sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mais trabalhos manuais - na pintura e na gravura

No início de abril, numa postagem sobre trabalhos manuais na pintura, falei sobre William-Adolphe Bouguereau, um pintor francês que retratou crianças e jovens fazendo trabalhos manuais. O título da postagem foi Trabalhos manuais na pintura. No final, perguntei: "Você conhece alguma pintura cujo tema seja algum trabalho manual? Não gostaria de compartilhar com a gente?".
A Tricia, do Tricia a.r.t.es, comentou: "Outro dia postei uma do Renoir lá no meu blog. Dá uma conferida. Bjs". Fui lá dar a conferida e convido a quem estiver lendo a fazer o mesmo. O quadro é lindo, e ainda podemos ler a "Oração da Arteira".


Ainda do impressionista Pierre-Auguste Renoir, encontrei esta pintura, de uma criança costurando:


A Andrea Guim também comentou: "O que adoro são ilustrações antigas de crianças fazendo trabalhos manuais! ", e me mandou umas gravuras lindas:


A primeira gravura é de uma ilustradora americana - Jessie Wilcox Smith (1863-1935) -, famosa por seus trabalhos no Ladies' Home Journal, pelas capas do Good Housekeeping e pelas ilustrações de livros infantis. 
A segunda é de Florence Sarah Winship, sobre a qual não encontrei dados, mas que é bem conhecida como autora do livro The night before Christmas (1958)

Outras ilustrações de Jessie Wilcox Smith:



 Outra ilustração de Florence Sarah Winship é a desta menina quilteira, um encanto!


Por curiosidade, procurei por outros ilustradores e encontrei esta preciosidade - Ellen Hattie Clapsaddle (1865-1934) - contemporânea da Jessie Wilcox Smith. Ellen ficou muito conhecida por seus cartões postais e cartões de saudações. Olha que graça!

E esta aqui, de arroubo patriótico:


Pensei que seria interessante conhecer gravuristas brasileiros que houvessem utilizado o tema dos trabalhos manuais. Você conhece alguém?
Eu conheço uma - a Andrea Guim -, que desenhou esta deliciosa Olívia faz tricot:
O blog da Andrea é o Caderno de Recortes. Há outras Olívias aqui.
Nessas andanças pela web, encontrei um site excelente, com reproduções de pinturas e de gravuras com tema de criança: I AM A CHILD ( children in art history). Um tesouro!

(por  Cecilia)




2 comentários:

Unknown disse...

Nossa, é muito lindo, chega até a emocionar! :D

Adorei.

Andrea Guim disse...

Oi, Cecília!
O post ficou lindo!!!
As pinturas do Renoir são maravilhosas e vou pesquisar também sobre as ilustradoras!
Obrigada por mostrar minha Olívia e passar meus links!!!
(esqueci de te mandar uma imagem boa dela, né?!)
Beijins,
Dea