sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A almofada da Vitória

Fiz esta almofada para a Vitória, minha amiga de fé, minha irmã, camarada, a quem conheci há cerca de três anos. Estava reunindo material sobre uma língua chamada ladino, falada pelos judeus expulsos da Espanha em 1492. Aí conheci, aqui no Rio, um grupo chamado "Angeles y Malahines de Cultura Sefaradi", que se dedica a manter as tradições desses judeus descendentes de portugueses e de espanhóis, por meio de canções. A Vitória cresceu ouvindo e falando ladino. Ela foi tão receptiva à minha proposta de ouvir os ensaios (depois passei a cantar também com o grupo), que logo nos tornamos amigas. Como a festa de Chanucá (pronuncia-se com o "ch" aspirado como em home do inglês, ou como o "r" carioca) está se aproximando (coincide mais ou menos com o Natal), fiz esta almofada para dar de presente à Vitória. O tecido foi trazido dos Estados Unidos por outro membro do grupo,  que sempre se lembra dos meus "paninhos", como ele mesmo diz, sempre que viaja. O brinquedo representado no tecido é um dreidl, um dado que se joga como se fosse um pião.








Em tempo:
A inspiração para o formato da almofada veio diretamente das almofadas da Helena.
Quem quiser saber mais um pouquinho sobre o ladino pode ler um artigo meu aqui. (por Cecilia)

5 comentários:

Mya ideia disse...

Olá Cecilía e Helena, a almofada ficou bonita, com cores alegres como eu gosto de ver as casas,mas o que mais gostei foi de saber que existe essa lingua, nao conhecia...
beijinhos

Andréa disse...

Olá, Cecília. Como vai?
Eu estava meio sumida do meu blog, mas acompanhava o seu com freqüência. Que encanto a sua viagem a Portugal!
Antes de me tornar arquiteta, eu cursava história na USP. Minha disciplina predileta era "História Ibérica" e um dos trabalhos que mais gostei de fazer foi sobre os costumes dos judeus sefaradim. Foi nessa época (1992) que tive contato com o ladino. Adoro a sonoridade dessa língua, que, apesar de menos difundida que o ídiche, é muito mais bonita.
Um abraço,
Andréa.

Nanci M.dos Santos disse...

Oi Cecília, o que me encanta mais no blog de vcs, é que além dos belos trabalhos em patch, como essa almofada, são os ensinamentos culturais que vc transmite. A cada postagem eu aprendo algo de novo. Vou ter que começar a anotar, pq são tantas palavras e tantas histórias que não conheço, que vou acabar esquecendo com o tempo!rs.
Parbéns pelos trabalhos e pelos ensinamentos!!!

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Que linda essa almofada,amei a combinação de cores...
Beijos

Paula Louceiro disse...

Cecília, que legal. É interessante como as amizades começam de onde menos se espera né? É mto bom isso, ainda mais quando se aprende com amigas, quando se acrescenta algo. A Almofada está linda. Adorei esse dadinho também, nunca tinha ouvido falar.
Bjoka e ótima semana!!!