sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Quilts na pintura

Já falei aqui sobre um site que sempre visito - I am a Child (children in art history). Andei passeando por lá e encontrei esta pintura, que me encantou:

Bedtime Story
O autor se chama Jim Daly. O site informa que ele é americano e que nasceu em 1940. Procurei mais um pouquinho e encontrei alguma coisa sobre ele: nasceu em Oklahoma e estudou no Art Center College of Design, em Los Angeles. Na sua página diz que sua inspiração vem dos dias da infância (podem ler melhor aqui - A little about me). Na colcha do quadro, aparece o bloco que se chama "Irish Chain"  (corrente ou cadeia irlandesa). Esse padrão surgiu por volta de 1814 e foi muito popular na década de 1840. Segundo o que andei lendo (tudo na Internet), não teve origem na Irlanda, mas entre os Amishes e o Menonitas. A Helena já mostrou umas fotos dos menonitas neste post - St. Jacobs Country - e sobre os amishes, neste - Lerê, lerê, ou quiltando à moda Amish. O bloco Irish Chain é muito popular até hoje; afinal, é de fácil execução, e o resultado é realmente muito bonito.
No Quilterscache, da Marcia Hohn, há um passo a passo muito bom; no da Jinny Beyer, um do Double Irish Chain; e no da McCalls, um do Triple Irish Chain
O estilo do Jim Daly é o chamado Americana, bem rural (country). O tema "quilt" está presente em outras obras desse pintor:

Drifting Off
Early rises

To all a good night

Cozy corner

Gostei!
(por Cecilia )

7 comentários:

Unknown disse...

Nossa! Pinturas maravilhosas!

Drika Sanz disse...

Tudo lindo demais!!!
Abraços,

harumi disse...

ai, que delícia de post!!!! além do seu texto (que adoro!), amei as lindas pinturas!
beijocas.

Cecília disse...

Adorei!!! Obrigada por compartilhar tanta beleza.
Abraços.
Cecília

Unknown disse...

que delícia de post ! adoro coisas assim . . . diferentes :)
obrigada por partilhar

Unknown disse...

obrigada por partilhar. q delícia de post

Lia disse...

Encantada com tanta delicadeza!!
Que bom que partilhou conosco!!
Bjinhos