sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Elucubrações etimológicas na manhã do Dia de Natal

Não bebi, não, gente! Nem estou de ressaca. Comi meu Bacalhau à Brás, bebi um suquinho de uva e me permiti duas rabanadas polvilhadas de açúcar e canela. Acordei assim, etimológica.


A palavra 'natal' do português, do galego e do espanhol vem do latim 'natalis', derivada do verbo 'nascor' (nasceris, nasci, natus sum) que tem sentido de 'nascer'. Em espanhol, a palavra vem sendo substituída por 'navidad', derivada de 'nativitas' e se usa exclusivamente para a festa do nascimento de Jesus. De 'natalis' do latim, evoluiram também 'natale' do italiano e 'nadal' do catalão. Já 'noël', do francês tem origem controversa, mas a maioria também a deriva de 'natalis', com as devidas transformações, até chegar à forma 'noël'.

A palavra 'Christmas' do inglês evoluiu do inglês arcaico 'Christes maesse' ('Christ's mass') que quer dizer 'missa de Cristo'.

Vamos fazer um breve recesso. Mas em janeiro estamos de volta, se Deus quiser.
Feliz Natal!  ¡Feliz Navidad!  Buon Natale!  Feliz Nadal!  Joyeux Noël!  Merry Christmas!

(por Cecilia)

7 comentários:

Raphaela disse...

que legal todos esse significados. minha avó fala que foi escolhido dia 25 de dzembro para a celebração do natal pq é o dia mais longo do ano, fui pesquisar e é verdade, pelo menos no hemisfério norte

Tecendo Sonhos disse...

Cecília e Helena, adoro suas postagens culturais!! Sentiremos saudades neste breve recesso com a certeza de que estaremos juntas em 2010!!
Beijocas e muito amor, paz e saúde para esta linda família!!
Com carinho, Andreza

Paula Louceiro disse...

Passando pra desejar um ótimo 2010 cheio de realizações.
Bjoka

APO (Bem-Trapilho) disse...

que lindos trabalhos!
parabens!
e um feliz 2010!
bjinhos :)

Paula
http://bom-feeling.blogspot.com/
http://bem-trapilho.blogspot.com/

Leide Almeida disse...

oi amiga, vim te desejar um super 2010, que seja um ano de grandes realizações e conquistas... bjs

Fernanda disse...

Cecília,

Estou em falta grave com vc. Quero agradecer a delicadeza do post "Presente Virtual". Eu fiquei tentando encontrar palavras, mas vc tem a capacidade de me deixar sem. Isto acontece quando as pessoas falam alto ao meu coração. Sempre que olho para seu post emoldurado me lembro de vc. Aproveito para desejar um Ano Novo cheio de alegria, criatividade, saúde, amor, sabedoria e renovação para vc e Helena!!! Retribuo o beijo carinhoso e igualmente cheio de ternura. Muito, muito obrigada.

maria lucia disse...

Adorei seu blog, maravilhoso, peças lindas parabéns
bjim
seja feliz
maria lucia