terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O meu presépio



Este é o meu presépio. Todos os anos, no início de dezembro, eu o coloco na sala e fico pensando na mensagem de "Paz na terra a todos os homens de boa vontade".
Meu presépio é um oratório, comprado não me lembro mais onde, nem quando. Possivelmente, na Feira da Torre de Brasília. Tem todos os elementos: a manjedoura com a Sagrada Família, os animais, o pastor, os Reis Magos. A imaginação do artista anônimo colocou tudo isso num cenário de cidadezinhas do Nordeste. Tem um cactus. E até bandeirinhas.
Amo esse presépio. Penso em coisas simples e na felicidade de poder ser feliz, apesar de tudo o que acontece no mundo.
Na época do Natal penso muito nas coisas boas que aconteceram e  nos momentos ruins que, ainda bem, já passaram. "Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe". Isso mamãe dizia sempre - mulher sábia.
Agradecer a Deus, agradecer sempre.
Nosso grupo de cultura sefaradi canta uma canção, cuja melodia foi composta por um grego cristão, e a letra, feita por um  judeu israelense. Nós a cantamos em hebraico - Todá -. A tradução é esta:

Obrigada (Graças)

Graças pelo que criaste
Graças pelo que me deste

Pela luz dos meus olhos
Por um ou dois amigos
Por uma canção que flui
E um coração que perdoa
Porque por causa disso
Eu vivo

Graças pelo que criaste
Graças pelo que me deste

Pelo sorriso de uma criança
Pelo céu azul, pela nossa terra
Por um cálido lar
Por um lugar onde estar
Por alguém que me ama
Porque por causa disso
Eu vivo

Graças pelo que criaste
Graças pelo que me deste

Por um dia de felicidade
Pela inocência e pela honestidade
Por um dia triste que já passou
Pelos muitos aplausos
Porque por causa disso
Eu vivo

 

 
"Nasceu-nos um menino
Na gruta de Belém
Tão doce e pequenino
Quanta beleza tem"
(por Cecilia, em fase de reflexão)

8 comentários:

Unknown disse...

Que lindo Cecília!De todos os
símbolos do Natal,o que eu mais gosto é do presépio,pois retrata a história do nascimento de Jesus.É o verdadeiro símbolo do Natal,que faz com nos lembremos de celebrar não o Natal de Cristo,mas o Cristo do Natal!O seu presépio é lindo!...
e pelo jeito também muito da sua história...
Beijoo

Rosana Sperotto disse...

Cecília, que beleza de casamento o presépio autêntico e a oração musicada de uma singeleza impossível de nos se deixar tocar... Derreteu meu coração. Nessa época que a agitação parece nos deixar plugados no automático, acho que é disso o que mais precisamos: umas ilhas assim... de reflexão. Abraço com carinho

Andréa disse...

Olá, Cecília.
Adorei esse presépio! Original e cheio de elementos da cultura brasileira. Ano passado, fiz uma viagem a Recife e me encantei com um presépio esculpido em barro, sem pintar. Um trabalho magnífico, cheio de detalhes! Me arrependo até hoje por não tê-lo comprado.
Um beijo,
Andréa.

Tecendo Sonhos disse...

Cecília!! Que lindo o teu presépio!! Além de super original, ele revive a memoria do natal no Brasil!! Quando eu o vi, logo me veio na mente aquelas feirinhas do interior, repletas de obras de arte, feitas por barsileiros artistas anonimos e extremamente sensíveis!! Adorei!! Quanto as graças...linda oração...!!
Beijocas e muito obrigado por partilhar conosco tantas belezas!!
Beijocas carinhosas,
Andreza

pormaisqdmais disse...

Cecilia, com certeza sua mãe foi sabia, criou alguém tão especial como você, uma pessoa sempre sensível e delicada. Lindo o seu presépio.bjs 1000 fffc

Nanci M.dos Santos disse...

Que lindos Cecília!!!lindo o presépio e linda a música! Realmente, clima de Natal, total!!!bjs

Fernanda disse...

Cecília,

Que lindo! Fiquei tão tocada que as palavras se foram...
Abraço e obrigada por dividir estas maravilhas conosco.
Abraço.

Anônimo disse...

Cecilia. Seu presépio é bastante original, pela razão de ter conseguido transpor para uma paisagem tipicamente nordestina o cenário clássico da mangedoura. Além disso e extremamente prático, à imagem e semelhança de sua dona, pois basta abrir suas portas e ele já está montado. Parabéns. Nelson