quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lembranças de Londres

Enquanto a Helena curte o inverno da Califórnia, depois de passar pelo de Nova Iorque e o de Washington,  eu vou me deliciando com as lembrancinhas que o Guto e a Norma trouxeram de Londres pra mim.
Gosto muito de tudo o que se refere à Idade Média e ao Renascimento, pulo os séculos XVII e XVIII e volto a me interessar pelo século XIX, principalmente o período do Romantismo. Da História da Inglaterra, leio muito sobre a dinastia dos Tudors e tudo o que se refere a Henrique VIII (é, aquele mesmo, o das seis mulheres). Não é que o admire, é que me intriga o ser medieval e renascentista desse rei, um homem de transição entre duas épocas. E tento seguir a máxima de não  ver os fatos do passado com os olhos do presente, ou seja, tento entender os fatos, mas sem justificá-los. Difícil, né? Nem sempre consigo ...
O Guto e a Norma se lembraram de mim, assim:


A cruz celta; dois discos com música da época do Henrique VIII; um dedal - reprodução de um dedal da época renascentista, datado do século XVI; um alfineteiro com a Rosa de  Tudor; um enfeite imitando um vitral, da Capela de São Jorge, também com a Rosa  de Tudor; e um lápis (adoro lápis) do British Museum. O único objeto que não tem a ver com os Tudors é a cruz celta. É que houve uma época em que eu lia tudo sobre esse povo, por causa da Irlanda, que é um país belíssimo. Mas vamos levar em conta que o Henrique VIII tinha como um dos títulos, o de rei da Irlanda. Olhem a Rosa de Tudor em detalhe:

Meus meninos não se esqueceram do meu lado artesanal e trouxeram uma revista de patchwork e um marcador de livros para bordar em ponto de cruz, com .... a Rosa de Tudor: vem agulha, linha e também aquela franja (borla?), pra pendurar na ponta:

Já escutei os discos, copiei-os no computador e, enquanto escrevo esta postagem, me delicio com música da Renascença. Algumas músicas são do próprio Henrique VIII, que , além de compor, tocava virginal, órgão, harpa e alaúde.
O marcador, vou levar pra fazer em Brasília.
(por Cecilia)

8 comentários:

Anna Lucia disse...

Noooooooossa!!! Vc é chique demais!
Adorei seus presentes!
Beijos e continue me visitando no "Sei lá, muitas coisas"

Susi disse...

Chique mesmo, nossa verdadeiras preciosidades Cecilia.
bj

Marly disse...

Olá,

Estou chegando agora, atraída pela palavra 'Quilt', trabalho que muito admiro. Masss, antes mesmo de olhar o trabalho de vocês, me deparei com esse post, que fala do seu interesse por Henrique VIII, personagem que me fascina; fascínio que me levou a ler vários livros sobre ele, entre os quais, uma "autobiografia" escrita por Margareth George.

Um abraço e bom fim de semana.

Lili disse...

Que delícia esse presentes Cecília, que riqueza!!!!!!
Muito chique meeeeesmo!
Super beijo e bom final de semana! ;)

Valda Souza disse...

Eu tb adorei seus presentes! Sou formada em Història e lecionei durante alguns anos, sou apaixonada pela idade média.

Obrigada pela visita... bjus...

Adriana disse...

Obrigada pela visita , parabens pelos trabalhos são lindos , o meu sonho é fazer uma colha de patchwork para minha cama, um dia eu aprendo rsss, já tenho algumas revistas e muitos retalhos , já é um começo rsss.
Um lindo fim de semana Cecilia e Helena.
Bjs.

Dione disse...

Puxa ate que enfim achei, como postar.
Helena sua viagem foi D+.
Cecilia adorei as bolcinhas. estão lindas.
Parabens as duas.
bjs

Camila disse...

Oi, sou apaixonada pelos Tudors e comprei algumas dessas mesmas coisas pelo site do Hampton court palace museum, que bom achar por aqui uma pessoa que goste tanto dos Tudors como eu!!!
Beijos!