sábado, 12 de setembro de 2009

Um UFO: meu Dresden Plate


Ontem resolvi revisitar um projeto antigo, que vem se arrastando há uns oito meses (ou mais). É um daqueles UFOs, aos quais já me referi nesta postagem de junho. Trata-se de um projeto de colcha, na qual uso o bloco chamado de Dresden Plate. É um bloco perfeito para aproveitamento de retalhos e, segundo a Wikipedia, era muito popular nos trabalhos de quilting e patchwork nos anos 30 e 40, lá nos Estados Unidos. Este bloco também é conhecido por outros nomes: Girassol, Roda de caminhão, Anel da amizade, Dália e mais alguns outros. Dá para entender o porquê destas últimas denominações. Mas o Dresden Plate - Prato de Dresden - por quê? Segundo este site, o nome tem origem nos desenhos de flores que eram feitos em pratos de porcelana fabricados na cidade de Dresden, Alemanha. Dresden foi o centro do Romantismo alemão (séc. XIX) e há toda uma história a respeito da porcelana fabricada nessa cidade. Suas fábricas foram bombardeadas na 2ª Guerra Mundial, cessando-se, assim a fabricação dos finíssimos seviços de porcelana. Quanto à história do meu UFO - fiquei surpresa de ver que meu trabalho não está tão atrasado quanto eu pensava. Falta muito ainda, mas ele vai caminhando.São 16 blocos de 45 x 45 cm, que pretendo unir com a técnica do bloco-a-bloco (quilt-as-you-go).  A maneira de fazer o bloco está bem explicada no site da Marcia Hohn, aqui. No site da McCalls'quilting a explicação também é perfeita. Resolvi dar um toque bem artesanal; então, além do appliqué, estou prendendo as pétalas com ponto caseado. Faltam dois blocos para casear. Recomecei a fazer nos intervalos das minhas séries preferidas.
 Quem sabe daqui a um ano consigo terminar a colcha? (por Cecilia)
Dresden plate
Dresden plate
Dresden plate

5 comentários:

Sandra (patch & bordados) disse...

Olá Cecília e Helena,
Que prazer conhecer o blog de vcs!
Fiquei tão encantada com a delicadeza dos trabalhos e com as explicações. Parabéns!

Também sou uma apaixonada aprendiz de patchwork. Vou acompanhá-las.
Abs. Sandra.

Sonia Gnoato disse...

Sào lindos os seus trabalhos, achei linda este certo de mesa redondo gostaria de receber o pap,uma amiga me pediu que fizesse um para sua mesa da cozinha que é redonda.

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Ola meninas,
que trabalho lindo esse seu Cecilia! sempre uma fonte de inspiração.
E vcs conhecem o blog da Ana Maria Horner? Ela fez um dresden plate tb aqui.
http://annamariahorner.blogspot.com/2009/06/morning-mess-afternoon-applique-and.html
beijo grande

Nanci M.dos Santos disse...

Cecília e Helena, como sempre seus trabalhos são lindíssimos!
O que eu acho mais bacana em vcs é a generosidade de sempre estarem nos explicando o passo a passo. O meu "biscornu", que eu havia dito que iria fazer, está praticamente pronto, só faltando aplicar as continhas. É claro que acabei passando o final de semana bordando.(já estive no meu momento ponto cruz tb!). Logo estarei enviando as fotos para avaliação das expecialistas, no caso vcs! um grande bj e Parabéns!

Nanci M.dos Santos disse...

Cecília, não consigo encontrar seu email para mandar a foto dos meu "biscornu ". Se puder me mandar por aqui ou pelo meu email: nanci_mas@uol.com.br, eu agradeço.bjs