproveitar retalhos - aliás, foi essa a intenção original das pioneiras, não é? Tem tecidinho aí dos quais eu não tenho mais nenhuma tirinha. Esse de cor vinho com bolinhas brancas era de um pijama do meu genro.
Essa colcha foi feita em 2005/2006 e foi quiltada pelo Theo Shäfke (o Theo está com um blog recém-inaugurado)
(por Cecilia)

4 comentários:

Valda Souza disse...

Um dos motivos que despertou meu interesse por patchwork foi as historias relacionadas ao seu surgimento, adoro historias de familias, tradições, acho que devemos contruir as memorias de uma familia para que nossos descendentes se sintam integrados em um contexto, acho que isto ajudar a aceitar melhor as dificuldades da vida e superá-las.

Adoro o seu blog, um otimo ano pra vc, que vc contrua sempre lembranças legais como esta. ]
bjus.

Andréa disse...

Olá, Cecília.
Antes de mais nada, feliz 2010 para você! Que este seja um ano inspirador e de grandes realizações para todos.
Adorei o padrão "pata de urso", muito versátil. E sua colcha ficou linda!
Um beijo,
Andréa.

Nanci M.dos Santos disse...

Cecília, que coisa mais linda essa colcha!!mas imagino que seja muito difícil de fazer tb!! e o mais bonito é que não foi preciso fazer uma sequencia de cores e padrões.
É realmente, um trabalho digno de uma pessoa tão habilidosa e com um grande conhecimento do assunto como voce! Parabéns!Adorei! bjs

Casa da mãe Casa da filha disse...

Cecilia muito linda não só a colcha, mas a história que a inspirou. Olha estes dias lembrei-me de você, aqui perto de casa tem uma loja que vende tecidos especiais, principalmente para patch, e estavam expostos vários trabalhos desta tão linda arte, com certeza vc gostaria de ver, pena que estava sem a camera, mas a "arteira" disse que em breve estará ministrando cursos, então quem sabe eu consigo fotografar e lhe enviar. bjs 1000 fffc